História
A fábrica Antarctica foi fundada em 1885 e
inicialmente era um abatedouro de suínos e uma fábrica de gelo com capacidade
ociosa o que dispersou o interesse do cervejeiro alemão Louis Bucher, que desde
1868 possuía uma pequena cervejaria. Os dois empresários se associaram e
criou-se a primeira fábrica de cerveja com tecnologia de baixa fermentação do
país em 1888, que tinha capacidade de produção diária de seis mil litros.
Em 2000 houve a fusão da Antarctica e da Brahma
Propaganda Antarctica (1940)
Em 1940 a empresa Antarctica lançou a campanha
Cerveja Preferida, na qual uma criança segura uma garrafa da cerveja e despeja
na boca de um adulto, os dois possuem aspetos feliz e satisfeito, na lateral
direita temos a frase “É tão leve, suave e agradável que até as crianças
gostam!” e ao final tem-se a estrela de Davi com o “A" da marca em seu
centro. Apenas em 2011 a Lei Estadual n° 14.592 entrou em vigor, a qual tornou
proibida a “venda, oferta, fornecimento, entrega e permissão do consumo de bebidas
alcoólicas para menores de 18 anos, ainda que gratuitamente”, na década
de 40 não existia a proibição e a conscientização da participação de menores em
propagandas de bebidas alcoólicas, era a realidade da época.
Apesar da situação a crianças, entendemos que a propaganda era destinada a homens adultos (que
eram os principais consumidores do produto) e em sei título procura uma forma
amena de expressar o sabor ameno da cerveja em comparação a outra marca.
O hexagrama (estrela de seis pontas) foi utilizado
pela marca como símbolo da alquimia e faz menção ao processo de fabricação da
cerveja exemplificada na imagem abaixo:
Propaganda Antártica (2017)
As propagandas
da Antarctica se distanciaram bastante de seus antigos signos, abandonaram o
formato que expuseram a mulher de formas sexualizadas ou até mesmo mostrando crianças. Hoje a Antarctica se
mostra em um novo viés, um novo jeito de pensar a marca, ela busca expor que a
sua cerveja e um meio de reunir os amigos e aproveitar os bons momentos.
Além disso, investiu em maiores produções áudio
visuais, chegando até mesmo a fazer uma web serie “Na Lata”, que tem seus episódios
voltados para a comédia e para mostrar a força da amizade, e para isso chamaram
grandes atores comediantes e atores: Douglas Silva, Thiago Martins e Rafael Portugal, que se
aventuram no carnaval a procura do dono de uma bolada que encontraram no bloco,
enquanto o personagem principal Vavá dialoga entre ficar ou não com o dinheiro.
A mine serie tem 4 episódios e tem todos disponíveis no youtube.
Alunos: -Ryam Campos
-Ana Cristina
-Isabella Sant’anna
Ficou muito interessante, principalmente a parte da Alquimia da Fabricação. Ótimo!
ResponderExcluir