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Aula 1 - A propaganda de 1800 – 1919

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Como tudo começou...

Há quem diga que as origens da Publicidade remontem a idade da pedra para provar que é
algo “natural” do ser humano e não uma construção cultural. Vamos pensar na Publicidade
no Brasil, quando ela se torna uma instituição com um fim comercial preciso. 
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava
prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para
o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio
dos ingleses. 
Assim, a história da propaganda no Brasil começou com a chegada da Família Real
Portuguesa em 22 de janeiro de 1808.
Ela trouxe consigo a Prensa tipográfica o que tornou possível a primeira publicação na
Gazeta do Rio de Janeiro, nosso primeiro jornal.
Esse periódico publicaria o mais antigo anúncio de que se tem notícia:

"Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita,
fale com Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas ou com Capitão Francisco
Pereira de Mesquita, que tem ordem para as vender”  

Gazeta do Rio de Janeiro – 1808

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Em 1875, a chegada dos classificados com ilustração aumenta a atração dos
anúncios

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Em meados do Séc XIX, por volta de 1860, começaram a aparecer os primeiros painéis
de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda. Em 1875 os jornais: Mequetrefe e
O Mosquito inauguravam os reclames ilustrados. Com a Gazeta vieram os primeiros
anúncios, que inicialmente não eram cobrados.

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Segundo Pinho (1998), em geral anunciavam-se imóveis, leilões de tecidos e solicitação
de serviços.  O grande filão daquele século, porém, revela mais um detalhe pitoresco
na história da publicidade brasileira: até 1888 foram publicados cerca de um milhão
de anúncios de escravos

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A propaganda no Brasil: os primeiros anos do Século XX 1900 – 1919

Enquanto o mundo se preparava para a 1ª Guerra Mundial e nas ruas eram panfletadas
campanhas de recrutamento, no Brasil, o século XX começou com recuperação econômica,
adotando um modelo agrário, fortemente sustentado com exportação de café, borracha,
algodão e cacau. 

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Os Estados unidos, àquela altura já havia substituído a Inglaterra como a maior potência
econômica do Planeta. A importação de novas técnicas de impressão faria multiplicar, nas
capitais brasileiras, alguns periódicos  ilustrados(revistas). Os anúncios ganham mais cores. 

Artistas conhecidos passam a desenhar os anúncios publicitários (Julião Machado, Vasco 
Lima, etc.) e os poetas famosos se tornam os nossos primeiros copywrites (Olavo Bilac,
Emílio de Menezes, Hermes Fontes, etc.) Os anúncios da época eram produzidos em
grandes formatos, continham muitas ilustrações em P&B ou no máximo duas cores.
Os textos eram produzidos por poetas. E você sabe o que é um copywrite? 

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1905
                             
As peças publicitárias nasciam da junção de vários elementos, assinala Marcondes
(2002, p.16) que “da literatura e do jornalismo a publicidade importou o texto;
do desenho e da pintura, trouxe as ilustrações”. Com o surgimento da “Revista
da Semana” no Rio de Janeiro em 1900, os anúncios, além de cores e imagens
ganham bom gosto e novas técnicas de impressão. Nesta mesma data do surgimento
da revista começam aparecer sátiras políticas na propaganda que se prolonga por
toda década (100 ANOS DE PROPAGANDA, (1980, p.15).

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Revista O Malho

No seu editorial de apresentação aos leitores (20/05/1900)a Revista da Semana assumira
o compromisso de publicar “excelentes gravuras, copiadas de fotografias, o que deva
excitar a curiosidade pública”. Prometia, quando possível, “juntar-se-á a isto o texto
necessário para a boa compreensão dos fatos, embora, em regra, nos empenhemos
em multiplicar de tal modo as estampas, escolhendo-as tão bem que dispensem
comentários”.


Exercício aula 1: (deve ser postado até 23/03 as 7h)
Agora vamos a pratica. Vocês já estão divididos em grupos e devem realizar juntos
(preferencialmente on line, via arquivo compartilhado no drive, jamais em encontros
presenciais) o que foi solicitado para o seu grupo. O líder/autor do grupo será responsável
por postar no blog lembrando de colocar sempre no título da postagem: o número do grupo,
o assunto e, ao final da postagem o nome de todos os autores para que eu possa dar nota.
Ninguém deve carregar o colega nas costas. Esse é um trabalho colaborativo de conteúdo
próprio e deve ser tratado com muita seriedade. Cuidado com o plagio. Tenha o cuidado de
citar as fontes. 
Quanto ao conteúdo, os materiais deverão ser compostos
a partir de 3 eixos norteadores:
- Mercado (1808 a 1919 apenas)
- Público-alvo
- Tecnologia

Identifique seu grupo pelo líder:

Grupo 1: Líder  Ryam Campos Moreira
Grupo 2: Líder Julia Arantes
Grupo 3: Líder Soraia Loiola
Grupo 4: Líder Sergio Franco de Castro Neto
Grupo 5: Líder Henrique Marques Melo 
Grupo 6: Líder Vitoria Araujo Mercado
Grupo 7: Líder Carolina Costa de Sousa
Grupo 8: Líder Ana Clara Diniz  
Grupo 9: Líder Lucca Rodrigues Spicacci

Grupo 10: Líder Amanda Sousa

Grupo 11: Líder Maria Eduarda Jordão 

Atividades:
Grupo 1 – pesquisar e postar sobre o contexto histórico da vinda da família real no Brasil,
sobre o impacto da prensa tipográfica para a comunicação e o início da Publicidade
Brasileira através dos jornais. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais
quando houver.


Grupo 2 – pesquisar e postar sobre  o regime escravocrata no Brasil, o mercado negreiro,
sempre sobre a ótica da comunicação, da exploração  e os formatos de comercialização
escravos. Uma mácula na nossa história que não podemos deixar de estudar. Sempre
ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.


Grupo 3 – pesquisar e postar sobre a comunicação e o “mercado da guerra” (campanha de
recrutamento) e anúncios nacionalistas nos periódicos, placas de rua e cartazes.
Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.


Grupo 4 – pesquisar e postar sobre o uso de figuras políticas aliadas a produtos comerciais
nos periódicos, pasquins, placas de rua e cartazes. Sempre ilustrando e dando exemplos
nacionais e regionais quando houver.


Grupo 5 – pesquisar e postar sobre o mercado de produtos farmacêuticos em periódicos,
principalmente os realizados ainda com recurso de ilustração. Sempre ilustrando e dando
exemplos nacionais e regionais quando houver. 


Grupo 6 – pesquisar e postar sobre o mercado de serviços médicos, odontológicos muito
comum na época, em periódicos, placas de rua principalmente os realizados ainda com
recurso de ilustração. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando
houver.


Grupo 7 – pesquisar e postar sobre o mercado de produtos de higiene e beleza no Brasil
em periódicos (jornais / ilustração). Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e
regionais quando houver.


Grupo 8 – pesquisar e postar sobre a evolução tecnológica de impressão das primeiras
revistas, destinadas às mulheres e crianças, além dos anúncios de moda, lojas, perfumes
e tecidos, cada vez mais bem feitos. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e
regionais quando houver.


Grupo 9 – pesquisar e postar também sobre revistas, falando de conteúdos e anúncios
de saúde, alimentos e bebidas feito pelas grandes marcas da época revistas. Aqui cabe
falar um pouco das agências (Eclética e outras agências multinacionais) 


Grupo 10 – pesquisar e postar também sobre revistas, falando de conteúdos e anúncios
de produtos importados feito pelas grandes marcas da época revistas. Aqui cabe falar um
pouco da confecção de anúncios mais elaborados. Sempre ilustrando e dando exemplos.

Grupo 11 – pesquisar e postar sobre as propagandas realizadas em placas de rua, anúncios
outdoor, cartazes e panfletos, mídias muito utilizadas na época mesmo com pouca tecnologia
de impressão. Ilustre e de exemplos.


Então mãos à obra e ache bons exemplos de ‘RECLAMES’ para ilustrar o seu post.
Não esqueçam também de colocar o nome de todos os integrantes do grupo ao final da
postagem, que deve ter o seguinte título:

Exemplo: Atividade aula 1/Grupo 1: Propaganda no Brasil: o impacto da vinda da
Família Real Portuguesa


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