Pular para o conteúdo principal

Atividade 4 / Grupo 11 - Propaganda Antiga X Propaganda Atual (Adidas)

Atividade 4 / Grupo 11

Sobre a marca Adidas:



Logo da Adidas


A marca Adidas AG foi fundada na Alemanha, tendo com fundador Adolf Dassler, conhecido pelo seu apelido de Adi. Adi começou a produzir sapatos esportivos nos anos 1920, junto com seu irmão Rudolf Dassler, em Herzogenaurach, próximo de Nuremberg. O nome "Adidas" é a união entre o apelido do fundador, Adi, e o seu sobrenome Dassler. A empresa foi criada pelos irmãos, porém foi dividida em 1948, dando origem à marca Adidas e também à Puma, empresa rival criada por seu irmão Rudolf Dassler.


Estátua de Adi Dassler, Nova Iorque, Flagship Store Adidas.

Hodiernamente, a marca é a segunda maior empresa de equipamentos desportivos no mundo. Na Europa, a Adidas é a primeira colocada, mandando para atrás a marca americana Nike. N o entanto, é a maior distribuidora de esquipamentos desportivos para futebol. A empresa distribui os uniformes de algumas das principais seleções do mundo como a Argentina, a Espanha e a Alemanha, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitros, chuteiras e bolas.

Adidas lança chuteira focada em aumentar aderência com a bola ...

Apesar da alta no futebol, Adidas despenca na bolsa de valores ...

Roupas e Tênis e para Basquete | adidas Brasil

Explicação do trabalho:
As duas campanhas de comunicação publicitária a serem analisadas serão da marca Adidas. A primeira campanha foi veiculada ainda no séc. XX, no ano 1990,  e a segunda  está sendo veiculada no séc. XXI, no ano 2020. Ambas as campanhas foram veiculadas em mídias impressas, digitais e audiovisuais.

Adidas 1990
A primeira campanha, veiculada em 1990, mostra a nova parceria da Adidas com o atleta profissional Kobe Bryant. A propaganda traz a mensagem de que devemos confiar em nós mesmos e que a partir da nossa própria confiança nós conseguimos fazer e alcançar o que quisermos. Além de apresentar a nova parceria da marca, eles buscam vender os produtos voltados para a linha de basquete, mostrando no vídeo, o atleta fazendo grandes jogadas de basquete gerando admiração e apreço por quem está assistindo, dando enfoque aos admiradores e jogadores de basquete.


Kobe Bryant EVERY Adidas Shoe Commercial (1996-2004) ᴴᴰ - YouTube

Kobe Bryant Adidas Commercials 1990's - YouTube

Evolución de las zapatillas usadas por Kobe Bryant (Fotos)



Adidas 2020
A segunda campanha, veiculada em 2020, foi produzida para celebrar os 50 anos do Adidas "Superstar". A campanha "O Coletivo Faz a Diferença" ("Change is a Team Sport"), traz consigo iniciativas para criar e inspirar a mudança positiva nas comunidades locais ao redor do mundo. A campanha é global e reúne inovadores do mundo da música, moda, esporte e arte para mostrar que a mudança não acontece sozinha. A marca não direciona as vendas para uma pessoa, e sim, para todas as pessoas. A linha "Superstar" sendo uma linha unissex, a campanha busca globalizar e diversificar o seu público.
A marca utiliza um trocadilho com a palavra “superstar”, sendo que é o nome do tênis e na campanha há apenas "super estrelas", que batalharam para chegar aonde estão, no time dele. O time da campanha é formado por: Anitta, Pharrell Williams, Pogba, Ninja, Kerwin Frost, Blackpink, Yara Shahidi, Jenn Soto, Mariah Duran, Mark Gonzales, Blondey, Tyshawn Jones, Liz Cambage, Nigo, Jackson Wang, Chris Severn, Mette Towley, Tracy McGrady, Anna Isoniemi, e Jonah Hill.

50 Years Of Fame Adidas 'Change Is a Team Sport' Campaign Celebration

Com Anitta, Pharrell Williams e outros famosos, Adidas lança ...

SUPERSTAR 2020 | adidas UK

https://www.youtube.com/watch?v=K0DSavBX-hc



Alunos: Fabio Mendes, João Marcelo Garcia, Maria Eduarda Jordão e Vinícius Ângelo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...