Pular para o conteúdo principal

Atividade 04/Grupo 02 - Propaganda Antiga x Propaganda Atual (HAVAIANAS)

                           ATIVIDADE 04 - GRUPO 02

    PROPAGANDA ANTIGA   X  PROPAGANDA ATUAL





  [1] Um breve resumo sobre a marca: Fundada em 1907, a São Paulo Alpargatas começou a fabricar as tradicionais Havaianas no início da década de 60. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis. Não possuíam um atrativo visual, porém, eram bem baratas. Há vários anos a Havaianas vem se posicionando como uma marca acessível, porém sem ser popular. Por ter um preço competitivo e ainda ter adquirido grande valor, está presente em todos os pés. Foi daí que surgiu o slogan: “Todo mundo usa”. Sempre com uma forte presença na mídia televisiva, ela conta hoje com uma marca consolidada, em sintonia com os interesses do seu público e antenada nas tendências da moda. Sendo assim uma sandália que, devido aos esforços de marketing e comunicação, se tornou mais que uma simples sandália de borracha, mas sim um objeto altamente desejável, com grande apreciação no mercado e, mais ainda, de simpatia do público consumidor pela marca.



 PROPAGANDA ANTIGA 


                     OBS*: Assistir do minuto 0:00 até 0:030


À priori, é notável que a campanha tem o caráter informativo, com a intenção de mostrar a qualidade do produto para o seu público, ou seja, mostrar a qualidade da Havaianas para que o público se interessasse e fosse comprar. Mais resistente, macia, confortável, não solta as tiras, não deforma... são argumentos que mostram que, a grande preocupação da marca era realmente divulgar o seu produto, da melhor forma possível para que as pessoas o consumissem e isso mostra exatamente o posicionamento da marca em relação ao produto que foi anunciado.

Com essa preocupação com o cliente bem expressiva, utilizando até argumentos motivacionais - 'A legítima é o melhor lar para o seu pé' - é possível entender que a marca tem um posicionamento com o cliente de caráter persuasivo. Ela informa sobre o seu produto de uma forma que conquista o consumidor de forma ética.

Sendo assim, a o posicionamento do público com a marca é de fato bastante positivo. Porque ao ser influenciado para consumir o produto, ele experimenta e vê que os argumentos utilizados na propaganda são verdadeiros, com isso ele não se sente enganado pela marca e irá continuar consumindo os produtos.
                                                                         
                                      X


PROPAGANDA ATUAL 
  (2018): https://www.youtube.com/watch?v=dweMjs4CncA&feature=youtu.be


Durante muito tempo, a marca foi associada às classes mais populares, o que dificultou a entrada nas classes média e alta. Porém, a marca passou a fazer ações direcionadas a públicos específicos, sempre buscando empatia e o humor, assim como nessa propaganda com a atriz Deborah Secco. 

O foco nas campanhas atuais não é mais informar e mostrar sobre o produto, porque já conhecido e aprovado por todos. Então, diferente das propagandas antigas, hoje em dia a Havaianas busca desenvolver propagandas em que o seu produto apenas se torne um desejo de consumo. Ela utiliza argumentos com valores socioculturais, mantendo o interesse e o diálogo com o seu público de forma sempre saudável. Isso mostra que o seu posicionamento com o produto mudou, exemplo: Na propaganda em questão, a Havaianas serve para "atrair" homens para as personagens... é claro que uma chinela não vai fazer isso acontecer, mas a Havaianas vai. Ou seja, o produto agora é explorado de diversas formas para ser propagado. 

Agora a Havaianas tem um novo posicionamento com o seu público. O intuito em sua propaganda atual é induzir a ideia de que o seu produto é capaz de “proporcionar” além de conforto e exclusividade, o que o seu cliente mais deseja. Dando a ideia de que a chinela mais queridinha do Brasil, é capaz de “realizar” o seus maiores desejos. A propaganda apela para o lado “atraente” do produto, dando a entender que ao usar a chinela pode atrair, por exemplo, o sexo oposto. O que pode ser bastante apelativo para o público, fazendo com que comprem a chinela afim de conquistar suas metas. Isso se modificou porque o público se comporta totalmente diferente do que no passado. Estamos falando de um público que, apesar do distanciamento que o próprio ritmo de vida coloca, valoriza as relações verdadeiras e divertidas, sejam elas com pessoas ou marcas. 

O inteligente e correto novo posicionamento da marca com público deu tão certo que teve resultado positivo da forma inversa. O posicionamento do público com a marca é bastante satisfatório. O cliente já sabe da qualidade da Havaianas e juntando com a forma que a marca se comunica com ele, o resultado só podia ser a fidelidade dele com o produto (principal objetivo da marca).  


Por fim, o prestígio conquistado pela Havaianas a coloca em uma situação privilegiada no mercado. Apesar da sua alta qualidade, muita reforçada durante anos pela comunicação (“Não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro"), e de ter se tornado um ícone desejado pelo seu grande valor, a Havaianas tem um preço equivalente aos seus concorrentes no mercado, o que a coloca ainda mais apta a ganhar qualquer disputa publicitária e de mercado.


Fontes: [1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Havaianas + Aula
do Professor Hildeu sobre a marca Havaianas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE 04/GRUPO 02 - PROPAGANDA ANTIGA X PROPAGANDA ATUAL 

ALUNOS: Ana Tereza de Siqueira Lobo, Amanda Navega, André Razuk, Heitor Japiassú, Júlia Arantes e Manuela Rebello. 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/Grupo 1: História da publicidade Brasileira

Aula 01 Grupo 01 - Ana Cristina Lopes, Isabela Sant'Anna & Ryam Campos    Por volta de 1800, a família real portuguesa veio para o Brasil com o intuito de fugir das tropas napoleônicas, que por ordem de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, pois o Rei não queria ceder ao Bloqueio Continental instituído pela França, a fim de prejudicar os ingleses.   Com a vinda da família real e da corte portuguesa para o Brasil, algumas mudanças foram feitas para agradar seus mais novos habitantes. Alguns exemplos são: a abertura dos portos às nações amigas —  com a abertura dos portos, o comércio foi diversificado, passando a oferecer serviços como o de cabeleireiros, chapeleiros, modistas, entre outros  — , a mudança da capital do Brasil na época — de Salvador para Rio de Janeiro — , no Rio de Janeiro houve melhorias e levantamentos de prédios públicos, foram criadas também a Academia da Marinha, a Academia Militar, o Jardim Botâ...

Atividade aula 2 /Grupo 10 - Propaganda de Guerra

Propaganda de Guerra Grupo 10 Contexto político na Segunda Guerra Mundial    O ano era 1939 o período da Segunda Guerra Mundial estava se iniciando; A Segunda Guerra Mundial envolveu muitas grandes nações do mundo, como as Potências do Eixo: Alemanha, Itália e Japão; e os poderes aliados: França, Grã-Bretanha e Rússia. O partido nazista, liderado por Adolf Hitler, estava no poder e a Europa estava em um estado de angústia e logo o mundo inteiro estaria envolvido em uma guerra que devastaria a humanidade pelas próximas gerações.   Durante a Grande Guerra, os Estados Unidos e outros países aliados guerreavam com a Alemanha Nazista, Japão, Itália em conflitos intenso como bombardeios aéreos e invasões territoriais .       O Brasil inicialmente preferiu manter uma neutralidade pelo menos até 1942, onde após uma reunião com os chanceleres americanos o Brasil rompeu as relações diplomáticas e comerciais com a Alemanha Nazista, I...

Atividade aula 1 - Grupo 2 Escravização Pelo Olhar da Comunicação

[1] Por volta da década de 1530, iniciou-se a Escravidão no Brasil, devido à demanda por mão de obra para o trabalho nas lavouras. Com isso os portugueses começaram a implantar bases na América Portuguesa para aumentar o número de trabalhadores para esse serviço. Nesse início a escravização era feita com os índios e mais pra frente, por volta dos séculos XVI e XVII, foi substituída por escravos africanos, que foram trazidos por meio do tráfico negreiro. Esse comércio de escravos se tornou a atividade comercial que movimentava a economia do Brasil no século 19, e assim nasce a importância da utilização da publicidade e da propaganda no país. [2] À priori, essa atividade comercial, que tinha como público alvo os Senhores que compravam os escravos, era divulgada por anúncios em jornais (principal tecnologia comunicativa da época) e tratava da venda, do aluguel e da fuga de escravos.  Estes anúncios eram feitos com linguajar formal e descreviam com clareza as característi...