Pular para o conteúdo principal

Atividade 04/ grupo 01 Antarctica antiga x atual.


História

A fábrica Antarctica foi fundada em 1885 e inicialmente era um abatedouro de suínos e uma fábrica de gelo com capacidade ociosa o que dispersou o interesse do cervejeiro alemão Louis Bucher, que desde 1868 possuía uma pequena cervejaria. Os dois empresários se associaram e criou-se a primeira fábrica de cerveja com tecnologia de baixa fermentação do país em 1888, que tinha capacidade de produção diária de seis mil litros.

Em 2000 houve a fusão da Antarctica e da Brahma

Propaganda Antarctica (1940)



Em 1940 a empresa Antarctica lançou a campanha Cerveja Preferida, na qual uma criança segura uma garrafa da cerveja e despeja na boca de um adulto, os dois possuem aspetos feliz e satisfeito, na lateral direita temos a frase “É tão leve, suave e agradável que até as crianças gostam!” e ao final tem-se a estrela de Davi com o “A" da marca em seu centro. Apenas em 2011 a Lei Estadual n° 14.592 entrou em vigor, a qual tornou proibida a “venda, oferta, fornecimento, entrega e permissão do consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, ainda que gratuitamente”, na década de 40 não existia a proibição e a conscientização da participação de menores em propagandas de bebidas alcoólicas, era a realidade da época.
Apesar da situação a crianças, entendemos que  a propaganda era destinada a homens adultos (que eram os principais consumidores do produto) e em sei título procura uma forma amena de expressar o sabor ameno da cerveja em comparação a outra marca.
O hexagrama (estrela de seis pontas) foi utilizado pela marca como símbolo da alquimia e faz menção ao processo de fabricação da cerveja exemplificada na imagem abaixo:

 

Propaganda Antártica (2017)

 

As propagandas da Antarctica se distanciaram bastante de seus antigos signos, abandonaram o formato que expuseram a mulher de formas sexualizadas ou até mesmo mostrando crianças. Hoje a Antarctica se mostra em um novo viés, um novo jeito de pensar a marca, ela busca expor que a sua cerveja e um meio de reunir os amigos e aproveitar os bons momentos.

 Além disso, investiu em maiores produções áudio visuais, chegando até mesmo a fazer uma web serie “Na Lata”, que tem seus episódios voltados para a comédia e para mostrar a força da amizade, e para isso chamaram grandes atores comediantes e atores: Douglas Silva, Thiago Martins e Rafael Portugal, que se aventuram no carnaval a procura do dono de uma bolada que encontraram no bloco, enquanto o personagem principal Vavá dialoga entre ficar ou não com o dinheiro. A mine serie tem 4 episódios e tem todos disponíveis no youtube.

  


 


Alunos: -Ryam Campos
-Ana Cristina
-Isabella Sant’anna

Comentários

  1. Ficou muito interessante, principalmente a parte da Alquimia da Fabricação. Ótimo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...