Pular para o conteúdo principal

Atividade 04/Grupo 02 - Propaganda Antiga x Propaganda Atual (HAVAIANAS)

                           ATIVIDADE 04 - GRUPO 02

    PROPAGANDA ANTIGA   X  PROPAGANDA ATUAL





  [1] Um breve resumo sobre a marca: Fundada em 1907, a São Paulo Alpargatas começou a fabricar as tradicionais Havaianas no início da década de 60. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis. Não possuíam um atrativo visual, porém, eram bem baratas. Há vários anos a Havaianas vem se posicionando como uma marca acessível, porém sem ser popular. Por ter um preço competitivo e ainda ter adquirido grande valor, está presente em todos os pés. Foi daí que surgiu o slogan: “Todo mundo usa”. Sempre com uma forte presença na mídia televisiva, ela conta hoje com uma marca consolidada, em sintonia com os interesses do seu público e antenada nas tendências da moda. Sendo assim uma sandália que, devido aos esforços de marketing e comunicação, se tornou mais que uma simples sandália de borracha, mas sim um objeto altamente desejável, com grande apreciação no mercado e, mais ainda, de simpatia do público consumidor pela marca.



 PROPAGANDA ANTIGA 


                     OBS*: Assistir do minuto 0:00 até 0:030


À priori, é notável que a campanha tem o caráter informativo, com a intenção de mostrar a qualidade do produto para o seu público, ou seja, mostrar a qualidade da Havaianas para que o público se interessasse e fosse comprar. Mais resistente, macia, confortável, não solta as tiras, não deforma... são argumentos que mostram que, a grande preocupação da marca era realmente divulgar o seu produto, da melhor forma possível para que as pessoas o consumissem e isso mostra exatamente o posicionamento da marca em relação ao produto que foi anunciado.

Com essa preocupação com o cliente bem expressiva, utilizando até argumentos motivacionais - 'A legítima é o melhor lar para o seu pé' - é possível entender que a marca tem um posicionamento com o cliente de caráter persuasivo. Ela informa sobre o seu produto de uma forma que conquista o consumidor de forma ética.

Sendo assim, a o posicionamento do público com a marca é de fato bastante positivo. Porque ao ser influenciado para consumir o produto, ele experimenta e vê que os argumentos utilizados na propaganda são verdadeiros, com isso ele não se sente enganado pela marca e irá continuar consumindo os produtos.
                                                                         
                                      X


PROPAGANDA ATUAL 
  (2018): https://www.youtube.com/watch?v=dweMjs4CncA&feature=youtu.be


Durante muito tempo, a marca foi associada às classes mais populares, o que dificultou a entrada nas classes média e alta. Porém, a marca passou a fazer ações direcionadas a públicos específicos, sempre buscando empatia e o humor, assim como nessa propaganda com a atriz Deborah Secco. 

O foco nas campanhas atuais não é mais informar e mostrar sobre o produto, porque já conhecido e aprovado por todos. Então, diferente das propagandas antigas, hoje em dia a Havaianas busca desenvolver propagandas em que o seu produto apenas se torne um desejo de consumo. Ela utiliza argumentos com valores socioculturais, mantendo o interesse e o diálogo com o seu público de forma sempre saudável. Isso mostra que o seu posicionamento com o produto mudou, exemplo: Na propaganda em questão, a Havaianas serve para "atrair" homens para as personagens... é claro que uma chinela não vai fazer isso acontecer, mas a Havaianas vai. Ou seja, o produto agora é explorado de diversas formas para ser propagado. 

Agora a Havaianas tem um novo posicionamento com o seu público. O intuito em sua propaganda atual é induzir a ideia de que o seu produto é capaz de “proporcionar” além de conforto e exclusividade, o que o seu cliente mais deseja. Dando a ideia de que a chinela mais queridinha do Brasil, é capaz de “realizar” o seus maiores desejos. A propaganda apela para o lado “atraente” do produto, dando a entender que ao usar a chinela pode atrair, por exemplo, o sexo oposto. O que pode ser bastante apelativo para o público, fazendo com que comprem a chinela afim de conquistar suas metas. Isso se modificou porque o público se comporta totalmente diferente do que no passado. Estamos falando de um público que, apesar do distanciamento que o próprio ritmo de vida coloca, valoriza as relações verdadeiras e divertidas, sejam elas com pessoas ou marcas. 

O inteligente e correto novo posicionamento da marca com público deu tão certo que teve resultado positivo da forma inversa. O posicionamento do público com a marca é bastante satisfatório. O cliente já sabe da qualidade da Havaianas e juntando com a forma que a marca se comunica com ele, o resultado só podia ser a fidelidade dele com o produto (principal objetivo da marca).  


Por fim, o prestígio conquistado pela Havaianas a coloca em uma situação privilegiada no mercado. Apesar da sua alta qualidade, muita reforçada durante anos pela comunicação (“Não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro"), e de ter se tornado um ícone desejado pelo seu grande valor, a Havaianas tem um preço equivalente aos seus concorrentes no mercado, o que a coloca ainda mais apta a ganhar qualquer disputa publicitária e de mercado.


Fontes: [1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Havaianas + Aula
do Professor Hildeu sobre a marca Havaianas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE 04/GRUPO 02 - PROPAGANDA ANTIGA X PROPAGANDA ATUAL 

ALUNOS: Ana Tereza de Siqueira Lobo, Amanda Navega, André Razuk, Heitor Japiassú, Júlia Arantes e Manuela Rebello. 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...