Pular para o conteúdo principal

Aula 4: A Propaganda no Brasil: de 2000 a 2020

“Enormemente” aliviados pelo bug do milênio não ter ocorrido, nem o mundo acabado, a década de 2000 foi marcada pela popularização dos smartphones, do Youtube, do Facebook, do Marketing Digital.


Com tudo isso, as audiências das televisões caem e levam com elas as verbas da propaganda televisiva.
Os médios e grandes anunciantes transferem em velocidade as verbas de TV para novas mídias, e a
publicidade tradicional passa a ter o desafio de não se tornar obsoleta, como acontece com muitos
outros setores.
Como já explicamos, canais de TV locais ainda são uma boa opção de propaganda e mesmo empresas
pequenas e médias podem anunciar, mas é impossível, neste cenário, não sentir a concorrência com o
dinâmico mundo digital.
Nem sempre foi fácil, mas alguns exemplos se destacam e deixam claro o enorme talento das pessoas
que fazem este incrível mercado publicitário acontecer. Continue acompanhando para ver a 5ª e última
parte desta nossa série especial sobre a História da Propaganda de TV no Brasil, desta vez os anos 2000!

Início do Youtube 

O Youtube foi criado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley e Steve Chen, dois funcionários de uma
empresa de tecnologia situada em São Francisco, EUA. O site surgiu em virtude do inconveniente
que era compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava
O site permite que os usuários coloquem seus próprios vídeos na rede, sendo visualizados por qualquer
pessoa no mundo inteiro. O Youtube utiliza o formato Macromedia Flash para reproduzir os conteúdos,
além de permitir que usuários coloquem os vídeos em seus blogs e sites pessoais. Todo o potencial do
Youtube foi reconhecido pela revista americana Time, que elegeu o site como a melhor invenção de
2006.


A Popularização do Facebook


O ano de 2012 foi de consolidação do Facebook no Brasil. Já em janeiro, o site criado por Mark
Zuckerberg ultrapassou o Orkut como a rede social mais acessada do país. Ao decorrer do ano, a
vantagem se consolidou e raros são os usuários que preferem o Orkut ao Facebook.
Os números da rede social impressionam. O Facebook chegou a 1 bilhão de usuários no mundo.
E o Brasil acabou conseguindo destaque dentro do site. Pesquisas apontaram que os brasileiros são
os que mais compartilham conteúdo online e é o povo mais ativo na rede social.
O surgimento do marketing digital
O surgimento do marketing digital se deu juntamente com a internet nos anos 1960, porém só começou
a crescer de maneira absurda após a década de 90, pois foi quando a população começou a ter mais
acesso à internet tanto em suas casas como no trabalho.
Com este aumento de usuários e do acesso à internet, surgiu o comércio eletrônico (leilões online,
compras eletrônicas e marketing direto), além de blogs e redes sociais, o que foi considerado um prato
cheio para que as empresas pudessem divulgar seus produtos de forma que o cliente venha até elas.

No Brasil, o Orkut foi a primeira rede social a ser utilizada como ferramenta de marketing, agora
substituída pelo Facebook, Instagram e Twitter. Já os blogs possibilitaram que as empresas enriquecem
a internet com conteúdos voltados para seus produtos, de forma a induzir o usuário a ter curiosidade
sobre o produto vendido e demonstrar para o mesmo as vantagens que ele terá ao adquirir aquele
determinado produto ou serviço.
Nos anos 90 surgiram portais como o MSN, Yahoo e AOL, que serviam como motores de busca.
Na mesma década, a Amazon vendeu seu primeiro livro e o e-mail passou a ser de uso comum,
estimulando as primeiras campanhas de e-mail marketing. Ainda na mesma década, surgiu o Google,
a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, e junto com ela o SEO, utilizado no marketing digital
para otimizar conteúdos e sites, de forma que ao digitar o que deseja no Google, o usuário/ cliente
possa ver na primeira página exatamente o que buscou, clicando no site da empresa que utilizou a
estratégia de marketing digital para divulgar seu produto, tudo isso sem “correr” atrás de clientes,
pois foi o cliente que buscou a informação.
O marketing digital veio com o objetivo de ser menos invasivo e mais receptivo, fazendo com que
o cliente encontre a empresa da forma mais natural possível, para que obtenha o produto que deseja
sem se sentir invadido por propagandas.
Os Consumidores 1.0,  2.0 e 3.0




Marketing 1.0 – Era do foco no Produto
Quando o estudo do Marketing foi iniciado, o mais importante era a produtividade e poder oferecer
algo a todos que quisessem comprar. Neste momento não havia preocupação alguma com a satisfação
dos compradores (veja que até aqui estes não eram propriamente tratados como clientes) pois a
diversidade ofertada e até mesmo o número de concorrentes era infinitamente menor aos dias de hoje.
Ora, caro Administrador, você já deve ter ouvido falar da famosa frase dita por Henry Ford que resume
muito bem esta etapa do Marketing: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que
seja preto”.
E então, em resumo, o Marketing 1.0 assim como no Fordismo tinha o objetivo de padronizar os
produtos e eliminar desperdícios otimizando seus processos para poder oferecer um preço acessível
ao maior número de pessoas possível.
Marketing 2.0 – Era do foco no Consumidor
Podemos dizer que a evolução do Marketing para esta segunda etapa se deve à evolução da informação.
Com o acesso às informações, o consumidor passou a ter a possibilidade de comparar preços, marcas e
buscar os produtos que atendem melhor suas necessidades.
Foi nesta etapa que as pessoas passaram de meros compradores à clientes e as empresas precisaram
segmentar melhor seu público-alvo, pois a massa não mais se satisfaz com produtos básicos e genéricos.

Foi nesta era ainda que a Qualidade passou a ser vista também como uma área de investimento visando
o diferencial.
Marketing 3.0 – Era do foco nos Valores
O Marketing 3.0 possui um conceito muito recente e acumula o foco no consumidor aliado aos desejos,
valores e espírito humano com um senso de comunidade e sustentabilidade.
O objetivo desta era mercadológica é oferecer soluções para os anseios da sociedade tratando cada
cliente como ser humano pleno (mente, coração e espírito) disposto a vivenciar experiências, e não
mais somente consumir um produto ou serviço.
Algo muito forte dentro do Marketing 3.0 é o conceito da diferenciação de cada empresa por sua
missão, visão e valores e como ela pode contribuir para uma sociedade melhor.
Este conceito é influenciado pela:
Era da participação: Marcada pela grande expansão das mídias sociais, esta era se baseia no quanto
as pessoas hoje são facilmente conectadas às outras e como as informações circulam facilmente levando
notícias, entretenimento e ideias.
Era do paradoxo da globalização: É quando as decisões empresariais são fortemente influenciadas
pelo comportamento do consumidor, sabendo que estes vivem em diferentes culturas, economias e
ambientes. Empresas que estão empenhadas em praticar o Marketing 3.0 devem estar muito atentas
aos desejos e valores comunitários relacionados aos seus negócios.
A era da sociedade criativa: Uma das características mais fortes na era da sociedade criativa é que
as pessoas acreditam na autorrealização.


Marketing 4.0 é consequência da revolução digital.
Existem 3 mudanças que marcam a migração para o marketing 4.0: O Google, as Redes Sociais e a
Economia Compartilhada.
GOOGLE
Não só o Google, mas todos os motores de busca revolucionaram a forma em que as pessoas buscam por informações, produtos e serviços. Hoje, sempre que uma dúvida aparece, logo, pegamos nossos smartphones e buscamos respostas. Por isso é fundamental entender como os clientes buscam na internet, quais dúvida eles possuem sobre os seus produtos e serviços, criar conteúdo e entender o fundamental sobre marketing digital.
REDES SOCIAIS
As redes sociais também permitiram ainda mais impulsividade, conectividade e agilidade. Agora, os
grupos sociais são reproduzidos online e as preferências pessoais puderam ser expostas e
compartilhadas numa escala nunca antes imaginada.
Os canais criados pelas redes sociais permitiram o nascimento dos influenciadores digitais, pessoas
reconhecida em suas comunidades virtuais que possuem influência nos comportamentos e impulsionam
marcas, produtos e serviços.
Os antigos meios de informações, televisão, rádio e tv a cabo. Já não atinge grande parte do público
jovem e as marcas estão tendo que se adaptar. Aprendendo a construir novas formas de confiança
em novos canais de comunicação.
ECONOMIA COMPARTILHADA
A internet possibilitou o surgimento de aplicativos e empresas que oferecem desde um noite na casa de
alguém até uma carona paga. Em tudo o que você precisa, há uma ferramenta digital para ajudar.
Hoje vivemos a era da economia compartilhada, onde serviços inovadores são lançados todos os dias.
AirBNB, Uber e iFood são exemplos comuns de empresas que revolucionaram seus segmentos
tradicionais de mercado. A boa comunicação com o consumidor, que agora faz parte da economia,
é de suma importância no novo marketing 4.0.


A propaganda no Século XXI: panorama do início do novo milênio
O final do século XX foi marcado pela globalização, comunicação de massa, tecnocracia da
sensualidade, vários planos econômicos fracassados... Inflação altíssima e grandes evoluções no
comportamento de compra das pessoas. Mas aconteceram coisas boas... já nos 45 minutos do
segundo tempo surgiu o auto-serviço no varejo,  a tecnologia da informação avançava a cada dia
e a internet já era uma realidade a ser consumada e consumida. Enfim,  todo esse movimento levou
os consumidores a se tornarem mais seletivos e exigentes.


Os estudos da “Comunicação Integrada” preconizados nas salas de aula das Universidades de
Comunicação (ECA/USP, ESPM, FGV, UFF) anunciados no fim do milênio ganham força através
da união do Marketing + Publicidade


Vivíamos a era da informação, a tecnologia era o grande filão. Nesse período, ocorreram também
no campo teórico, um novo conceito, baseado na satisfação de necessidades e desejos.


Os publicitários incorporaram de vez a ideia de que a publicidade além de Criativa, em sua essência,
só funciona em sua plenitude se gerenciada em conjunto com o Marketing, adicionando outros itens
do planejamento mercadológico, como o desenvolvimento de produtos, as ações de venda,
a distribuição etc.


Esse fato permite que em 2000, a publicidade brasileira se mantenha entre as quatro mais
premiadas no Festival Internacional de Propaganda de Cannes, um dos principais no exterior,
e consolida-se como uma das mais importantes do mundo.


Mas essa mudança exigiu muita luta e perseverança...


 https://4.bp.blogspot.com/-e8_mxee_KXU/W6kBVbyvkGI/AAAAAAAAAc0/k7j8JJlTCigNsZgUcbacQcalz0g5DXAJACK4BGAYYCw/s640/01.jpg


Campanha de Carnaval Skol 2015 - Repúdio nas redes sociais


https://4.bp.blogspot.com/-sQOtMDYwP10/W6kBkDuAz5I/AAAAAAAAAc8/XMuMNaeX-E0Orlv_ZgNZKKZj6XVMe5kUwCK4BGAYYCw/s640/02.jpg


https://3.bp.blogspot.com/-sKyPNOxctBc/W6kBq94gmXI/AAAAAAAAAdE/hCSueMzTDdg_WJbSvV_EuGQogRE99lr4QCK4BGAYYCw/s640/03.png


Campanha de Carnaval Skol 2015 - Reposicionada às pressas


https://1.bp.blogspot.com/-PN2LA1KFu-8/W6kB6zhmQeI/AAAAAAAAAdU/X1LQYGbN-nQaOVEooIc9iEX3coXd3THgQCK4BGAYYCw/s640/04.jpg


Campanha Repost 2016 - todas as peças que subjugam 
as mulheres, são repostadas por mulheres artistas.


https://2.bp.blogspot.com/-n7s9awLuXGA/W6kCIwIrVeI/AAAAAAAAAdc/Ejksdp2lg883DmdrxHvNVNZX3DUJogXHQCK4BGAYYCw/s640/05.jpg


Campanha de Respeito - "Chegar Pegando" - Skol 2018


https://1.bp.blogspot.com/-peGMqHE9Pr0/W6kCS2X6V3I/AAAAAAAAAdo/Z91PolruJ4Ql-s-YJ9J5WH5okIR1BmKYACK4BGAYYCw/s640/06.jpg


https://2.bp.blogspot.com/-3FzRQm8_Hz8/W6kCXcjVoMI/AAAAAAAAAdw/sYFN0fqV0K4oQ6k5i_a-wa3wBk8VeGDWgCK4BGAYYCw/s640/07.jpg


Campanha 2018 - Carnaval Governo da Bahia


No carnaval de 2020 a Skol lançou uma série de campanhas bem preparadas 

Um carnaval Paulistano sem chuva é o que promete a Skol em ação poderosa chamada “Giro na chuva”.
A ideia é manter os temporais localizados na região cantareira, permitindo que outras regiões fiquem livres
do fenômeno natural. 

Isso foi possível devido a uma tecnologia especial. Um avião sobrevoou a área aplicando gotículas de água,
acelerando o processo natural de crescimento vertical da nuvem e precipitação.
A ação ocorreu entre 21 e 26 de fevereiro e foi divulgada nas redes sociais da marca, bem como ganhará
uma websérie específica. É importante salientar que a Skol deixa claro que nada disso produzirá efeitos
colaterais para o meio ambiente. 
Como você pode ver nesse post, as campanhas de carnaval 2020 já estão dando o que falar Brasil a fora.
Seja com objetivos mais sérios ou simplesmente para divertir ainda mais o folião, todas têm um papel muito
claro na construção da autoridade e credibilidade das marcas envolvidas. 


O consumidor, agora é chamado de prossumidor
Cada vez mais educado, ciente e sabedor do que quer. O consumidor do novo milênio aglutina em si
essas e outras características que têm redefinido sua relação com marcas, produtos, empresas.


Ótimo para ele, péssimo para as companhias que insistem em tapar os olhos e os ouvidos
para movimentos irreversíveis como globalização, multi-competição, evolução da democracia
tecnológica, web colaborativa e convergência de mídias, dentre outros que vieram para liquidar
o marketing da década de 1960 (fundamentado nos 4 Ps).


Afinal, hoje o preço é dinâmico, não existem mais praças, as promoções são uma pequena parte
do negócio de vender e o produto, até ele, tem seus limites expandidos em função das infinitas
possibilidades de combinação e customização. Tchau 4Ps.


No fundo, o que este consumidor espera é a repaginação completa do pacote de valor oferecido
pela empresa, englobando desde os processos transacionais em si, até questões mais amplas, como
valores e princípios corporativos, práticas gerenciais (ex. governança corporativa, sustentabilidade, etc)
e disponibilidade para o diálogo, o que presume, em essência, construir nas empresas o hábito e a
capacidade de falar, ouvir, analisar, responder, atender, melhorar, etc.


A era dos publicitários glamourosos tende a acabar. Reflexos da primazia do consumidor ativo,
comparativo, alimentado instantaneamente pela informação que precisa e ele mesmo gerador de mídia.
O branding responsável é um elixir estratégico de solidez das empresas no longo prazo, porém só ele
não basta. O papel do branding passa por fortalecer a reputação, um ativo intangível altamente relevante. Entretanto, as marcas precisam se relacionar com os consumidores, captar sua atenção, encantar, vender, fidelizar.


Aqui, a comunicação e, especificamente a propaganda e todas as suas armas, devem ser, cada vez mais
pensadas em termos de resultados tangíveis, portanto, mais dirigidas, contextualizadas e mensuráveis.
E isso ainda é incômodo para muitos profissionais que trabalham com elas.


https://2.bp.blogspot.com/-OFPGnSHnITs/W6kCos1EW7I/AAAAAAAAAeE/nsK1dSaD7rQLStX57mF-9KVjl1LiWX_FwCK4BGAYYCw/s640/08.jpg


A campanha da real beleza Dove, em 2014 comemorou 10 anos. Uma luta incansável.


https://1.bp.blogspot.com/-opNneU6Jsmk/W6kCy_NiWiI/AAAAAAAAAeM/CFnj55mRezweQSDp4mNk0UU6kT-BYfW-QCK4BGAYYCw/s640/09.jpg


Criatividade sim, mas definitivamente alinhada à estratégia da empresa. Inovação sim, mas desde que
geradora de diferenciações claras e resultados reais.


Na Internet, tudo fica mais claro, mais aberto, mais rico. A propaganda online, por mais incipiente
que seja hoje, há de ser potencializada com a convergência de mídias em curso.


Aqui a experiência do consumidor será o fator determinante para o sucesso e as empresas, então,
serão de fato testadas. Com a inversão de poderes de decisão trazida pela tecnologia, o consumidor
escolherá marcas, opções, horários, formatos… e dará ou não o direito de uma marca aparecer para ele.


Nesse novo cenário, o Marketing de Reputação muda de formato. Não serão mais apenas a agência
ou o departamento de marketing os responsáveis pela construção da imagem corporativa e do
posicionamento da marca. Construir uma marca será tarefa das mais árduas, pois não admitirá
arrogância, será participativa e não se dará em uma tacada só, em uma grande campanha de mídia
televisiva em horário nobre.


https://3.bp.blogspot.com/-QJKmb5m77x0/W6kC-GBDaoI/AAAAAAAAAeY/VM-7dfA5sZApfIHeDnbHsAohOmJNeNXRACK4BGAYYCw/s640/10.jpg


Campanha com uso de recursos multimodais - Mkt de Experiência


Construir a marca será obrigação de todos os envolvidos com os diversos canais e pontos de contato
da empresa com o consumidor e a marca valiosa será a resultado do acúmulo de acertos e erros sob
a percepção do cliente. Como dissemos, a internet convergente e móvel potencializará isso
sobremaneira.
A propaganda de massa, em quase todos os mercados, tenderá a se tornar ineficiente. Isso porque
quase não haverá mais mercados onde há massa. Haverá pessoas e grupos de pessoas (clusters).


Para atingir o target definido, a empresa necessitará experimentar estratégias de marketing de
relacionamento e de operações de serviços bem estruturadas, entregando qualidade com justiça.
Ou seja, terá que medir sua boca, alargar seus ouvidos e expor sua verdadeira alma. Até porque se
alargar sua boca, o consumidor apequenará seus ouvidos e colocará à prova a alma da empresa
(sua verdade) nos diversos ambientes colaborativos e redes sociais que participa. Mentira e falsidade
não se sustentarão.


Mais do que nunca, o sucesso mercadológico será uma virtude conquistada no longo prazo.
Para empresas sem alma, que não têm verdade a oferecer, restará o ultrapassado alarde, o exagerado
da TV, sempre caríssimos, que, no final do dia, não gerarão nada além de barulho e desilusões.


Na propaganda do século XXI, o produto já não é mais protagonista...
O protagonismo é do consumidor. O produto é parte essencial em sua história.


 Ação de marketing experiencial da empresa Natura realizada em 2015:


Alguns outros exemplos de marketing experiencial que fizeram sucesso como a campanha da milka.
Para estimular as demonstrações de afeto, que andavam em baixa, a marca de chocolates Milka criou uma ação
de marketing curiosa.A ação desafiou os consumidores a se unirem por um propósito: para liberar os doces
de uma vending machine colocada num lugar público na Argentina, as pessoas tinham de dar as mãos.
Era o único jeito de acionar os botões, posicionados ao lado da conhecida vaca símbolo da marca.
O que os participantes não esperavam é que, depois de iniciada a distribuição de chocolates, a vaca se afastava
um pouco mais, fazendo com que a corrente tivesse que ficar cada vez maior.
outra ação apresentada é do O Outback acaba de lançar a “B-Day Chair”, cadeira que dá abraços em
aniversariantes. Criação da Lew’Lara TBWA, a poltrona se conecta ao Facebook por meio de um tablet
acoplado e posta na timeline da pessoa pedindo que os amigos mandem parabéns. A cada mensagem,
o aniversariante recebe um abraço e luzes piscam. De acordo com o Outback, a ideia é acabar com a frieza
das mensagens de parabéns nas redes sociais e ainda aproximar amigos que não puderam dar um abraço
pessoalmente.Além do abraço, a cadeira também posta fotos da reação do aniversariante ao ganhar o abraço.
O que mudou na prática:


Século XX
Século XXI
Consumidor
Prossumidor
Jornais impressos - Anúncios impressos
Jornais on line - Anúncios com interatividade
Revista impressa - Anúncios impressos
Revista impressa - Anúncios com interatividade
Ação Promocional – PDV – exibitécnica, degustação, sampling, liquidação.
Ação Promocional em Redes Sociais - abordagem on line - remete ao PDV
Ações de Guerrilha (off)
Ações de live marketing (off + on)
Patrocínio de Eventos Culturais
Organizador/Promotor de Eventos
Identidade Visual
Gestão de Branding
Relevância e impacto Estético das peças da campanha
Relevância de conteúdo nas peças da campanha
Imagem das marcas era formada pela midia
Imagem das marcas era formada pela rede social
A reputação de uma empresa era mensurada pelo seu capital
Vivemos a “Era da Reputação” – as empresas devem ser socialmente responsáveis
O código de Ética era um documento
O código e conduta e Ética são cobrados diariamente de todos.
A comunicação era off e on
A comunicação é ‘onoff’
A publicidade era mensurada em resultado de vendas
A publicidade é mensurada em: visualizações, clics e taxa de conversão (vendas)
http://adnews.com.br/adarticles/propaganda-no-seculo-21-trocando-a-massa-pela-alma.html


Atividade da Aula 4:


Identifique seu grupo pelo líder:
Grupo 1: Líder Ryam Campos Moreira
Grupo 2: Líder Julia Arantes
Grupo 3: Líder Soraia Loiola
Grupo 4: Líder Sergio Franco de Castro Neto
Grupo 5: Líder Henrique Marques Melo 
Grupo 6: Êider Vitoria Araujo Mercado
Grupo 7: Líder Carolina Costa de Sousa
Grupo 8: Líder Ana Clara Diniz  
Grupo 9: Líder Lucca Rodrigues Spicacci
Grupo 10: Líder Amanda Sousa
Grupo 11: Vinicius Ângelo 


Vamos fazer um exercício diferente. Cada grupo irá procurar na internet duas campanhas de
comunicação publicitária publicadas por uma mesma marca à sua escolha. Uma questão importante:
a primeira deverá ter sido veiculada ainda no séc. XX (até 31/12/1999) e a segunda, obrigatoriamente
deve ter sido veiculada no séc. XXI. Fiquem a vontade para escolher a marca, o produto, o serviço,
o segmento, etc. e pode campanhas veiculadas em ser em qualquer mídia: impressa, digital
ou audiovisual.


Bom, você deve estar se perguntando: o que irei analisar? Vocês, juntos irão verificar o teor
criativo de ambas as peças, de forma comparativa, sob o ponto de vista:
1 - posicionamento da marca em relação ao produto/serviço anunciado
2 - posicionamento da marca com o público (relação ética)
3 - posicionamento do público em relação a marca


Será que as marcas estão enfim entrando em consonância com o pensamento do consumidor do
século XXI. Escolha bem, poste-as e justifique. Fale sobre a campanha e sobre a relação da referida
marca junto ao consumidor.
Lembrem-se que vocês estão divididos em grupos. O líder do seu grupo será responsável pela postagem
como o seguinte título: Atividade 4 / grupo 00  
Lembrem-se que esse é um trabalho colaborativo de conteúdo próprio e deve ser tratado com muita
seriedade. Cuidado com o plágio. Tenha o cuidado de citar as fontes.
No Teams, o relatório realizado pelo líder deve conter o nome dos alunos participantes e um breve
relato sobre a escolha das campanhas. 

Comentários