Pular para o conteúdo principal

Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente






História 

A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto.


Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.

 Propaganda antiga - 1990

         Na primeira propaganda, veiculada em 1990, o conteúdo da campanha se mostra voltado para o consumo dos produtos, dando destaque para o “Pega Pega”, número de produtos e a loja em si. No entanto, a propaganda já demonstra um valor agregado à marca, um estilo de vida, que de certa forma reflete o imaginário comportamental dos anos 90. Traz um visual estético que se liga à juventude da época, e ainda agrega traços sexistas de sensualização do corpo feminino e remete ao consumo de álcool.



Propaganda atual - 2017

        Já na segunda propaganda, de 2017, o conteúdo está quase que por completo voltado para valores sociais de respeito e diversidade. Desde os anos 2000, a empresa havia mudado a sua visão sobre a moda e sobre o seu público, entendendo sua diversidade em vários aspectos. Em “por um mundo que respeite todos os estilos”, o “estilo” se liga tanto à ideia de moda quanto à forma de viver. Assim, passa uma mensagem positiva, de que o respeito, a diversidade e a leveza, são importantes para um mundo melhor. Passam a  ter a compreensão de que as pessoas, as vidas, os estilos, as atitudes, as personalidades são diferentes, e que isso é bom. No final, diz que “Você tem o seu estilo. A Renner tem todos.”, e assim traz, por fim, o lado comercial da propaganda, mesmo que de certa forma "mascarado".




fontes: https://www.lojasrennersa.com.br/pt_br/institucional/historico


Alunos
- Ana Clara Pires de Campos Telles Leal Diniz
- Ana Carolina de Oliveiro Claudio
- João Pedro Porto de Almeida
- Júlio César Matos Pinheiro Carvalho
- Marcos Vieira Granato de Araújo




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 04/Grupo 02 - Propaganda Antiga x Propaganda Atual (HAVAIANAS)

                            ATIVIDADE 04 - GRUPO 02      PROPAGANDA ANTIGA    X   PROPAGANDA ATUAL     [1]  Um breve resumo sobre a marca:  Fundada em 1907, a São Paulo Alpargatas começou a fabricar as tradicionais Havaianas no início da década de 60.  O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis. Não possuíam um atrativo visual, porém, eram bem baratas.  Há vários anos a Havaianas vem se posicionando como uma marca acessível, porém sem ser popular. Por ter um preço competitivo e ainda ter adquirido grande valor, está presente em todos os pés. Foi daí que surgiu o slogan: “Todo mundo usa”.  Sempre com uma forte presença na mídia televisiva, ela conta hoje com uma marca consolidada, em sintonia com os interesses do seu público e antenada nas tendências da moda. Sendo assim uma sandália que, devido a...

Atividade 04/Grupo 03 - McDonald's: Antigamente x Atualmente

HISTÓRIA Em 1937, na Califórnia, Patrick McDonald abriu uma barraca de cachorro-quente. Conduzia os negócios com seus filhos Richard e Maurice. Em 1948, os irmãos relançaram o seu novo conceito de fast-food: hambúrgueres por 15 centavos de dólar, que equivalia a metade do preço dos seus competidores. Assim, uma nova fachada anunciava “Os Famosos Hamburgueres McDonald’s”. Após aberta a franquia e em expansão lenta e firme, Ray Kroc comprou a companhia por US$2, milhões. Ele a transformou em uma corporação global e em 1968 criou a tão famosa logo M formada por um arco duplo.  PROPAGANDAS Antiga - 1998 https://www.youtube.com/watch?v=obCWYjZW-30&feature=youtu.be Atual - 2019 https://www.youtube.com/watch?v=nUsID0K-Rso Analisando os vídeos das propagandas de diferentes épocas, o McDonald’s mostra um posicionamento diferente em relação o início da carreira. Antigamente, era feito baseado em cima de um sanduíche específico, o Big Mac, o qua...