Pular para o conteúdo principal

Atividade aula 1 - Grupo 2 Escravização Pelo Olhar da Comunicação



[1]Por volta da década de 1530, iniciou-se a Escravidão no Brasil, devido à demanda por mão de obra para o trabalho nas lavouras. Com isso os portugueses começaram a implantar bases na América Portuguesa para aumentar o número de trabalhadores para esse serviço.
Nesse início a escravização era feita com os índios e mais pra frente, por volta dos séculos XVI e XVII, foi substituída por escravos africanos, que foram trazidos por meio do tráfico negreiro. Esse comércio de escravos se tornou a atividade comercial que movimentava a economia do Brasil no século 19, e assim nasce a importância da utilização da publicidade e da propaganda no país.



[2]À priori, essa atividade comercial, que tinha como público alvo os Senhores que compravam os escravos, era divulgada por anúncios em jornais (principal tecnologia comunicativa da época) e tratava da venda, do aluguel e da fuga de escravos.

 Estes anúncios eram feitos com linguajar formal e descreviam com clareza as características do escravo em questão.
Os jornais, em sua maioria, eram manuscritos e gratuitos e apresentavam suas notícias no formato de versos, que facilitavam a memorização e a difusão do conteúdo entre os leitores.

[3] Também ocorria o processo de identificação dos escravos, por meio de marcações de ferro ao corpo com brasa, por que assim eles poderiam ser identificados e ligados ao seus proprietários e a fazenda/engenho/mina que trabalhava.

[4]À posteriori, os anúncios feitos sobre os escravos no século 19, foram o início das publicações impressas nos jornais que temos atualmente no Brasil. Vendo com o olhar econômico principalmente, por que o negro era considerado como uma mercadoria que poderia ser vendida ou alugada, assim como os produtos divulgados nos dias de hoje.
 Nesses anúncios por exemplo, eram colocadas todas as informações do escravo que seria vendido ou então que tinha fugido e precisava ser encontrado.









[5]Sendo assim, os jornalistas e toda a comunicação daquela época, tiveram relevância na luta pela independência dos escravos. Eles sabiam que o trabalho escravo era prejudicial não só para a economia, como para os costumes, a cultura e a educação e lutaram contra, publicando as informações daquele período. A Gazeta que foi o primeiro jornal impresso do Brasil no Rio de Janeiro em 1808, é parabenizada pelos historiadores, pois mostrava como era a vida das pessoas no início do século 19. Com isso, é notável que o papel da comunicação realmente foi extremamente importante para o processo, até a chegada do dia 13 de Maio de 1888, que foi assinada a Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil.





























Fontes: 
[1] http://m.brasilescola.uol.com.br/

[2] https://www.saopauloantiga.com.br/anuncios-de-escravos/

     https://www.bn.gov.br/acontece/eventos/2016/10/mostra-jornais-manuscritos-seculo-xix


[3] https://alunosonline.uol.com.br/historia-do-brasil/mercado-escravos.html


[4] https://corredoblog.blogspot.com/2020/03/aula-01-propaganda-de-1800-1919.html

[5] http://www.observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/1808-a-imprensa-chega-ao-brasil/


Atividade 1/ Grupo 02:  O Regime Escravocrata no Brasil:  sobre a ótica da comunicação, da exploração  e os formatos de comercialização 
escravos. - Alunos: ANA TEREZA DE SIQUEIRA LOBO, AMANDA NAVEGA, ANDRÉ RAZUK,
HEITOR JAPIASSÚ, JÚLIA ARANTES VIEIRA e MANUELA REBELLO FRAUZINO









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Aula 2

O rádio é a união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão. A primeira descoberta está nas ondas de rádio, com capacidade de enviar som e fotos pelo ar. O desenvolvimento do meio rádio teve início no ano de 1860, quando o físico escocês James Maxwell descobriu descobriu as ondas, que foram apresentadas somente em 1886 por Heinrich Hertz. Foi Hertz quem apresentou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. Assim, Guglielmo Marconi estabeleceu em linha telefônica os sinais de rádio.  Não existe um consenso sobre o inventor da radiodifusão. Alguns nomes são bastante vinculados a esse título: o do italiano Guglielmo Marconi, que patenteou a transmissão-recepção eletrônica por centelhamento dos sinais telegráficos em código Morse em 1896, e o do norte-americano Nikola Tesla. Essa controvérsia existe porque o italiano utilizou em sua invenção mais de 20 equipamentos patenteados por Tesla...

Atividade 4 / Grupo 5 - Apple - Antigamente x Atual

História da Apple Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne criaram a Apple no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, no Vale do Silício que existia na Califórnia. Wozniak era aficionado por eletrônica e tinha criado parte das Blue Boxes que existiam na época, uma forma de crackear as linhas telefônicas que existiam nos Estados Unidos. Com esse conhecimento, o trio começou a produzir computadores em miniatura em uma garagem, que seriam o primeiro passo para revolucionar a tecnologia. Macintosh No ano de 1984, foi lançado o primeiro Macintosh. Steve Jobs fez uma apresentação que até nos dias atuais é lembrado; usufruindo das particularidades do "pc", trazia um diálogo "dele" com o criador. Ele tinha mouse, teclado e uma interface gráfica em preto e branco. Esse modelo ficou conhecido mais pra frente como Macintosh 128k e, sim, ele é o daquele comercial clássico de 1984, dirigido por Ridley Scott e apresentado num Super Bowl. Tudo pare...