Pular para o conteúdo principal

Atividade aula 1/Grupo 1: História da publicidade Brasileira


Aula 01
Grupo 01 - Ana Cristina Lopes, Isabela Sant'Anna & Ryam Campos



  Por volta de 1800, a família real portuguesa veio para o Brasil com o intuito de fugir das tropas napoleônicas, que por ordem de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, pois o Rei não queria ceder ao Bloqueio Continental instituído pela França, a fim de prejudicar os ingleses.









  Com a vinda da família real e da corte portuguesa para o Brasil, algumas mudanças foram feitas para agradar seus mais novos habitantes. Alguns exemplos são: a abertura dos portos às nações amigas — com a abertura dos portos, o comércio foi diversificado, passando a oferecer serviços como o de cabeleireiros, chapeleiros, modistas, entre outros , a mudança da capital do Brasil na época de Salvador para Rio de Janeiro , no Rio de Janeiro houve melhorias e levantamentos de prédios públicos, foram criadas também a Academia da Marinha, a Academia Militar, o Jardim Botânico, a Real Fábrica de Pólvora, Laboratório Químico-Prático, etc. O príncipe-regente, D. João, também abriu a Imprensa Régia.





  Na imprensa Régia, foi editado o primeiro jornal da colônia Americana: A Gazeta do Rio de Janeiro.

  Nesse período foi possível a circulação de notícias, porém restritas, pois eram controladas pela Casa Bragança. A publicação indicava, também, onde adquirir produtos que agradassem o paladar daqueles que migraram para os trópicos.

  Com a prensa tipográfica em auge no Brasil, a publicidade foi ganhando espaço com os classificados, neles, os cidadãos podiam expressar suas intenções de oferta de serviços, de compra, troca e venda de produtos e propriedades.




  
Um dos primeiros anúncios foi esse de venda de moradia:





  Outros anúncios, muito comuns na época, eram as de venda de escravos ou das de fuga deles, visto que era um período escravocrata.



   Em meados do século XIX, surgem os primeiros free lances da história publicitária brasileira, os poetas. E não muito tempo depois os artistas se juntaram a eles, ilustrando os anúncios nas revistas início do século XX.
  Em resumo, graças a vinda da família real para o Brasil, mudanças ocorreram em prol da evolução do país e junto disso a propagação de informação e de classificados foi facilitada com a ajuda da prensa tipográfica, que proporcionou o aumento do número de cópias.



Para mais informações sobre a chegada da família Real ao Brasil e, com isso, o início da prensa tipográfica e da publicidade no Brasil, leia o capitulo 04 do livro hiperpublicidade volume 01

Biografia

Os demais posts que seguiram nesse blog abordaram mais sobre os acontecimentos que se seguiram no mundo publicitario.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/Grupo 11: Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off

Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. A instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país foi em 1929, em São Paulo. A Publix fundada pelo italiano Amadeo Viggiani e por Marta Paturan de Oliveira, e existe até hoje. Naquela época, os outdoors eram pequenos, recortados de forma oval e afixados em postes. Viggiani colava cartazes sobre placas de ferro fundido, já Antonio Barsanti (fundados da Pintex, em 1936) pintava luminosos em vidro e cristal, e reclames nas fachadas das lojas.  ...

Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente

História  A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto. Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.   Propaganda antiga - 1990          Na p...