Pular para o conteúdo principal

Atividade aula 1: Grupo 7 PROPAGANDAS SOBRE HIGIENE E BELEZA

PROPAGANDAS HIGIENE E BELEZA - INICIO DO SÉC. XX

Os hábitos de higiene que temos hoje levaram muito tempo para serem alcançados. Quando a família Real chegou ao Brasil, muitas doenças se propagavam graças a falta de higiene dos brasileiros na época. Em razão disso, propagandas se faziam necessárias para trazer esses hábitos e novos consumos. 


Casas de banho eram muito comuns no século XIX, uma delas foi a Serêa Paulista de 1865, suas propagandas eram publicadas no Jornal Gazeta. No ano de sua inauguração publicaram o seguinte anúncio, com muitas informações e explicando sobre a casa de banho:



Em 1867, houve a publicação de uma campanha de uma salão de beleza em São Paulo que atendiam senhoras da alta sociedade. O peculiar do anúncio é que foi feito em francês, pouco utilizado no momento, mas que “enobrecia” o serviço:


Outro fato importante foi a Belle Époque que é um período de cultura cosmopolita na história da Europa começando em 1871 e durando até 1914. No Brasil, chegou em 1889 e acaba na  Semana de Arte Moderna. O objetivo era abordar aspectos europeus, culturais, econômicos, políticos e sociais, costumes, cotidiano, como cabaré, docerias, cafés, modas e arte.


Um bom exemplo disso são os espartilhos de 1900, deixava as mulheres com uma cintura tão fina que seria capaz de matá-la sufocada.


Ainda em 1900, o sabão americano “Fairy”, lançou uma – dentre muitas- propagandas preconceituosas, que na época eram tratadas como “normais”. Tal propaganda, apresentava duas crianças, em que uma levantava o questionamento: “Por que sua mãe não te lava com sabão Fairy?”. 




Também envolvendo crianças, a Gillette lançou uma propaganda com um bebê com o título “comece cedo, faça a barba”:


Seguindo com a Gillette, em 1908, o que as imagens não apresentam, o rico e detalhado texto toma conta do recado:


Há também, propagandas da Colgate, que antigamente tinha produtos voltados a hábitos de higiene da população (além de pastas de dente) e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, respeitando o clima e as condições locais. Um exemplo é o talco para de bebê de 1910:



A Casa Colombo em 1916, utilizava revistas para publicar anúncios chamativos de sua marca:


Ela tinha como forte concorrente a Casa Mappin. Nessa campanha de 1918, promovia a moda para as mulheres e mostrava a força no estilo de vestir daquela época:


Do outro lado, a propaganda da Casa Mappin:


Casa Mappin em 1917:


E a Casa Bonilha (casa especializada em seda) em 1919 lançou uma campanha reforçando suas ofertas:


ALUNOS: ANA IZES ANDRADE, ANA PAULA LIMA, BRUNA BERWANGER, CAROLINA CASTRO, MATHEUS ADRIAN, YASMIN CIPRIANO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2

O rádio é a união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão. A primeira descoberta está nas ondas de rádio, com capacidade de enviar som e fotos pelo ar. O desenvolvimento do meio rádio teve início no ano de 1860, quando o físico escocês James Maxwell descobriu descobriu as ondas, que foram apresentadas somente em 1886 por Heinrich Hertz. Foi Hertz quem apresentou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. Assim, Guglielmo Marconi estabeleceu em linha telefônica os sinais de rádio.  Não existe um consenso sobre o inventor da radiodifusão. Alguns nomes são bastante vinculados a esse título: o do italiano Guglielmo Marconi, que patenteou a transmissão-recepção eletrônica por centelhamento dos sinais telegráficos em código Morse em 1896, e o do norte-americano Nikola Tesla. Essa controvérsia existe porque o italiano utilizou em sua invenção mais de 20 equipamentos patenteados por Tesla...

Atividade Aula 1/Grupo 3: A Comunicação e o Mercado da guerra

“Desde a Grécia Antiga, o povo sempre foi persuadido a apoiar confrontos militares, mas nunca de uma maneira tão sofisticada e eficaz como na 1ª Guerra Mundial” , diz Aaron Delwiche. A propaganda tornou-se uma arma tão importante e decisiva quanto metralhadoras, canhões, tanques e submarinos. Também deixou de ser vista apenas como estratégia de mercado mas como uma ferramenta de guerra.   O grande poder da propaganda iniciou-se como um meio das nações se justificarem ao seu povo o envolvimento e conquistar mais recursos para sustentar a campanha militar. Também precisavam conquistar mais soldados para participar das trincheiras e alimentar o patriotismo da população.   “Por que eu não vou? O 148º Batalhão precisa de mim.” O dever cívico sendo utilizando como forma de convencimento ao alistamento militar voluntário. “União do Império Britânico: ‘Uma vez alemão – sempre alemão’” - O uso da xenofobia como crítica aos inimigos de guerra. ...

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...