Pular para o conteúdo principal

Atividade 3/Grupo 3 - Entrevistas

SORAIA LOIOLA

A entrevista foi feita com a minha mãe, Consuelha, nascida em 1962, em Tauá - CE. Quando perguntado a ela uma propaganda que marcou sua infância/adolescência, lembrou-se do produto Óleo Pajeú. 
Segue abaixo a entrevista
- Mãe, existe alguma propaganda que você se lembra quando era criança?
- Tinha o óleo pajeú que a gente usava em casa. 
- E por que você acha que isso te marcou? 
- Além de usar em casa, era anunciado nas rádios e no jornal sobre ele. E meu avô sempre me chamava de nega do pajeú, vivia fazendo graça sobre isso. 

Ao se lembrar do produto, deu bastante risada por trazer boas lembranças da sua infância e do seu avô. Ela não se lembrava 100% das falas do rádio mas ao mostrar pra ela ficou muito feliz.

Anúncio do Óleo Pajeú, publicada no jornal O Povo em 1973. 

https://www20.opovo.com.br/app/acervo/publicidades/2012/06/14/noticiaspublicidades,2858810/oleo-pajeu.shtml



ISABELA REIS

A entrevista foi feita com minha mãe. Ela se chama Suzana, e nasceu 1981.
A propaganda lembrada e relatada por ela foi a do extrato de tomate "Tomato". Na época em que essa propaganda foi exibida ela tinha por volta de 6/7 anos de idade. 
Perguntei a ela como era essa propaganda, o que acontecia nela. Ela me respondeu que na propaganda havia tipo uma barraquinha de feira, com um menininho japonês mexendo uma panela com vários tomates em volta.
Também perguntei o motivo dessa propaganda ter sido tão marcante. Segundo ela, essa propaganda ficou marcada porque na época ela gostava muito de assisti-la, e um dia ela estava no banho e ao ouvir a proganda, saiu correndo molhada para assisti-la e acabou levando uma bronca do meu avô por ter molhado a casa inteira.


Após a entrevista, fomos procurar a propaganda, mas infelizmente não conseguimos acha-la.



JHULLY GONÇALVES

Entrevistei minha tia, o nome dela é Fernanda ela nasceu em 1978. Abaixo o diálogo onde ela conta sobre uma propaganda que foi extremamente nostálgico pra ela. 

-Tia vc se lembra de alguma propaganda que te chamou atenção na sua adolescência? 
-Sim, a propaganda da Parmalat de 1996 eu tinha 18 anos. 
-Porque a senhora lembrou dessa? 
-Lembrei dela pq tem crianças vestidas de bichinhos, e na época um sucesso muito grande pq as crianças além de se vestirem de bichinhos ainda fazia o barulho dos bichos, era muito fofo. 
-Porque ela te marcou, o que na propaganda fez com que a senhora não esquecesse dela mais de uma década depois? 
-Me marcou pq no final da música a criança pergunta pra outra se ela já tomou o leite, todo mundo esperava o final da propaganda só pra ouvir “Tomo?” 

Essa foi a entrevista, minha tia se emocionou muito quando reviu a propaganda, ela sorriu bastante, e ela ainda me mostrou um vídeo que a propaganda foi refeita quando os personagens vestidos de bichinhos já estava adultos, achei muito interessante a experiência de reviver algo da adolescência dela. 

Abaixo o link da propaganda:
https://youtu.be/8xKIPZZSX9s

 Propaganda refeita com os integrantes adultos: 
https://youtu.be/hE3RPxhxMtg


AMANDA PEDROSA

-Como era as propagandas da sua época? 
Tinham musiquinhas que grudam muito na cabeça.

-Vc se lembra de alguma propaganda de rádio, tv q é inesquecível?
Da Agroquima, da tropical pinéus, xerife, Café rancheiro, entre outras.


-Fale um pouco sobre o impacto dessa propaganda na sua vida. Como é q aquela comunicação ficou marcada na sua vida?
Os jingles eram bem marcantes, antes de inventas a Tv, as novelas era passadas no rádio, os jogos de futebol também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...