Propaganda de Guerra
Grupo 10
Contexto político na Segunda Guerra Mundial
O ano era 1939 o período da Segunda Guerra Mundial estava
se iniciando;
A Segunda Guerra Mundial envolveu muitas grandes nações
do mundo, como as Potências do Eixo: Alemanha, Itália e Japão; e os poderes
aliados: França, Grã-Bretanha e Rússia.
O partido
nazista, liderado por Adolf Hitler, estava no poder e a Europa estava em um
estado de angústia e logo o mundo inteiro estaria envolvido em uma guerra que
devastaria a humanidade pelas próximas gerações.
Durante a Grande
Guerra, os Estados Unidos e outros países aliados guerreavam com a Alemanha
Nazista, Japão, Itália em conflitos intenso como bombardeios aéreos e invasões
territoriais.
O Brasil declarou guerra com a Alemanha e Itália, e também ajudou com suas tropas militares, bases aéreas e navais no Nordeste do país, que permitiram a invasão da África do Norte.O período da Segunda Guerra mundial foi de 1939 a 1945.
Personagens influentes na Segunda Guerra mundial
Adolf Hitler – Líder do partido Nazista Alemão Sob sua liderança, o regime nazista executou um dos maiores genocídios da História, matando pelo menos 6 milhões de judeus e milhões de outras pessoas consideradas "sub-humanas" ou "indesejáveis".
Benito Mussolini - Primeiro-ministro da Itália, Tornou a
Itália uma das potências do grupo do Eixo, ao lado da Alemanha nazista de
Hitler.
Franklin Roosevelt - Foi presidente dos Estados Unidos na
época da Segunda Guerra Mundial, tendo sido reeleito três vezes. Tornou os EUA
peça-chave na vitória dos Aliados sobre os alemães no final da Segunda Guerra.
Hideki Tojo - Primeiro-ministro do Japão na maior parte
da Segunda Guerra, de 1941 a 1944, coordenou a luta de seu país a favor dos
países do Eixo.
Josef Stalin - Primeiro-ministro da União Soviética de
1941 a 1953, Stalin era um comunista com ideias revolucionárias que recebeu
todos os créditos pelo sucesso
soviético.
Winston Churchill - Foi o primeiro-ministro britânico
durante o período da guerra. Ele reacendeu o espírito patriota britânico, com
discursos entusiastas ao povo, afirmando que só interessava a vitória à
Inglaterra, que, "sem a vitória, não sobreviveremos".
A influência da Propaganda de Guerra no mercado
Durante a Segunda Guerra
Mundial, a propaganda foi uma força motriz que manteve as batalhas aquecidas e
a população de cada nação unida por uma causa comum. Os governos das nações que
lutam precisam dos homens de seu país e o uso da propaganda para convencer o
público a ajudar na guerra é uma das maiores armas usadas. Tanto a Alemanha
quanto a América fizeram um trabalho muito bom, no sentido de que alcançaram os
objetivos que buscavam com o uso de propaganda.
Do outro lado da moeda, os Estados Unidos
tiveram mais sucesso com sua campanha de propaganda. Por meio da propaganda, os
americanos promoveram a produção para que o exército americano fosse fornecido
suficientemente e também o povo americano tivesse empregos.
![]() |
Hitler em pronunciamento |
![]() |
Soldados Americanos com a população |
Ambos os países, Alemanha e
Estados Unidos, criaram vastas promoções durante a guerra que estavam se
degradando para seus lados opostos. Um grande senso de nacionalismo estava se
formando.
TECNOLOGIA E PUBLICO ALVO
(Como eram os anúncios na Segunda Guerra Mundial)
Na Segunda Guerra Mundial, o
uso estratégico de alguns meios de comunicação contribuiu com informações e
propagação do sentimento de nacionalismo durante a guerra, eram utilizados
tanto por militares quanto por civis.
.
Os rádios transmissores e
os radares dos sistemas de navegação, tanto marítimos quanto aéreos,
tornaram-se notáveis utensílios estratégicos nos anos 1940. O walkie-talkie também
foi largamente usado pelos militares e criou novas possibilidades para a
comunicação em combate.
A imprensa de forma em geral
foi transformada em uma arma de guerra. Os países envolvidos, principalmente
Alemanha, utilizavam muito da campanha pró Estado. Joseph Goebbels, ministro da
Propaganda utilizou o controle que detinha sobre o rádio, a televisão e os
jornais, consequência do governo totalitário. O uso massivo do rádio como
mecanismo ideológico, atingiu a mesma importância que a imprensa já tinha
atingido e os alemães souberam usufruir o potencial disseminador do novo meio
O rádio foi o primeiro meio
de comunicação a conectar individualmente com as pessoas, possibilitando que
cada ouvinte fosse tocado de forma particular por mensagens que eram recebidas
simultaneamente por milhões de pessoas. O papel do rádio, contudo, não estava
somente vinculado à disseminação das mensagens estadistas. A Alemanha utilizava
como meio para pronunciamentos e intimidação dos demais membros da sociedade
não inseridos no nacionalismo alemão. Assim, Goebbels tinha sob seu poder os
veículos de comunicação que também eram utilizados para reforçar o poder do
Estado.
Propaganda Nacionalista

Crianças nas Propagandas de Guerra
A tecnologia na comunicação
foi essencial além do poder bélico. Criar um ideal como o nazismo foi uma
grande campanha publicitária de sucesso, pois o algoz era visto como herói. Da mesma
forma, a campanha estado Unidense era totalmente contra a alemã, utilizando até
mesmo crianças.
Venda de bônus de guerra:
Venda de bônus de guerra:
![]() |
Bônus de Guerra - Propaganda Brasileira |
Os bônus de guerra são títulos públicos vendidos pelo governo num baixo valor para financiar os custos da guerra. Nisso, as pessoas se tornam investidores que emprestam dinheiro pro governo e em troca recebem uma rentabilidade posterior, ou seja, o valor que emprestaram + os juros.
Dessa forma o governo garantia através dessa arrecadação de fundos, que teria dinheiro o suficiente para investir para a vitória do país na Guerra. Essa venda ocorreu inclusive no Brasil, como podemos perceber no cartaz ao lado.
Participação da população civil nos esforços de guerra:
Esses cartazes eram utilizados para que as pessoas buscassem compor o Front Interno do país, ou seja, para que civis contribuíssem de todas as maneiras possíveis para a vitória do país na guerra. Veja exemplos abaixo:
![]() |
FLAGG, James. Comissão Nacional de Jardins de Guerra. Governo dos Estados Unidos. 1918. Tradução Livre: Plante as sementes da vitória. Plante e crie seus próprios vegetais. |
![]() |
Governo Brasileiro. Segunda Guerra Mundial. Cada um no seu lugar! Para a Vitória. |
Mulheres na Segunda Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial, os papéis de gênero eram muito mais rigorosos do que os da sociedade atual. As mulheres estavam em grande parte confinadas a uma esfera da vida doméstica. No entanto, como uma alta porcentagem da população masculina teve que deixar seu emprego para servir nas forças armadas, era necessário alvejar as mulheres com novas ofertas de emprego que o país precisava desesperadamente; era importante dizer às mulheres que seu papel teve um impacto significativo na guerra.

“We Can Do It”. Um simples cartaz de uma mulher que trabalha (baseado na personagem real de “Rosie, a rebitadeira”) flexionando seus músculos, deixa bem claro o novo poder das mulheres em toda a América. Ativas no serviço em fábricas em todo o país, essas mulheres eram parte vital do es- forço de guerra dos EUA e, pela primeira vez na história do país, elas tornaram-se uma força econômica a ser considerada.
Propaganda Audiovisual na Segunda Guerra Mundial
Outra propaganda veio em filmes e até desenhos animados, baratos, acessíveis e sempre presentes em escolas, fábricas e lojas. Apesar de a maior parte da propaganda ter como objetivo promover o patriotismo, alguns assumiram implicações racistas e, com o avançar da Segunda Guerra Mundial, o OWI, já presente em Hollywood, produziu filmes patrióticos como "Yankee Dandy" (1942), com James Cagney e "Pin-Up Girl" (1944), com Betty Grable.
Cartoons e História em Quadrinhos Infantis
Também foram produzidos cartoons e HQ para o público infantil sobre a vitória dos Estados Unidos da America na Segunda Guerra Mundial. A década de 1940 talvez tenha sido o período mais prolífico da história da animação, nos Estados Unidos e na Europa.

______________________________________________________________________________
Aula 2 – Grupo 10 (dez)
Integrantes: Amanda Carvalho, Luiza Vicente, Estevam Lima e
Maria Júlia Totino.
______________________________________________________________________________
Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial
https://culturacolectiva.com/historia/el-impacto-e-importancia-de-la-propaganda-en-la-segunda-guerra-mundial
https://culturacolectiva.com/historia/el-impacto-e-importancia-de-la-propaganda-en-la-segunda-guerra-mundial
https://www.politize.com.br/segunda-guerra-mundial/
http://www.universohq.com/universo-paralelo/cartuns-pela-vitoria-os-curiosos-desenhos-animados-da-segunda-guerra-mundial/
http://www.universohq.com/universo-paralelo/cartuns-pela-vitoria-os-curiosos-desenhos-animados-da-segunda-guerra-mundial/
ótimo conteúdo
ResponderExcluirImagens excelentes
ResponderExcluir(Ana Cristina)
A montagem ficou 10 e o texto foi muito bem escrito.(Ryam Campos)
ResponderExcluirFicou excelente o trabalho todo! Imagens boas e texto com ótimos conteúdos!
ResponderExcluirÓtimo trabalho pessoal. Parabéns pelas imagens e a elaboração dos textos!!
ResponderExcluir