Pular para o conteúdo principal

Atividade Aula 3/ Grupo 02: Propagandas Antigas

                                  ATIVIDADE AULA 03 - GRUPO 02

               
              PROPAGANDAS ANTIGAS 



Aluna: Ana Tereza de Siqueira Lobo
Entrevistado: Floriano de Sousa Lobo (Pai)
    Entrevistei meu pai, Floriano de Sousa Lobo que nasceu em 1967 e a propaganda que marcou ele foi a do refrigerante CRUSH. Era transmitida nas rádios e televisão. Foi marcante pra ele, pois era um refrigerante barato e dizendo ele que também era gostoso.

° Comercial CRUSH 1987 : https://www.youtube.com/watch?v=eFKs51eY2LE&feature=youtu.be



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aluna: Amanda Navega 
Entrevistado: Neivton Navega (Pai) 

   Estava conversando com meu pai, e pedi para ele lembrar uma propaganda que havia marcado sua vida, e ele escolheu a propaganda do tênis KICHUTE de 1980 : https://www.youtube.com/watch?v=VG0od3oAotU&feature=youtu.be

Áudio do meu pai falando sobre a propaganda: https://www.youtube.com/watch?v=qj9lJP2tAnQ


A história do Kichute: https://www.youtube.com/watch?v=ldYOl_dmB44&feature=youtu.be

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aluno: André Razuk 
Entrevistada: Letícia Simão (Tia)

   Liguei para minha tia e fui fazendo as perguntas e ela respondendo.

- Qual a propaganda que mais marcou a sua infância?

Uma da Ford, do primeiro ecosport. Me lembro até hoje do slogan: “Conheça a nascente do seu chuveiro”, pois na propaganda um casal chegava em uma cachoeira dirigindo o ecosport.

- O que fez essa propaganda ser marcante para você?

O fato de que o meu sonho sempre foi ter um Jeep, mas quando vi a propaganda de um outro carro off road, novo e charmoso, passei à ter o novo Ford Ecosport como desejo de consumo.

- Quais elementos da propaganda do novo Ecosport você se lembra?

Me lembro de um casal chegando em uma cachoeira no novo Ecosport, de uma forma super inspiradora e aventureira. Nesta propaganda, não era apenas o produto que estava sendo vendido, mas sim um estilo de vida.

 Link da propaganda no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=z3bMsA3y1vE&feature=youtu.be

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aluno: Heitor Japiassú
Entrevistado: Leonardo (Pai)

 Propaganda de cerveja sempre fizeram sucesso, uma dos anos 80 era veiculada na mídia época da copa para a Brhama se promover, ela é bem simples onde é protagonizada pelo Antonio Fagundes que tem um diálogo sobre os jogos da copa onde ele fala “sabe de uma coisa que eu sei, que eles façam a parte deles é nós a nossa” erguendo uma cerveja Brhama, comentando sobre ela nesse tempo ainda nas propaganda de cerveja  não era tão comum a sexualização da mulher como foi feito nos anos 90  onde eles começaram a trabalhar nesse sentido advindo do carnaval!

Link da propaganda no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=brhUwXE9I60&feature=youtu.be

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aluna: Júlia Arantes Vieira
Entrevistada: Zani Clara Lima de Aquino (Avó)

Quando eu perguntei para minha vó qual propaganda antiga que ela lembrava, de cara ela lembrou do jingle do Refrigerante Grapette, porque ela sempre gostava de cantar e por isso amava decorar os jingles das propaganda. Esse refrigerante foi lançado no Brasil no final dos anos 40 e tinha um inconfundível sabor de uva. O jingle, divulgado no início dos anos 70, apostou em um interessante trava-língua que caiu no gosto da meninada e até hoje frequenta a memória de muitos cinquentões, que adoravam tomar o refrigerante acompanhado de um delicioso e oleoso pastel de vento.
Essa propaganda tinha como Slogan: “Quem bebe Grapette, repete” que fez com que essa propaganda fosse lembrada até os dias de hoje. Atualmente, essa propaganda traz lembranças da infância, saudade e nostalgia para as pessoas que viviam na época do seu sucesso.

{1} BRANDING GRAPETTE: 
•Slogan: “Quem bebe Grapette, repete”;
•Persona da Marca: o “gatão de meia idade”, de 35 a 50 anos, muitas vezes com filhos, netos e agregados, e que consumiu quando era criança o refrigerante;
•Emocional: saudade, nostalgia;
•Público: Refrigerante Classe C - consumidor com preocupação do baixo custo;

•Ressonância: grande sintonia entre o consumidor e a marca, pois ele passa à consumi-la pelo sentimento que desperta e a sensação boa que transmite.

LINK DO VÍDEO DA MINHA VÓ - https://www.youtube.com/watch?v=R8pIxn6IUps&feature=youtu.be

LINK DO VÍDEO DA PROPAGANDA: https://www.youtube.com/watch?v=cBVdhO5I7FA&feature=youtu.be

FONTE: {1} https://pt.slideshare.net/igecdig9/e-branding-grapette

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aluna: Manuela Rebello 
Entrevistado: Marcelo Frauzino (Pai)

Varig- Empresa de Viação Aérea do Rio Grande do Sul, uma das melhores empresas de aviações aéreas do mundo.

A propagando passava na televisão no ano de 1960, na época no natal, tinha um jingle muito marcante e cantante.
“Estrela brasileira, de norte a sul iluminado céu azul imagens de amor e paz nasceu Jesus. Chegou o natal, Papai Noel voando a jato pelo céu, trazendo um natal de felicidade, um ano novo cheio de prosperidade, Varig Varig Varig”


“Existiam poucos canais de tv, e dos poucos que eu assistia essa foi uma das propagandas que mais me marcou, o jingle era muito marcante e remetia ao natal, que é uma das minhas épocas do ano favoritas. Foi tão marcante que até hoje me lembro exatamente como era. A propagando mostrava a letra da música e no final o desenho do avião com o logo da Varig.”

Link da propaganda no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=usoKIGbFLVM&app=desktop

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADE AULA 03/GRUPO 02: PROPAGANDAS ANTIGAS

ALUNOS: ANA TEREZA DE SIQUEIRA LOBO, AMANDA NAVEGA, ANDRÉ RAZUK, HEITOR JAPIASSÚ, JÚLIA ARANTES VIEIRA E MANUELA REBELLO






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/Grupo 11: Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off

Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. A instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país foi em 1929, em São Paulo. A Publix fundada pelo italiano Amadeo Viggiani e por Marta Paturan de Oliveira, e existe até hoje. Naquela época, os outdoors eram pequenos, recortados de forma oval e afixados em postes. Viggiani colava cartazes sobre placas de ferro fundido, já Antonio Barsanti (fundados da Pintex, em 1936) pintava luminosos em vidro e cristal, e reclames nas fachadas das lojas.  ...

Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente

História  A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto. Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.   Propaganda antiga - 1990          Na p...