Pular para o conteúdo principal

Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente






História 

A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto.


Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.

 Propaganda antiga - 1990

         Na primeira propaganda, veiculada em 1990, o conteúdo da campanha se mostra voltado para o consumo dos produtos, dando destaque para o “Pega Pega”, número de produtos e a loja em si. No entanto, a propaganda já demonstra um valor agregado à marca, um estilo de vida, que de certa forma reflete o imaginário comportamental dos anos 90. Traz um visual estético que se liga à juventude da época, e ainda agrega traços sexistas de sensualização do corpo feminino e remete ao consumo de álcool.



Propaganda atual - 2017

        Já na segunda propaganda, de 2017, o conteúdo está quase que por completo voltado para valores sociais de respeito e diversidade. Desde os anos 2000, a empresa havia mudado a sua visão sobre a moda e sobre o seu público, entendendo sua diversidade em vários aspectos. Em “por um mundo que respeite todos os estilos”, o “estilo” se liga tanto à ideia de moda quanto à forma de viver. Assim, passa uma mensagem positiva, de que o respeito, a diversidade e a leveza, são importantes para um mundo melhor. Passam a  ter a compreensão de que as pessoas, as vidas, os estilos, as atitudes, as personalidades são diferentes, e que isso é bom. No final, diz que “Você tem o seu estilo. A Renner tem todos.”, e assim traz, por fim, o lado comercial da propaganda, mesmo que de certa forma "mascarado".




fontes: https://www.lojasrennersa.com.br/pt_br/institucional/historico


Alunos
- Ana Clara Pires de Campos Telles Leal Diniz
- Ana Carolina de Oliveiro Claudio
- João Pedro Porto de Almeida
- Júlio César Matos Pinheiro Carvalho
- Marcos Vieira Granato de Araújo




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...