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Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente






História 

A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto.


Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.

 Propaganda antiga - 1990

         Na primeira propaganda, veiculada em 1990, o conteúdo da campanha se mostra voltado para o consumo dos produtos, dando destaque para o “Pega Pega”, número de produtos e a loja em si. No entanto, a propaganda já demonstra um valor agregado à marca, um estilo de vida, que de certa forma reflete o imaginário comportamental dos anos 90. Traz um visual estético que se liga à juventude da época, e ainda agrega traços sexistas de sensualização do corpo feminino e remete ao consumo de álcool.



Propaganda atual - 2017

        Já na segunda propaganda, de 2017, o conteúdo está quase que por completo voltado para valores sociais de respeito e diversidade. Desde os anos 2000, a empresa havia mudado a sua visão sobre a moda e sobre o seu público, entendendo sua diversidade em vários aspectos. Em “por um mundo que respeite todos os estilos”, o “estilo” se liga tanto à ideia de moda quanto à forma de viver. Assim, passa uma mensagem positiva, de que o respeito, a diversidade e a leveza, são importantes para um mundo melhor. Passam a  ter a compreensão de que as pessoas, as vidas, os estilos, as atitudes, as personalidades são diferentes, e que isso é bom. No final, diz que “Você tem o seu estilo. A Renner tem todos.”, e assim traz, por fim, o lado comercial da propaganda, mesmo que de certa forma "mascarado".




fontes: https://www.lojasrennersa.com.br/pt_br/institucional/historico


Alunos
- Ana Clara Pires de Campos Telles Leal Diniz
- Ana Carolina de Oliveiro Claudio
- João Pedro Porto de Almeida
- Júlio César Matos Pinheiro Carvalho
- Marcos Vieira Granato de Araújo




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