Pular para o conteúdo principal

Atividade aula 1/Grupo 1: História da publicidade Brasileira


Aula 01
Grupo 01 - Ana Cristina Lopes, Isabela Sant'Anna & Ryam Campos



  Por volta de 1800, a família real portuguesa veio para o Brasil com o intuito de fugir das tropas napoleônicas, que por ordem de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, pois o Rei não queria ceder ao Bloqueio Continental instituído pela França, a fim de prejudicar os ingleses.









  Com a vinda da família real e da corte portuguesa para o Brasil, algumas mudanças foram feitas para agradar seus mais novos habitantes. Alguns exemplos são: a abertura dos portos às nações amigas — com a abertura dos portos, o comércio foi diversificado, passando a oferecer serviços como o de cabeleireiros, chapeleiros, modistas, entre outros , a mudança da capital do Brasil na época de Salvador para Rio de Janeiro , no Rio de Janeiro houve melhorias e levantamentos de prédios públicos, foram criadas também a Academia da Marinha, a Academia Militar, o Jardim Botânico, a Real Fábrica de Pólvora, Laboratório Químico-Prático, etc. O príncipe-regente, D. João, também abriu a Imprensa Régia.





  Na imprensa Régia, foi editado o primeiro jornal da colônia Americana: A Gazeta do Rio de Janeiro.

  Nesse período foi possível a circulação de notícias, porém restritas, pois eram controladas pela Casa Bragança. A publicação indicava, também, onde adquirir produtos que agradassem o paladar daqueles que migraram para os trópicos.

  Com a prensa tipográfica em auge no Brasil, a publicidade foi ganhando espaço com os classificados, neles, os cidadãos podiam expressar suas intenções de oferta de serviços, de compra, troca e venda de produtos e propriedades.




  
Um dos primeiros anúncios foi esse de venda de moradia:





  Outros anúncios, muito comuns na época, eram as de venda de escravos ou das de fuga deles, visto que era um período escravocrata.



   Em meados do século XIX, surgem os primeiros free lances da história publicitária brasileira, os poetas. E não muito tempo depois os artistas se juntaram a eles, ilustrando os anúncios nas revistas início do século XX.
  Em resumo, graças a vinda da família real para o Brasil, mudanças ocorreram em prol da evolução do país e junto disso a propagação de informação e de classificados foi facilitada com a ajuda da prensa tipográfica, que proporcionou o aumento do número de cópias.



Para mais informações sobre a chegada da família Real ao Brasil e, com isso, o início da prensa tipográfica e da publicidade no Brasil, leia o capitulo 04 do livro hiperpublicidade volume 01

Biografia

Os demais posts que seguiram nesse blog abordaram mais sobre os acontecimentos que se seguiram no mundo publicitario.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Aula 2

O rádio é a união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão. A primeira descoberta está nas ondas de rádio, com capacidade de enviar som e fotos pelo ar. O desenvolvimento do meio rádio teve início no ano de 1860, quando o físico escocês James Maxwell descobriu descobriu as ondas, que foram apresentadas somente em 1886 por Heinrich Hertz. Foi Hertz quem apresentou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. Assim, Guglielmo Marconi estabeleceu em linha telefônica os sinais de rádio.  Não existe um consenso sobre o inventor da radiodifusão. Alguns nomes são bastante vinculados a esse título: o do italiano Guglielmo Marconi, que patenteou a transmissão-recepção eletrônica por centelhamento dos sinais telegráficos em código Morse em 1896, e o do norte-americano Nikola Tesla. Essa controvérsia existe porque o italiano utilizou em sua invenção mais de 20 equipamentos patenteados por Tesla...

Atividade 4 / Grupo 5 - Apple - Antigamente x Atual

História da Apple Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne criaram a Apple no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, no Vale do Silício que existia na Califórnia. Wozniak era aficionado por eletrônica e tinha criado parte das Blue Boxes que existiam na época, uma forma de crackear as linhas telefônicas que existiam nos Estados Unidos. Com esse conhecimento, o trio começou a produzir computadores em miniatura em uma garagem, que seriam o primeiro passo para revolucionar a tecnologia. Macintosh No ano de 1984, foi lançado o primeiro Macintosh. Steve Jobs fez uma apresentação que até nos dias atuais é lembrado; usufruindo das particularidades do "pc", trazia um diálogo "dele" com o criador. Ele tinha mouse, teclado e uma interface gráfica em preto e branco. Esse modelo ficou conhecido mais pra frente como Macintosh 128k e, sim, ele é o daquele comercial clássico de 1984, dirigido por Ridley Scott e apresentado num Super Bowl. Tudo pare...