ANA CLARA
https://youtu.be/Z3_0M6QB2Hw
A entrevista foi feita com meus pais, Mariana Pires de Campos Telles (nascida em 1974) e José Alexandre Felizola Diniz Filho (nascido em 1967). Os entrevistados lembraram de propagandas que marcaram sua infância (Caloi e Bota Sete Léguas), adolescência (Cigarro Hollywood, Bombril e Coca-Cola) e como as propagandas influenciaram e influenciam até hoje suas vidas.
Tais propagandas se mostraram bem impactantes, uma vez que continuam até hoje sendo marcantes para os entrevistados. A Caloi, com sua estratégia de usar a interação de seu público com a campanha, criando até uma característica comportamental no mundo infantil, marcou a infância de muitas gerações. A Bota Sete Léguas, com o uso do Jingle (infelizmente, não encontrei as propagandas). Bombril, com seu caráter humorístico. E, por fim, a Coca e Hollywood, com suas estratégias de trazer um "estilo de vida" agregado ao produto, elaborando campanhas e peças publicitárias voltadas para isso.
ANA CAROLINA
Essa foi uma entrevista conjunta feita com meus parentes mais próximos no momento, minha mãe (Elci), meu pai (Bira) e meu tio (Carlos). Todos estes tiveram maior acesso a mídias (principalmente rádio e televisão) no início da década de 1990. Segundo os entrevistados não havia tanta propaganda massiva como hoje, apenas as de marcas mais famosas.
Entrevistador(eu): Se lembram de alguma propaganda específica?
Entrevistados: Tinha uma do instituto Universal Brasileiro(IUB), que a gente fazia curso pelo rádio (um dos entrevistados chegou a fazer o curso). “Uma propaganda grandiosa que tinha no rádio era essa”.
Propaganda do IUB: https://youtu.be/CVx-xvRK6mE
Entrevistador: Teve alguma que marcou vocês?
Entrevistados: A do Kolynos, Biotônico Fontoura, Hollywood (o cigarro), Coca Cola. “Tinha bastante remédio também: Doril, Melhoral, Vita size, Cibalena”. “O Kolynos da TV era muito forte a propaganda, tinha até um homem pulando dentro da piscina – era um frescor que dava”.
Propaganda Kolynos:https://youtu.be/-68MprqRAgw
Propaganda Coca Cola: https://youtu.be/fcO1JlTwykM
Propaganda Melhoral (rádio): https://youtu.be/SnR8ZkwDz_M
Propaganda Doril (1994): https://youtu.be/rtVJgFH2JrM
Propaganda Biotônico: https://youtu.be/TiN34wUBv3s
*Minha Impressão sobre as propagandas
Os comerciais da década passada visavam e apelavam muito para a busca da felicidade, o que é algo que até hoje é utilizado, mas já muito criticado. Muito perceptível nos comerciais de Kolynos e Coca principalmente, relacionando um desejo de saciar o calor transformando em um gatilho para consumir o produto, tipo de propaganda estudada no behaviorismo por exemplo. Há o uso de imagens de verão, pessoas atraentes, jovens, e a impressão de que a vida das pessoas sempre vai ser melhor comprando aquilo.
MARCOS
Entrevistador: Marcos Vieira Granato de Araújo
Entrevistada: Fernanda Marques Vieira
Marcos: Mãe, me diga uma propaganda bem antiga que te marcou
Fernanda: Existe uma propaganda que definitivamente me marcou, a da: Casas Pernambucana
Marcos: E o que fez esta propaganda te marcar?
Fernanda: o que me marcou foi o dingle, era uma música muito boa que não saía da minha cabeça
Marcos: Você já chegou a consumir algum produto desta loja
Fernanda: Já
Link dingle: https://www.youtube.com/watch?v=fh4lAQyl_Mw
JOÃO PEDRO
É muito comum algumas ações publicitarias, nos marcarem de maneiras que não esperamos, como, apelando para o humor, algum sentimento saudosista que vive em você, ou até mesmo de maneira triste.
Esta propaganda da marca Head&Shoulders não é diferente, ela usa do lado cômico da entrevista dada pelo técnico vigente da seleção brasileira, Joel Santana, na copa de 2010, por conta da forma que fala o inglês durante a entrevista dada jornalistas após a partida.
Tornou-se uma piada tão icônica que a marca usou disso em diversas campanhas publicitarias nas quais contavam com o Ex técnico, isso gerou uma repercussão imensa para a marca na qual ainda é lembrada por esta série de propagandas.
Primeira propaganda Joel Santana/Head&Shoulders Singing in the chuveretion
Elas te pegam pelo ar cômico que apresentam e sem muita pretensão, e marcaram muito em 2014 um pouco antes dá copa do mundo que teríamos no Brasil no mesmo ano.
Esta propaganda da marca Head&Shoulders não é diferente, ela usa do lado cômico da entrevista dada pelo técnico vigente da seleção brasileira, Joel Santana, na copa de 2010, por conta da forma que fala o inglês durante a entrevista dada jornalistas após a partida.
Tornou-se uma piada tão icônica que a marca usou disso em diversas campanhas publicitarias nas quais contavam com o Ex técnico, isso gerou uma repercussão imensa para a marca na qual ainda é lembrada por esta série de propagandas.
Primeira propaganda Joel Santana/Head&Shoulders Singing in the chuveretion
Elas te pegam pelo ar cômico que apresentam e sem muita pretensão, e marcaram muito em 2014 um pouco antes dá copa do mundo que teríamos no Brasil no mesmo ano.
Comentários
Postar um comentário