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Atividade Aula 2/ Grupo 9: A chegada dos veículos no Brasil e o mercado automobilístico entre às décadas de 20 e 40.


Primeira sede da GM no Brasil, no bairro do Ipiranga, em 1925

O mercado automobilístico no Brasil, foi um mercado com bastante fabricantes atuando ao mesmo tempo. Ao todo se passaram 104 marcas no país, dando ênfase na GM(General Motors), Volkswagen e Ford. Também teve vários nomes exóticos como Berna, Faun, Merryweather, Corbitt e entre outros.

Dentre os automóveis disponíveis, tinham tratores, caminhões sem e com chassis e os carros comerciais (carros ''padrões'' 4 rodas).



(Primeira sede da GM, 1925)
Os anúncios dessas marcas começaram a aparecer em diversos lugares, como em revistas, jornais e até em outdoors. Anúncios da época eram repleto de informações. Slogans, preços, dados sobre fabricantes e sobre o carro faziam parte da composição do mesmo.
Como se pode ver, a imagem ao lado retrata um dos carros da época, contendo o modelo do automóvel, nome da fabricante, preço e informações sobre o carro. Ele tinha como destaque a introdução no mercado do motor de 6 cilindros pelo preço de ''um caminhão de quatro''. Esse motor já vinha com válvulas no cabeçote e bomba de aceleração no carburador, algo até então inédito para a época.

Vários anúncios de automóveis também foram colocados em revistas como por exemplo o da imagem a seguir.

Terreno de quase 15.000 km² às margens
do Rio Tapajós, no Pará

Na imagem, podemos visualizar um anúncio da fabricante Ford de 1926 na Revista ''Rua Nova''. O anúncio em questão comenta sobre a ''elegância'' do carro, citando que é um sedan de duas portas com a carroceria toda de aço, janelas largas envidraçadas e cores atraentes.

ford É muito importante também falar sobre os preços e condições de crediário. Na maioria dos anúncios se informava o preço e como seria o crediário (como pro exemplo o numero de vezes que a pessoa poderia parcelar para efetuar a compra do carro).
A época ilustrada possuía anúncios com uma forma de comunicação clara. Anúncios contendo valores e condições de crediário, muitos davam ênfase na quantidade de parcelas e no tempo de garantia.

Muitos possuíam interesses em ter um veículo justamente por facilitar a locomoção. Pessoas do comércio utilizavam para o transporte de inúmeras mercadorias.Tendo em vista esses fatores, os anúncios eram voltados a esse público .

Os painéis de rua também eram essenciais para a divulgação dos anúncios de veículos e transportes, já que quem está transitando pelas mesmas são os amantes de automóveis. E devido a poucos meios tecnológicos, era uma das opções para expandir esse mercado que era praticamente uma novidade e usado principalmente em situações de comércio.


Também é importante ressaltar como os automóveis chegaram em nosso querido estado de Goiás. Antes dos automóveis chegarem em Goiás, era utilizado as ferrovias para locomoção tanto comercial quanto a locomoção de pessoas para lugares mais distantes. Coincidentemente o período que os trilhos permaneceram paralisados na estação de Roncador, foi o período em que se inicia o período rodoviário em Goiás.

Com a paralisação das ferrovias e as estradas de ferro começando a demonstrar suas deficiências estruturais, as rodovias passaram a ser prioridade do Governo Estadual. Com isso grupos dominantes das regiões não atingidas pelas linhas ferroviárias, com o intuito de ligar seus poderes ao Centro-Sul, lançaram com o apoio do Governo do Estado companhias de auto-aviação, com o intuito de construir estradas de rodagem e linhas telegráficas, ligando muitas cidades a estrada de ferro.













(Primeiro carro a chegar em Rio Verde e Jataí)















(Dois Fords que faziam as corridas regulares da SulGoyana. Foto 1920)


































(Inauguração da Estrada SulGoyana)

























Alunos: Lucca Rodrigues Spicacci, Mariana Luiza Moura Martinez, Mariana Moura, Mariana dos Reis Assmus, Pedro Dias de Castro Medeiros, Ynghrid Veloso Marques.














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