Pular para o conteúdo principal

Atividade aula 1: Grupo 7 PROPAGANDAS SOBRE HIGIENE E BELEZA

PROPAGANDAS HIGIENE E BELEZA - INICIO DO SÉC. XX

Os hábitos de higiene que temos hoje levaram muito tempo para serem alcançados. Quando a família Real chegou ao Brasil, muitas doenças se propagavam graças a falta de higiene dos brasileiros na época. Em razão disso, propagandas se faziam necessárias para trazer esses hábitos e novos consumos. 


Casas de banho eram muito comuns no século XIX, uma delas foi a Serêa Paulista de 1865, suas propagandas eram publicadas no Jornal Gazeta. No ano de sua inauguração publicaram o seguinte anúncio, com muitas informações e explicando sobre a casa de banho:



Em 1867, houve a publicação de uma campanha de uma salão de beleza em São Paulo que atendiam senhoras da alta sociedade. O peculiar do anúncio é que foi feito em francês, pouco utilizado no momento, mas que “enobrecia” o serviço:


Outro fato importante foi a Belle Époque que é um período de cultura cosmopolita na história da Europa começando em 1871 e durando até 1914. No Brasil, chegou em 1889 e acaba na  Semana de Arte Moderna. O objetivo era abordar aspectos europeus, culturais, econômicos, políticos e sociais, costumes, cotidiano, como cabaré, docerias, cafés, modas e arte.


Um bom exemplo disso são os espartilhos de 1900, deixava as mulheres com uma cintura tão fina que seria capaz de matá-la sufocada.


Ainda em 1900, o sabão americano “Fairy”, lançou uma – dentre muitas- propagandas preconceituosas, que na época eram tratadas como “normais”. Tal propaganda, apresentava duas crianças, em que uma levantava o questionamento: “Por que sua mãe não te lava com sabão Fairy?”. 




Também envolvendo crianças, a Gillette lançou uma propaganda com um bebê com o título “comece cedo, faça a barba”:


Seguindo com a Gillette, em 1908, o que as imagens não apresentam, o rico e detalhado texto toma conta do recado:


Há também, propagandas da Colgate, que antigamente tinha produtos voltados a hábitos de higiene da população (além de pastas de dente) e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, respeitando o clima e as condições locais. Um exemplo é o talco para de bebê de 1910:



A Casa Colombo em 1916, utilizava revistas para publicar anúncios chamativos de sua marca:


Ela tinha como forte concorrente a Casa Mappin. Nessa campanha de 1918, promovia a moda para as mulheres e mostrava a força no estilo de vestir daquela época:


Do outro lado, a propaganda da Casa Mappin:


Casa Mappin em 1917:


E a Casa Bonilha (casa especializada em seda) em 1919 lançou uma campanha reforçando suas ofertas:


ALUNOS: ANA IZES ANDRADE, ANA PAULA LIMA, BRUNA BERWANGER, CAROLINA CASTRO, MATHEUS ADRIAN, YASMIN CIPRIANO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/Grupo 11: Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off

Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. A instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país foi em 1929, em São Paulo. A Publix fundada pelo italiano Amadeo Viggiani e por Marta Paturan de Oliveira, e existe até hoje. Naquela época, os outdoors eram pequenos, recortados de forma oval e afixados em postes. Viggiani colava cartazes sobre placas de ferro fundido, já Antonio Barsanti (fundados da Pintex, em 1936) pintava luminosos em vidro e cristal, e reclames nas fachadas das lojas.  ...

Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente

História  A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto. Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.   Propaganda antiga - 1990          Na p...