Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura".
Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes.
Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil.
Fato Histórico: O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo e este sentiu-se mais animado. Posteriormente foi criado o Almanaque Fontoura que trouxe o personagem de Lobato Jeca Tatuzinho, baseado no Jeca Tatu que o autor criara na literatura. O almanaque divulgava o laboratório e pregava uma campanha contra a ancilostomose.
Figura 2: Pomada Minancora "lançada em 1915 pela pharmacia Minancora".
A exclusiva fórmula da Pomada Minancora (composta por um agente secativo Óxido de Zinco, um agente anti-séptico Cloreto de Benzalcônio, uma substância analgésica Cânfora e um emoliente Óleo Mineral) que tem sua essência até hoje preservada, seca e cicatriza rapidamente espinhas, frieiras e outras afecções da pele, formando um película protetora absorvendo água e provocando a constrição da pele, reduzindo a inflamação cutânea. Esta película envolve e protege a sua pele do ataque de agentes externos e do ressecamento excessivo. Devido a sua poderosa ação anti-séptica ajuda no tratamento e previne as infecções que atacam a sua pele e ainda elimina os odores da transpiração provocadas por fungos e bactérias nos pés e axilas.
Com 102 anos de mercado, a Pomada Minancora, tornou-se símbolo de tradição e confiança de seus usuários. A consagração popular desta Pomada diversificou e aperfeiçoou a sua aplicação e uso, tornando-se um dos medicamentos mais utilizados com segurança, por gerações e gerações em todo o Brasil.
Fato Histórico: Depois de vazia, virava um porta-treco de primeira linha pela ótima vedação da tampa.
Figura 3: Nixoderm, lançada em 1900.
"Afeccções da pele"
Finalidade do uso do Nixoderm, barra ou liquido facial, limpa profundamente os poros e remove a oleosidade, sendo adjuvante no tratamento da acne. Uso diário. Nixoderm S Sabonete foi desenvolvido para pele acneica e excessivamente oleosa. Nixoderm S limpa profundamente a pele, reduzindo a acne e o excesso de oleosidade. Nixoderm Gel é indicado para o tratamento cosmético tópico da acne suave e moderada e auxiliar no tratamento cosmético da acne mais severa.
Nixoderm é um unguento rígido e aderente baseado na receita de um notável especialista inglês; tem efeito extraordinário nos casos mais obstinados.
Figura 4: Elixir de Nogueira, lançado em 1916.
É uma solução fitoterápica líquida de coloração amarelada que é, geralmente, usada para eliminar toxinas do organismo, embora também posa ser utilizada para aliviar, dores provocadas por cólicas ou reumatismo, e facilitar a digestão, por exemplo. Popularmente, este produto é ainda utilizado para aumentar a fertilidade da mulher devido à sua rica composição em vitamina B6, que ajuda a regular os níveis de progesterona, facilitando a ovulação. Porém, o elixir de inhame por si só não ajuda a engravidar, pois não existem estudos científicos que o comprovem. Por isso, mulheres com dificuldade para engravidar devem consultar o ginecologista para iniciar o tratamento adequado e aumentar as chances de engravidar.
Biografias:
Imagens:
https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi&ogbl
Componentes do grupo: Henrique Melo, Pedro Sacenco, Ricardo Fiume, Guilherme Henrique Fonseca e Luis Eduardo Bueno.
Componentes do grupo: Henrique Melo, Pedro Sacenco, Ricardo Fiume, Guilherme Henrique Fonseca e Luis Eduardo Bueno.
Muito bom
ResponderExcluir