PROPAGANDAS HIGIENE E BELEZA - INICIO DO SÉC. XX
Os hábitos de higiene que temos hoje
levaram muito tempo para serem alcançados. Quando a família Real chegou ao
Brasil, muitas doenças se propagavam graças a falta de higiene dos brasileiros
na época. Em razão disso, propagandas se faziam necessárias para trazer esses
hábitos e novos consumos.
Casas de banho eram muito comuns no
século XIX, uma delas foi a Serêa Paulista de 1865, suas propagandas eram
publicadas no Jornal Gazeta. No ano de sua inauguração publicaram o seguinte
anúncio, com muitas informações e explicando sobre a casa de banho:
Em 1867, houve a publicação de uma campanha
de uma salão de beleza em São Paulo que atendiam senhoras da alta sociedade. O peculiar do
anúncio é que foi feito em francês, pouco utilizado no momento, mas que
“enobrecia” o serviço:
Outro fato importante foi a Belle
Époque que é um período de cultura cosmopolita na história da Europa começando
em 1871 e durando até 1914. No Brasil, chegou em 1889 e acaba na Semana de Arte Moderna. O objetivo era
abordar aspectos europeus, culturais, econômicos, políticos e sociais, costumes,
cotidiano, como cabaré, docerias, cafés, modas e arte.
Um bom exemplo disso são os espartilhos
de 1900, deixava as mulheres com uma cintura tão fina que seria capaz de
matá-la sufocada.
Ainda em 1900, o sabão americano
“Fairy”, lançou uma – dentre muitas- propagandas preconceituosas, que na época
eram tratadas como “normais”. Tal propaganda, apresentava duas crianças, em que
uma levantava o questionamento: “Por que sua mãe não te lava com sabão Fairy?”.
Também envolvendo crianças, a Gillette lançou uma propaganda com um bebê com o título “comece cedo, faça a
barba”:
Seguindo com a Gillette, em 1908, o que
as imagens não apresentam, o rico e detalhado texto toma conta do recado:
Há também, propagandas da Colgate, que
antigamente tinha produtos voltados a hábitos de
higiene da população (além de pastas de dente) e do estudo de fórmulas de
produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, respeitando o
clima e as condições locais. Um exemplo é o talco para de bebê de 1910:
A Casa Colombo em 1916, utilizava
revistas para publicar anúncios chamativos de sua marca:
Ela tinha como forte concorrente a Casa
Mappin. Nessa campanha de 1918, promovia a moda para as mulheres
e mostrava a força no estilo de vestir daquela época:
Do outro lado, a propaganda da Casa
Mappin:
Casa Mappin em 1917:
E a Casa Bonilha (casa especializada em
seda) em 1919 lançou uma campanha reforçando suas ofertas:
ALUNOS: ANA IZES ANDRADE, ANA PAULA LIMA, BRUNA BERWANGER, CAROLINA CASTRO, MATHEUS ADRIAN, YASMIN CIPRIANO
FONTES: PROPAGANDAS HISTÓRICAS
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