Pular para o conteúdo principal

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2:

GRUPO 7

CIGARRO (1920 - 1949)

            Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:


            Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras. 

            Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.

        A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era uma das únicas atividades que mantinham o soldado acordado e trazia “calmaria”, os desestressava.  Além disso, o cigarro era motivo de algumas superstições entre os soldados, diziam que não podiam acender três cigarros com o mesmo fósforo, pois se fumasse pela noite o primeiro, o inimigo conseguiria ver sua posição pela chama, preparava e carregava seu fúsil, enquanto fumava o segundo, o inimigo mirava e ao terceiro, atirava.

Depois disso o consumo do cigarro virou símbolo de sedução, sensualismo e sucesso. Um exemplo foi a propaganda voltadas às mulheres dos Cigarros Liberty em 1923:


            Em 1926, Cigarros Veado lançou uma campanha simples, mas bem atrativa para os amantes de tabaco:




           Já em 1928, a Cigarros Guanabara publicou um recado aos trabalhadores para que consumissem mais do mercado interno, tentando melhor assim a economia:



            Uma das principais marcas de cigarro, Lucky Strike, resolveu colocar o Papai Noel em uma de suas campanhas de 1935:


Luckies são fáceis na minha garganta. Não existem tabacos mais finos do que os utilizados em Luckies, e seu processo exclusivo garante sua proteção contra irritações na garganta ... contra a tosse.”


            E depois colocou nos anos 40 novamente:


           Depois outras marcas que utilizaram o Papai Noel como garoto propaganda, Cigarros Murad, Hollywood e Marlboro:


            No Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados receberam um maço de cigarros cada para consumo durante a Operação Overlord. Perante todos os acontecimentos, o cigarro era o único que continha o controle emocional dos soldados. A marca que os acompanhava durante a guerra era a Lucky Strike.



            A fama dos cigarros era entre os dois lados, tanto Aliados quanto Eixo. Mas nos anos 40, durante a guerra, os nazistas lançaram a primeira campanha antifumo:


“Ataque os vícios em vez de reclamar de seus fardos. O uso excessivo de tabaco custa ao povo alemão 2,35 bilhões de marcos anualmente, suficiente para fabricar dois milhões de Fuscas, ou gasolina suficiente para dirigir 50 bilhões de quilômetros (não milhões, prestem atenção)! precisamos racionar a economia do nosso povo!”

            Durante os anos 40 as propagandas eram cheias de requinte e elegância e Hollywood aproveitou das celebridades para promover a venda dos cigarros da marca.


            Na mesma época, Cigarros Chesterfield, lançou uma propaganda muito boa, com uma temática ousada:
"Parabéns Pai. Nós sabemos seu ABC: sempre mais suave; melhor sabor; mais legal de fumar”. E ainda se acrescenta – “todos os benefícios do prazer de fumar"

           Em 1944, a Cigarros Camel utilizou profissionais da saúde – o que atualmente, seria muito irônico – como garotos propaganda:

"Mais Doutores fuma Camel do que qualquer outro cigarro" 


           Aqui tem o vídeo da propaganda da época:


Já nesta propaganda da Hollywood de 1947, podemos ver que a sexualização ainda existe, mesmo que de um jeito mais sutil.


O Cigarros Continental utilizava muito conteúdos informativos para suas campanhas. Neste de 1948, abordava curiosidades sobre a muralha da China e ao mesmo tempo trouxe dados sobre o consumo do cigarro no Brasil, assim ela se promove junto.


ALUNOS: ANA IZES ANDRADE, ANA PAULA LIMA, BRUNA BERWANGER, CAROLINA CASTRO, MATHEUS ADRIAN, YASMIN CIPRIANO

FONTES: SUPER ABRIL

Comentários

  1. Gostei da parte que mostra a propaganda de cigarro usando a imagem do Papai Noel! Texto muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Achei a pesquisa muito completa, ficou tope

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante pensar como se anunciavam esse tipo de produto, pois atualmente é proibido vincular esse tipo de anúncio. Ótimo conteúdo, Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  4. Que achado esse blog! Parabéns a professora Patricia bem como aos alunos responsáveis pelos trabalhos, muito interessantes - e frequentemente cômicas - as propagandas que já rodaram o Brasil!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/Grupo 11: Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off

Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. A instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país foi em 1929, em São Paulo. A Publix fundada pelo italiano Amadeo Viggiani e por Marta Paturan de Oliveira, e existe até hoje. Naquela época, os outdoors eram pequenos, recortados de forma oval e afixados em postes. Viggiani colava cartazes sobre placas de ferro fundido, já Antonio Barsanti (fundados da Pintex, em 1936) pintava luminosos em vidro e cristal, e reclames nas fachadas das lojas.  ...

Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente

História  A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto. Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.   Propaganda antiga - 1990          Na p...