Pular para o conteúdo principal

Atividade 3/Grupo 8 - Entrevistas


ANA CLARA

 https://youtu.be/Z3_0M6QB2Hw

A entrevista foi feita com meus pais, Mariana Pires de Campos Telles (nascida em 1974) e José Alexandre Felizola Diniz Filho (nascido em 1967).  Os entrevistados lembraram de propagandas que marcaram sua infância (Caloi e Bota Sete Léguas), adolescência (Cigarro Hollywood, Bombril e Coca-Cola) e como as propagandas influenciaram e influenciam até hoje suas vidas.

Tais propagandas se mostraram bem impactantes, uma vez que continuam até hoje sendo marcantes para os entrevistados. A Caloi, com sua estratégia de usar a interação de seu público com a campanha, criando até uma característica comportamental no mundo infantil, marcou a infância de muitas gerações. A Bota Sete Léguas, com o uso do Jingle (infelizmente, não encontrei as propagandas). Bombril, com seu caráter humorístico. E, por fim, a Coca e Hollywood, com suas estratégias de trazer um "estilo de vida" agregado ao produto, elaborando campanhas e peças publicitárias voltadas para isso.


ANA CAROLINA
Essa foi uma entrevista conjunta feita com meus parentes mais próximos no momento, minha mãe (Elci), meu pai (Bira) e meu tio (Carlos). Todos estes tiveram maior acesso a mídias (principalmente rádio e televisão) no início da década de 1990. Segundo os entrevistados não havia tanta propaganda massiva como hoje, apenas as de marcas mais famosas.
Entrevistador(eu): Se lembram de alguma propaganda específica?
Entrevistados: Tinha uma do instituto Universal Brasileiro(IUB), que a gente fazia curso pelo rádio (um dos entrevistados chegou a fazer o curso). “Uma propaganda grandiosa que tinha no rádio era essa”.

Entrevistador: Teve alguma que marcou vocês?
Entrevistados: A do Kolynos, Biotônico Fontoura, Hollywood (o cigarro), Coca Cola. “Tinha bastante remédio também: Doril, Melhoral, Vita size, Cibalena”. “O Kolynos da TV era muito forte a propaganda, tinha até um homem pulando dentro da piscina – era um frescor que dava”.

Propaganda Kolynos:https://youtu.be/-68MprqRAgw
Propaganda Coca Cola: https://youtu.be/fcO1JlTwykM
Propaganda Melhoral (rádio): https://youtu.be/SnR8ZkwDz_M
Propaganda Doril (1994): https://youtu.be/rtVJgFH2JrM
Propaganda Biotônico: https://youtu.be/TiN34wUBv3s
  
*Minha  Impressão sobre as propagandas
Os comerciais da década passada visavam e apelavam muito para a busca da felicidade, o que é algo que até hoje é utilizado, mas já muito criticado. Muito perceptível nos comerciais de Kolynos e Coca principalmente, relacionando um desejo de saciar o calor transformando em um gatilho para consumir o produto, tipo de propaganda estudada no behaviorismo por exemplo. Há o uso de imagens de verão, pessoas atraentes, jovens, e a impressão de que a vida das pessoas sempre vai ser melhor comprando aquilo.

MARCOS


Entrevistador: Marcos Vieira Granato de Araújo
Entrevistada: Fernanda Marques Vieira

Marcos: Mãe, me diga uma propaganda bem antiga que te marcou
Fernanda: Existe uma propaganda que definitivamente me marcou, a da: Casas Pernambucana


Marcos: E o que fez esta propaganda te marcar?
Fernanda: o que me marcou foi o dingle, era uma música muito boa que não saía da minha cabeça


Marcos: Você já chegou a consumir algum produto desta loja
Fernanda: Já 


Casas PernambucanasPropaganda da Pernambucanas em pedras, porteiras e barrancos | EXAME



JOÃO PEDRO


É muito comum algumas ações publicitarias, nos marcarem de maneiras que não esperamos, como, apelando para o humor, algum sentimento saudosista que vive em você, ou até mesmo de maneira triste.

Esta propaganda da marca Head&Shoulders não é diferente, ela usa do lado cômico da entrevista dada pelo técnico vigente da seleção brasileira, Joel Santana, na copa de 2010, por conta da forma que fala o inglês durante a entrevista dada jornalistas após a partida.

Tornou-se uma piada tão icônica que a marca usou disso em diversas campanhas publicitarias nas quais contavam com o Ex técnico, isso gerou uma repercussão imensa para a marca na qual ainda é lembrada por esta série de propagandas.

Primeira propaganda Joel Santana/Head&Shoulders Singing in the chuveretion

Elas te pegam pelo ar cômico que apresentam e sem muita pretensão, e marcaram muito em 2014 um pouco antes dá copa do mundo que teríamos no Brasil no mesmo ano.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...