HISTÓRIA
Em 1937, na Califórnia, Patrick McDonald abriu uma barraca
de cachorro-quente. Conduzia os negócios com seus filhos Richard e Maurice. Em
1948, os irmãos relançaram o seu novo conceito de fast-food: hambúrgueres por
15 centavos de dólar, que equivalia a metade do preço dos seus competidores. Assim,
uma nova fachada anunciava “Os Famosos Hamburgueres McDonald’s”. Após aberta a
franquia e em expansão lenta e firme, Ray Kroc comprou a companhia por US$2,
milhões. Ele a transformou em uma corporação global e em 1968 criou a tão
famosa logo M formada por um arco duplo.
PROPAGANDAS
Antiga - 1998
Atual - 2019
Analisando os vídeos das propagandas de diferentes épocas, o
McDonald’s mostra um posicionamento diferente em relação o início da carreira. Antigamente,
era feito baseado em cima de um sanduíche específico, o Big Mac, o qual eles
ofereciam sensação de felicidade, prazer etc. Já nos dias atuais, faz uma
abrangência maior pra vários outros produtos, sanduíches variados, sorvetes,
milkshakes, o que propõe um apelo a toda a família, mas que continua vendendo
"o lugar da grande alegria" "venha viver essa sensação".
Segundo o site da empresa: “Quem Somos: Nossa fórmula para o
sucesso reside na qualidade. Serviço, limpeza e valor. Líder no segmento de
serviço rápido de alimentação, o McDonald’s se destaca pela qualidade dos
produtos e do atendimento”.
O que se cumpre no
posicionamento de marca, eles trabalham em 119 países diferentes, e sempre
cumpre com os hábitos alimentares e as preferências do país proposto e mesmo
assim deixando as características marcantes, ou seja, sem sair do padrão Mc de
ser, levando o fast food, a rapidez do lanche pronto em todos os países. Da
propaganda de 1998 para de 2019, eles cumprem com o dilema da rapidez dos
lanches serem entregues ao público. Independentemente dos períodos é uma prática
que a marca sempre valorizou. O público recebe isso de uma forma muito bem
vista, porque se está com pressa sempre vai levar em conta um almoço, lanche,
ou janta rápida. Outro ponto importante é a fidelização de seus clientes desde
a infância, como o McLanche Feliz. Mas há também abrangência que corresponde a
produtos para o consumo de qualquer faixa etária satisfazendo toda a família. Portanto,
a marca fez esse paralelo crescendo junto dos seus consumidores, sentindo a
necessidade de se reinventar para atender a todos. O McDonald’s se tornou um
clássico no mercado, tem uma aceitação ética enorme, nunca saiu do seu padrão
em questão as ofertas, comerciais, músicas usadas para chamar atenção, sempre
respeitou com muita seriedade as crianças, principalmente por serem um dos
principais públicos da marca.
Fontes:
https://www.mcdonalds.com.br/company/mcdonalds-brasilIntegrantes:
Amanda Pedrosa
Jhully Gonçalves
Isabela Reis
Soraia Loiola
Parabéns pelo Conteúdo, muito interessante!
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