ATIVIDADE AULA 2:
GRUPO 7
CIGARRO (1920 - 1949)
Segundo arqueólogos e
historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta
sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o
primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um
charuto com as folhas amarradas por um barbante:
Para os Maias e Astecas
o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco,
fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.
Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi
reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.
A partir da Primeira
Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os
soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era uma
das únicas atividades que mantinham o soldado acordado e trazia “calmaria”, os
desestressava. Além disso, o cigarro era
motivo de algumas superstições entre os soldados, diziam que não podiam acender
três cigarros com o mesmo fósforo, pois se fumasse pela noite o primeiro, o
inimigo conseguiria ver sua posição pela chama, preparava e carregava seu
fúsil, enquanto fumava o segundo, o inimigo mirava e ao terceiro, atirava.
Depois
disso o consumo do cigarro virou símbolo de sedução, sensualismo e sucesso. Um
exemplo foi a propaganda voltadas às mulheres dos Cigarros Liberty em 1923:
Em 1926, Cigarros Veado lançou uma campanha
simples, mas bem atrativa para os amantes de tabaco:
Já em 1928, a Cigarros Guanabara publicou um
recado aos trabalhadores para que consumissem mais do mercado interno, tentando
melhor assim a economia:
Uma das principais
marcas de cigarro, Lucky Strike, resolveu colocar o Papai Noel em uma de suas
campanhas de 1935:
“Luckies são fáceis na
minha garganta. Não existem tabacos mais finos do que os utilizados em Luckies,
e seu processo exclusivo garante sua proteção contra irritações na garganta ...
contra a tosse.”
E depois colocou nos anos 40 novamente:
Depois outras marcas que utilizaram o Papai Noel
como garoto propaganda, Cigarros Murad, Hollywood e Marlboro:
No Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados
receberam um maço de cigarros cada para consumo durante a Operação Overlord.
Perante todos os acontecimentos, o cigarro era o único que continha o controle
emocional dos soldados. A marca que os acompanhava durante a guerra era a Lucky
Strike.
A fama dos cigarros era entre os dois lados, tanto
Aliados quanto Eixo. Mas nos anos 40, durante a guerra, os nazistas lançaram a
primeira campanha antifumo:
“Ataque os vícios em vez de reclamar de seus fardos. O uso
excessivo de tabaco custa ao povo alemão 2,35 bilhões de marcos anualmente,
suficiente para fabricar dois milhões de Fuscas, ou gasolina suficiente para
dirigir 50 bilhões de quilômetros (não milhões, prestem atenção)! precisamos
racionar a economia do nosso povo!”
Durante os anos 40 as
propagandas eram cheias de requinte e elegância e Hollywood aproveitou das
celebridades para promover a venda dos cigarros da marca.
Na mesma época, Cigarros Chesterfield, lançou uma
propaganda muito boa, com uma temática ousada:
"Parabéns Pai. Nós sabemos seu ABC: sempre mais suave;
melhor sabor; mais legal de fumar”. E ainda se acrescenta – “todos os benefícios
do prazer de fumar"
Em
1944, a Cigarros Camel utilizou profissionais da saúde – o que atualmente,
seria muito irônico – como garotos propaganda:
"Mais Doutores fuma Camel do que qualquer outro
cigarro"
Aqui
tem o vídeo da propaganda da época:
Já
nesta propaganda da Hollywood de 1947, podemos ver que a sexualização ainda
existe, mesmo que de um jeito mais sutil.
O
Cigarros Continental utilizava muito conteúdos informativos para suas
campanhas. Neste de 1948, abordava curiosidades sobre a muralha da China e ao
mesmo tempo trouxe dados sobre o consumo do cigarro no Brasil, assim ela se
promove junto.
ALUNOS:
ANA IZES ANDRADE, ANA PAULA LIMA, BRUNA BERWANGER, CAROLINA CASTRO, MATHEUS
ADRIAN, YASMIN CIPRIANO
FONTES: SUPER ABRIL
Gostei da parte que mostra a propaganda de cigarro usando a imagem do Papai Noel! Texto muito bom!
ResponderExcluirAmeii as imagens, e o texto ta 10!!
ResponderExcluirAchei a pesquisa muito completa, ficou tope
ResponderExcluirMuito interessante pensar como se anunciavam esse tipo de produto, pois atualmente é proibido vincular esse tipo de anúncio. Ótimo conteúdo, Parabéns ao grupo!
ResponderExcluirQue achado esse blog! Parabéns a professora Patricia bem como aos alunos responsáveis pelos trabalhos, muito interessantes - e frequentemente cômicas - as propagandas que já rodaram o Brasil!
ResponderExcluir