Atividade Aula 2/ Grupo 9: A chegada dos veículos no Brasil e o mercado automobilístico entre às décadas de 20 e 40.
O mercado automobilístico no Brasil, foi um mercado com bastante fabricantes atuando ao mesmo tempo. Ao todo se passaram 104 marcas no país, dando ênfase na GM(General Motors), Volkswagen e Ford. Também teve vários nomes exóticos como Berna, Faun, Merryweather, Corbitt e entre outros.
Dentre os automóveis disponíveis, tinham tratores, caminhões sem e com chassis e os carros comerciais (carros ''padrões'' 4 rodas).
Os anúncios dessas marcas começaram a aparecer em diversos lugares, como em revistas, jornais e até em outdoors. Anúncios da época eram repleto de informações. Slogans, preços, dados sobre fabricantes e sobre o carro faziam parte da composição do mesmo.
Como se pode ver, a imagem ao lado retrata um dos carros da época, contendo o modelo do automóvel, nome da fabricante, preço e informações sobre o carro. Ele tinha como destaque a introdução no mercado do motor de 6 cilindros pelo preço de ''um caminhão de quatro''. Esse motor já vinha com válvulas no cabeçote e bomba de aceleração no carburador, algo até então inédito para a época.
Vários anúncios de automóveis também foram colocados em revistas como por exemplo o da imagem a seguir.

Na imagem, podemos visualizar um anúncio da fabricante Ford de 1926 na Revista ''Rua Nova''. O anúncio em questão comenta sobre a ''elegância'' do carro, citando que é um sedan de duas portas com a carroceria toda de aço, janelas largas envidraçadas e cores atraentes.

A época ilustrada possuía anúncios com uma forma de comunicação clara. Anúncios contendo valores e condições de crediário, muitos davam ênfase na quantidade de parcelas e no tempo de garantia.
Muitos possuíam interesses em ter um veículo justamente por facilitar a locomoção. Pessoas do comércio utilizavam para o transporte de inúmeras mercadorias.Tendo em vista esses fatores, os anúncios eram voltados a esse público .

Também é importante ressaltar como os automóveis chegaram em nosso querido estado de Goiás. Antes dos automóveis chegarem em Goiás, era utilizado as ferrovias para locomoção tanto comercial quanto a locomoção de pessoas para lugares mais distantes. Coincidentemente o período que os trilhos permaneceram paralisados na estação de Roncador, foi o período em que se inicia o período rodoviário em Goiás.
Com a paralisação das ferrovias e as estradas de ferro começando a demonstrar suas deficiências estruturais, as rodovias passaram a ser prioridade do Governo Estadual. Com isso grupos dominantes das regiões não atingidas pelas linhas ferroviárias, com o intuito de ligar seus poderes ao Centro-Sul, lançaram com o apoio do Governo do Estado companhias de auto-aviação, com o intuito de construir estradas de rodagem e linhas telegráficas, ligando muitas cidades a estrada de ferro.
(Primeiro carro a chegar em Rio Verde e Jataí)
(Dois Fords que faziam as corridas regulares da SulGoyana. Foto 1920)
(Inauguração da Estrada SulGoyana)
Alunos: Lucca Rodrigues Spicacci, Mariana Luiza Moura Martinez, Mariana Moura, Mariana dos Reis Assmus, Pedro Dias de Castro Medeiros, Ynghrid Veloso Marques.
Texto muito bom!!
ResponderExcluirMuito bem desenvolvido, parabéns!! (Ryam Campos)
ResponderExcluirtexto muito bem executado, bom trabalho!!!!!
ResponderExcluirÓtimo, adorei as imagens para ilustrar o trabalho!
ResponderExcluir