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Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL



[1]A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:  Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa

na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro.




[2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.


 A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se realizava ao princípio e ao final das transmissões.

Na década de 1930, foi se reformulando com uma finalidade comercial, tendo uma popularização dos aparelhos radiofônicos adaptando a programação para ter maior audiência trazendo musicas populares, esportes, informação e atualidade. Assim, surgem os jingles, os spots, programetes e a popularidade do rádio cresceu bastante. Com aparelhos de transmissão e recepção cada vez mais potentes, as transmissões de rádio se tornaram mais profissionais. Os maiores anunciantes eram a Casa Colombo, Bromil, Cigarros Veado, Biotônico Fontoura, entre outros.



[3]Com o desenvolvimento nos meios eletrônicos e de comunicação para fins militares, após a Primeira
Guerra Mundial (1914-1918) , o Rádio teve sua expansão mundial. No Brasil, o rádio
atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época
em que o país era governado por Getúlio Vargas.



Foi nesse período que surgiu a chamada "Era de Ouro do Rádio". Nessa época, Getúlio concedeu o
uso das rádios para às empresas particulares, em troca, utilizava o meio para enviar suas mensagens
politicas. Ainda na década de 30, o sucesso do Rádio no Brasil era grande. Já havia mais de 50 emissoras
em funcionamento. Por isso, não demorou muito para que surgisse a necessidade do investimento
publicitário para manutenção de programas e da própria emissora no ar.

A HISTÓRIA DO RÁDIO EM GOIÁS


[4] O rádio em Goiás iniciou de forma precária, tanto no que diz respeito à
tecnologia utilizada quanto ao contexto econômico do Estado. Goiânia, onde foi fundada a
primeira emissora, tinha apenas nove anos de existência. Era ainda uma cidade em
construção, mas, naquele contexto uma cidade com todos os elementos que a distinguia
como meio urbano. O saneamento básico (fornecimento de água, energia e esgoto) também
era um dificultador da vida na cidade. Isso determinava inclusive o funcionamento da
primeira emissora de rádio de Goiânia e de Goiás que funcionava, segundo Sílvio
Medeiros, das seis da manhã até por volta das 23h30 horas da noite, momento em que era
desligado o gerador de energia da cidade (usina Jaó) que foi instalado na beira do córrego

Bota Fogo.

Assim, mesmo diante os vários dificultadores proveniente do contexto existente em
Goiás na década de 40, a rádio Clube de Goiânia conseguia atrair audiência por ser a única
emissora de rádio da cidade e, de forma “legalizada”, a primeira de Goiás. A programação
desta emissora recebeu uma tonalidade regional de forma que a cultura regional fosse
determinante na comunicação veiculada. As músicas locais passaram a ser divulgadas na
emissora, assim como cantores da região que apresentavam suas músicas ao vivo em
programas de auditório

PERFIL ÉTICO E PROFISSIONAL DO RADIALISTA

[5]Um profissional radialista exerce um papel importante para manter a audiência em um bom nível.
Além de uma voz agradável, que seja boa e harmônica para quem escuta, é necessário ter muito
conhecimento do que pretende expor ao público para que haja mais condições de apresentar uma
boa performance e obter resultados expressivos para a rádio.

SINTROP é o Sindicato dos Trabalhadores de Rádio e Televisão e nele tem o Código de Ética dos
Radialista. O código mostra as obrigações dos radialista, dentre elas: a missão do radialista é transmitir,
mostrar e divulgar à coletividade os fatos que possam de qualquer maneira interessa-lo tanto na parte
informativa como de lazer, a sua opinião deve ser imparcial, ele deve lutar pela liberdade de pensamento,
de expressão e pelo livre exercício da profissão, deve defender a soberania nacional em seus aspectos
políticos, econômicos e sociais, deve preservar a língua e a cultura nacional, observando os mais altos
padrões na missão de educar e formar a opinião pública, ele deve valorizar, honrar e dignificar a profissão,
dentre outros.

FONTES:



[4] https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/113/o/17_EdmilsonMarques_AHistoriaDoRadioEmGoias.pdf

[5]http://sintrop.com.br/index.php?pg=CONTEUDO&id=20&param=

Atividade 2/ Grupo 2: A Expansão do meio rádio no Brasil e  os formatos de comercialização dos programas das emissoras, os grandes locutores da época e sobre os políticos (que receberam concessão de uso de emissoras), sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver. Perfil ético e comercial do profissional radialista. 

Alunos: Amanda Navega, Ana Tereza de Siqueira Lobo, André Razuk, Heitor Japiassú, Júlia Arantes e Manuela Rebello.

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