Atividade 4 / Grupo 11
Sobre a marca Adidas:

Logo da Adidas
A marca Adidas AG foi fundada na Alemanha, tendo com fundador Adolf Dassler, conhecido pelo seu apelido de Adi. Adi começou a produzir sapatos esportivos nos anos 1920, junto com seu irmão Rudolf Dassler, em Herzogenaurach, próximo de Nuremberg. O nome "Adidas" é a união entre o apelido do fundador, Adi, e o seu sobrenome Dassler. A empresa foi criada pelos irmãos, porém foi dividida em 1948, dando origem à marca Adidas e também à Puma, empresa rival criada por seu irmão Rudolf Dassler.

Estátua de Adi Dassler, Nova Iorque, Flagship Store Adidas.



As duas campanhas de comunicação publicitária a serem analisadas serão da marca Adidas. A primeira campanha foi veiculada ainda no séc. XX, no ano 1990, e a segunda está sendo veiculada no séc. XXI, no ano 2020. Ambas as campanhas foram veiculadas em mídias impressas, digitais e audiovisuais.
Adidas 1990
A primeira campanha, veiculada em 1990, mostra a nova parceria da Adidas com o atleta profissional Kobe Bryant. A propaganda traz a mensagem de que devemos confiar em nós mesmos e que a partir da nossa própria confiança nós conseguimos fazer e alcançar o que quisermos. Além de apresentar a nova parceria da marca, eles buscam vender os produtos voltados para a linha de basquete, mostrando no vídeo, o atleta fazendo grandes jogadas de basquete gerando admiração e apreço por quem está assistindo, dando enfoque aos admiradores e jogadores de basquete.



Adidas 2020
A segunda campanha, veiculada em 2020, foi produzida para celebrar os 50 anos do Adidas "Superstar". A campanha "O Coletivo Faz a Diferença" ("Change is a Team Sport"), traz consigo iniciativas para criar e inspirar a mudança positiva nas comunidades locais ao redor do mundo. A campanha é global e reúne inovadores do mundo da música, moda, esporte e arte para mostrar que a mudança não acontece sozinha. A marca não direciona as vendas para uma pessoa, e sim, para todas as pessoas. A linha "Superstar" sendo uma linha unissex, a campanha busca globalizar e diversificar o seu público.
A marca utiliza um trocadilho com a palavra “superstar”, sendo que é o nome do tênis e na campanha há apenas "super estrelas", que batalharam para chegar aonde estão, no time dele. O time da campanha é formado por: Anitta, Pharrell Williams, Pogba, Ninja, Kerwin Frost, Blackpink, Yara Shahidi, Jenn Soto, Mariah Duran, Mark Gonzales, Blondey, Tyshawn Jones, Liz Cambage, Nigo, Jackson Wang, Chris Severn, Mette Towley, Tracy McGrady, Anna Isoniemi, e Jonah Hill.



https://www.youtube.com/watch?v=K0DSavBX-hc
Alunos: Fabio Mendes, João Marcelo Garcia, Maria Eduarda Jordão e Vinícius Ângelo.
Excelente trabalho, Parabéns ao Grupo!
ResponderExcluir