PUBLICIDADE NO MERCADO BRASILEIRO
O surgimento de 1800 a 1919
O
cenário Brasileiro de Propaganda em massa, inicia-se com o surgimento do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. O primeiro
anúncio em um jornal foi publicado na Gazeta do Rio de Janeiro no ano de 1808,
era sobre a venda de uma casa e o estilo de anunciar usado foi parecido dos que
ecoam nos pregões, os famosos "compra & venda", sua comunicação lembra até a dos vendedores
ambulantes atualmente.
Página do Jornal Gazeta do Rio de Janeiro. |
Aparece em 1821 um novo jornal carioca chamado de O Diário do Rio de Janeiro, que se apresentava como jornal de anúncios, pois havia a necessidade dos anúncios nos jornais, para que se facilitasse as transações comerciais da época.
No princípio do século, uma antiga moda de colocar políticos em
anúncios começou. Faziam deles caricaturas, criavam diálogos, com muito humor e
com uma certa alegria, pois a propaganda da época não era agressiva, ia mais para
o lado irreverente e ingênuo, tudo bem imprevisto, sem dúvida, mas acima de
tudo liberal. Exemplos como o do presidente da república com seus ministros
saindo de uma loja qualquer, vestidos de quimono, dizendo que acabaram de fazer
compras fabulosas. Outro exemplo é o do Barão de Rio Branco falando de produtos
alimentícios. Estes anúncios eram vistos sempre de maneira positiva, amável,
mostrando sempre um feitio pessoal que devia ser muito ao gosto do público. Era
por serem personalidades conhecidas dos leitores e simpáticos aos leitores que
a propaganda os utilizava.
Surgimento da Revista da Semana - ano 1900
A partir de 1900, com o surgimento da Revista Semana, inicia-se
uma nova fase com uma linguagem menos agressiva, atualidades e preocupações
literárias. Também surgiram as revistas Arara e Vida Paulista, que se mantinham
através das propagandas. Muitos nomes tornaram-se conhecidos nesta época pelos
anúncios em grande escala: Drogaria J. Amarante, Charutaria do Comércio, Vinho
Baruel, Antarctica, Loteria São Paulo e também a Papelaria Duprat, o
Polytheama, a Chapelaria Alberto e a Leiteria Mandaqui. Além das peças
publicitárias coloridas mostrando vinhos, cabeleiras postiças, corpetes, cigarros
e teatros de variedades, anúncios de remédios avolumavam-se cada vez mais.
Principais Anunciantes - A indústria de remédios
O tipo de propaganda forte no Brasil no começo do século eram as sobre remédios. Com formato em preto e branco e de tamanho menor, anúncios de diversos remédios para combater a sífilis como outras doenças, se avolumavam em revistas, daí a frase que diz: Brasil: um vasto hospital.
Nascimento da agência Eclética - 1913
Em 1913, nasce a primeira agencia de publicidade, na verdade não
foi uma agencia desde o começo, era uma firma que evolui no sentido da
publicidade e logo se transforma em agência, a Eclética na sua fundação foram
contratados escritores e artistas para preparar os textos e ilustrações dos
anúncios.
A
agência anunciava nos principais meios de comunicação (revistas, jornais,
cartazes e mala-direta), tendo como principais clientes a Ford Motor Co., a
Texaco Co., Kolynos, Palmolive, Aveia Quaker, Sabonete Eucalol, Biscoitos
Aymoré, entre outros.
- O
Mercado de Produtos Importados no Brasil
O mercado de Produtos importados no Brasil, tem início com estes
principais anunciantes, podemos citar a história das empresas Bayer, Kolynos e
Taxaco com marcos históricos a partir de 1910.
"Se é Bayer é bom"
Kolynos
A marca Kolynos, uma das mais célebres na área de cremes dentais
no Brasil, surgiu nos Estados Unidos em 1908. Naquele ano, o dentista Neal
Jenkins lançou sua fórmula, empregada em escala industrial pela Kolynos
Company, baseada na cidade de New Haven, Connecticut.
O produto chegou ao Brasil em 1917, importado, e mais tarde ganhou fábrica no país devido ao sucesso das vendas. Posteriormente a marca foi extinta e substituída na fusão, pela então recém-criada Sorriso.
O produto chegou ao Brasil em 1917, importado, e mais tarde ganhou fábrica no país devido ao sucesso das vendas. Posteriormente a marca foi extinta e substituída na fusão, pela então recém-criada Sorriso.

Texaco - The Texas Company
Entre
outros grandes anunciantes como Texaco Co foi criada no Texas, Estados
Unidos em 1901, e Chegou ao Brasil em
1915, a empresa atua na fabricação e comercialização de lubrificantes
automotivos e industriais, destacam-se as marcas Havoline, Ursa e Marfak. Em
2008 a marca foi comprada pelo posto Ipiranga.
Público Alvo
O público alvo
na época para mídias em massa como jornais, e revistas, eram homens e mulheres.
O jornal era lido em grande parte pelo público masculino, pois era fonte das
principais informações do mundo a fora e do Brasil.
O público alvo
na época para mídias em massa como jornais, e revistas, eram homens e mulheres.
O jornal era lido em grande parte pelo público masculino, pois era fonte das
principais informações do mundo a fora e do Brasil.
No Brasil, os jornais locais divulgavam o
comércio local, anúncios de senhores de escravos, aulas de línguas
estrangeiras, prestadores de serviços, anúncios de empregos e entre outros, num
estilo "classificados" muitas vezes sem título no anúncio.
Já as revistas,
após sua criação foi a época em que mais houve revolução no mercado gráfico,
onde artistas produziam desenhos, pinturas e capas elaboradas.
A maioria do público das revistas eram as
mulheres, as revistas inseriram anúncios de cosméticos, alimentos,
medicamentos, veículos e entre outros. Além de informar ou ensinar algo ao
público.
Esses novos meios de anunciar atraiam
burguesia da época e trabalhadores que tinham negócios em ascensão.
A grande diferença que marcou a época de
jornal e revistas eram as imagens elaboradas e anúncios maiores em revistas e
também a possibilidade do anúncio ser mais impactante na revista, visto que o
mesmo poderia ser lido diversas outras vezes, e a revista investiu bastante no
entretenimento.
Em comparação ao jornal, os mesmos tinham
atualizações periódicas, o que fazia com que quem leu o anúncio no dia da
tiragem visualizasse a mensagem e quem não teve acesso ao jornal naquele dia,
poderia não ver o anúncio.
Quanto aos produtos importados vemos grandes
marcas internacionais instaladas no Brasil. Para atingir o público brasileiro
marcas como Kolynos tinham uma identidade visual bem "abrasileirada"
com as cores verde e amarelo.
Os produtos importados eram retratados por
pessoas famosas nas revistas e jornais, na maioria das vezes sua comunicação
era feita por poetas e outros artistas. Estes produtos tiveram mais ascensão
após a era do cinema e televisão onde atrizes e modelos divulgavam os mesmos.
TECNOLOGIA
Para garantir que os meios cumpram
com a sua função, na contemporaneidade, eles dependem diretamente da
tecnologia, sendo esta responsável por desenvolvê-los e aprimorá-los, a fim de
obter rapidez e eficácia na troca de mensagens entre emissor e receptor.
A
evolução da tecnologia aliada a comunicação garantiu também o surgimento de
novos meios de comunicação.
Em consequência, para não ficarem estagnadas
no tempo e ineficientes, as agências de publicidade tiveram a obrigação de se
readequarem de acordo com a evolução da tecnologia.
Atualmente os meios de
comunicação mais comuns são as redes sociais e televisões, mas em 1800, apesar
de não avançada quanto hoje, também aconteceu um a revolução tecnológica que
mudou o meio de publicizar, o jornal.
Em 1808 surgiu o primeiro
jornal, a Gazeta do Rio de Janeiro, e nele o primeiro anúncio. Os classificados,
como eram chamados os anúncios que ofereciam produtos ou serviços. Rapidamente,
os artigos se multiplicam, e os serviços também.
Logo após o jornal vieram alguns cartazes, painéis pintados e panfletos avulsos, que eram pregados em locais movimentados, como restaurantes e bares, ou entregues nas ruas em locais comerciais e Posteriormente o Surgimento das revistas, assim foi datada a evolução tecnológica no meio da Propaganda.
________________________________________________________________________________
Esta postagem faz parte do trabalho desenvolvido pelo grupo 10
Integrantes: Amanda Sousa, Luiza Vicente, Maria Júlia Totino e Stevan Lima.
![]() |
Obrigado pela visita caro leitor.<3 td="">3> |
________________________________________________________________________
Bibliografia:
Acesso dia 21/03/2020 as 10:00h.
Testando os comentários com login no blogger
ResponderExcluirTestando em outro blog aleatório
ResponderExcluirConteúdo excelente!!
ResponderExcluir