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Atividade 4- Grupo 9:Boticário Antigamente x Atual

- Primeira propaganda século XX:

* Propaganda: https://youtu.be/Fiyh6oq0CUM


* Posicionamento da marca em relação ao produto/serviço anunciado

O Boticário foi fundado em 1977, após seu dono e fundador ter se graduado em farmácia e bioquímica. No início era uma pequena farmácia de manipulação de produtos dermatológicos que ficava no centro histórico de Curitiba e chamava Botica Comercial Farmacêutica. Os cosméticos foram inseridos logo após a insuficiência dos produtos farmacêuticos. Em 1978, baseado em produtos naturais, a empresa já tinha um bom inventário de pesquisa na área e lançou o shampoo de algas-marinhas e o creme à base de plantas da região. Nesse mesmo ano, lançaram o primeiro perfume, Acqua Fresca, que é comercializado até os dias de hoje e foi um marco da perfumaria brasileira. Ao invés de atendente, estariam atrás do balcão farmacêuticos e proprietários transmitindo, assim, uma imagem de seriedade, segurança e credibilidade. Logo após o ramo artesanal de medicamentos dermatológicos, partiu para a produção de produtos com a marca O Boticário. Ampliando mais ainda ao ingressar na aérea cosmética com vendas limitadas, através de cremes faciais com fórmulas exclusivas à base de algas marinhas e colágeno. A fórmula natural espalhou rapidamente, sendo usada em produtos para cabelos e desodorante. Usaram os meios de tecnologias que surgiram no século XX, como por exemplo rádio e televisão como método de divulgação dos produtos, como por exemplo em 1985, O Boticário na novela “a gata comeu” da Rede Globo, com o produto Phyto-Relax (para pernas e pés) e teve reconhecimento da marca em todo o país. Teve também vários comerciais, dentre eles tem um do dia dos namorados (comercial escolhido pelo nosso grupo) em que a relação da marca com os produtos é bem evidente, ao tentarem passar várias informações de gênero e valores, como por exemplo citar e mostrar vários perfumes masculinos e unissex e o interesse da mulher por maquiagens, tentando vender a ideia de beleza através de seus produtos, mesmo sendo uma propaganda negativa ao relacionar a mulher como um produto. Nos anos seguintes O Boticário cresceu rapidamente, com aberturas de novas lojas e aumento considerável de sua linha de produtos, com o lançamento de novos perfumes, cosméticos e linhas de maquiagem.

* Posicionamento da marca com o público (relação ética)

Em 1989, no final da década de 80, a empresa O Boticário criou sua área de relacionamento com o cliente, antes mesmo da aprovação do Código de Defesa do Consumidor. Tentando manter um meio direto e permanente de comunicação, onde davam atenção total para dúvida, observação ou reclamação dos clientes. A comunicação com os clientes é de grande importância para mantê-los informados com as novas informações sobre os produtos e serviços. Porém, para realizar uma inteiração entre a marca e o público, é necessário que além da comunicação, ocorra também a oportunidade do consumidor de fazer críticas ao produtos e serviços, assistir a uma apresentação patrocinada pela marca ou comparecer a uma inauguração, com a intenção, se possível, de estabelecer um relacionamento pessoal. Com certeza a lealdade dos clientes com base em relações desenvolvidas individualmente influencia positivamente a imagem de marca, já que um dos elementos na sua formação são as relações estabelecidas entre consumidores e marcas ao longo do tempo. Porém no século XX, as propagandas evidenciavam uma imagem bem negativa vista com os olhos e pensamentos de hoje, um grande exemplo é a propaganda do dia dos namorados em que a mulher era vista como um objeto
/produto, e de modo geral as peças publicitárias tratavam a beleza como um instrumento que as mulheres utilizavam para conquistar o sexo masculino, onde um perfume não era presente pra mulher dar, ela tinha que dar ela mesma.

* Relação do público em relação a marca: “ O Boticário”

Por ser uma Propaganda do Século XX a mesma não foi tão polemizada quanto ela seria hoje em dia. Os comerciais de tv da marca O Boticário sempre mantiveram uma comunicação bem liberal e sem tabus, em um de seus comercias para o dia dos namorados estrelado pela atriz Mariana Ximenes, a personagem vendedora, insiste em demonstrar as opções masculinas para que a moça presenteie seu namorado. A moça recusa as ofertas, se embelezando e comprando maquiagens para se produzir para o seu parceiro, a atendente então pergunta se Mariana não vai dar nada pro namorado e a mesma responde “Vou, vou dar sim” com uma cara de malícia. O comercial termina com a frase “ O Boticário: todo mundo ama dar, todo mundo ama receber” . Muitas pessoas relatam que nem perceberam maldade nesse comercial na época, mas que se fosse veiculado hoje em dia, ele seria digno de muita polêmica. No século XXI muitos comerciais desta mesma marca tiveram inúmeras críticas por muito menos, onde conservadores queriam até mesmo boicotar a O Boticário.

Século XXI:

* Posicionamento da marca com o produto

O Boticário é uma marca brasileira, com reconhecimento em âmbito nacional e até internacional. Seu nome faz uma homenagem aos profissionais de antigamente, que manipulavam receitas de maneira artesanal, com base na flora do país. Com foco na qualidade de seus produtos, o grupo O Boticário tem em base o método japonês 5S, que representa senso em utilização, organização, limpeza, normalização e disciplina. Sua mercadoria é pensada a partir da vida cotidiana de seus consumidores, levando em consideração jeitos, formas e etnias. Exemplo dessa filosofia é a linha Egeo 7 tentações, lançado na campanha de dia dos namorados de 2015, cujos nomes dos perfumes estão relacionados aos sentimentos existentes entre casais e representam uma cronologia de ações: “provoque, atraia, seduza, devore, agarre, deseje e desfrute”. Essas fragrâncias não apresenta separação de gênero nem idade, podendo utilizá-las quem tem a atração pelo cheiro, quebrando assim a hétero normatividade existente nos contextos de perfumes.


* Posicionamento da marca com o público (relação ética)

A marca O Boticário é conhecida por ter uma das maiores rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Possui um conceito moderno de loja e atendimento planejado para proporcionar uma agradável experiência de compra ao consumidor. O posicionamento da marca em relação ao público é de bastante admiração, pois conquistou o público com suas inovações e relações éticas com parceiros e comunidade. Apesar de suas propagandas serem um tanto quanto “polêmicas”,  a marca O Boticário faz de tudo para que seu público esteja sempre satisfeito!
Em uma de suas propagandas produzidas no século 21, a marca quis passar a imagem de diversidade através de um comercial feito para anunciar seus produtos de dia dos namorados. A marca então utilizou casais homossexuais para influenciar as pessoas a aceitarem as diversas formas de amor.

* público em relação a marca

O dia dos namorados no Brasil é uma data importante. O século XXI é marcado por inúmeras diferenças e visando influenciar a aceitação das divergências, a O Boticário criou um comercial onde mostrava de forma comum e natural vários casais, dentre eles casais homo afetivos.
A reação do público no geral foi extremamente negativa. Mesmo a marca tendo em vista quebrar esse tabu da sociedade, preconceitos e o conservadorismo, foram alvo de críticas severas, comentários homofóbicos e até sofreram boicote.
Representantes religiosos como Silas Malafaia e outros pastores, se posicionam contra, e influenciaram o boicote à marca de cosméticos. Outra parte do público apoiou a causa e mandaram mensagens positivas a favor da liberdade, igualdade dos direitos de pessoas homo afetivas, contra a homofobia e a favor de qualquer forma de amor.
Infelizmente as críticas e comentários maldosos tiveram mais peso chegando até ao Conar, como um “comercial desrespeitoso a família tradicional”.
A O boticário mesmo rodeada de críticas não parou e até hoje continua com suas propagandas e campanhas visando a diversidade do amor. Deixa claro seu posicionamento a quebra de padrões seguidos no passado, em antigas campanhas e sobre um novo mundo que vivemos agora.


- Segunda propaganda

* Propaganda: https://youtu.be/p4b8BMnolDI

* Posicionamento da marca com o produto

O Boticário é uma marca brasileira, com reconhecimento em âmbito nacional e até internacional. Seu nome faz uma homenagem aos profissionais de antigamente, que manipulavam receitas de maneira artesanal, com base na flora do país. Com foco na qualidade de seus produtos, o grupo O Boticário tem em base o método japonês 5S, que representa senso em utilização, organização, limpeza, normalização e disciplina. Sua mercadoria é pensada a partir da vida cotidiana de seus consumidores, levando em consideração jeitos, formas e etnias. Exemplo dessa filosofia é a linha Egeo 7 tentações, lançado na campanha de dia dos namorados de 2015, cujos nomes dos perfumes estão relacionados aos sentimentos existentes entre casais e representam uma cronologia de ações: “provoque, atraia, seduza, devore, agarre, deseje e desfrute”. Essas fragrâncias não apresenta separação de gênero nem idade, podendo utilizá-las quem tem a atração pelo cheiro, quebrando assim a hétero normatividade existente nos contextos de perfumes.


* Posicionamento da marca com o público (relação ética)

A marca O Boticário é conhecida por ter uma das maiores rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Possui um conceito moderno de loja e atendimento planejado para proporcionar uma agradável experiência de compra ao consumidor. O posicionamento da marca em relação ao público é de bastante admiração, pois conquistou o público com suas inovações e relações éticas com parceiros e comunidade. Apesar de suas propagandas serem um tanto quanto “polêmicas”,  a marca O Boticário faz de tudo para que seu público esteja sempre satisfeito!
Em uma de suas propagandas produzidas no século 21, a marca quis passar a imagem de diversidade através de um comercial feito para anunciar seus produtos de dia dos namorados. A marca então utilizou casais homossexuais para influenciar as pessoas a aceitarem as diversas formas de amor.

* Público em relação a marca

O dia dos namorados no Brasil é uma data importante. O século XXI é marcado por inúmeras diferenças e visando influenciar a aceitação das divergências, a O Boticário criou um comercial onde mostrava de forma comum e natural vários casais, dentre eles casais homo afetivos.
A reação do público no geral foi extremamente negativa. Mesmo a marca tendo em vista quebrar esse tabu da sociedade, preconceitos e o conservadorismo, foram alvo de críticas severas, comentários homofóbicos e até sofreram boicote.
Representantes religiosos como Silas Malafaia e outros pastores, se posicionam contra, e influenciaram o boicote à marca de cosméticos. Outra parte do público apoiou a causa e mandaram mensagens positivas a favor da liberdade, igualdade dos direitos de pessoas homo afetivas, contra a homofobia e a favor de qualquer forma de amor.
Infelizmente as críticas e comentários maldosos tiveram mais peso chegando até ao Conar, como um “comercial desrespeitoso a família tradicional”.
A O boticário mesmo rodeada de críticas não parou e até hoje continua com suas propagandas e campanhas visando a diversidade do amor. Deixa claro seu posicionamento a quebra de padrões seguidos no passado, em antigas campanhas e sobre um novo mundo que vivemos agora.

* Comparação das propagandas do século XX e XXI

Com 35 anos de existência, a empresa brasileira O Boticário é uma marca que segue os acontecimentos da sociedade, pois ela está em constante mudança, com isso a maneira de pensar e agir sobre determinado produto vai acompanhando essa transição e cabe a marca ir adaptando de acordo com as tendências principalmente femininas para atender desejos e gostos. Antigamente, no século XX, as propagandas abordavam as mulheres como um objeto, um exemplo disso é no comercial do dia dos namorados em que a atriz Mariana Ximenes interpreta uma mulher que foi até a loja do O Boticário e está encantada com as maquiagens porém a vendedora fica mostrando diversos produtos masculinos por ser dia dos namorados e a cliente recusa levar os itens, se usando como forma de produto falando que ela vai “dar” com duplo sentido. Já atualmente, no século XXI, os comerciais são a favor de toda a forma de amor, retratando as inúmeras diferenças que marcam a nossa sociedade, como por exemplo o mesmo tema do comercial do século passado porém agora é com vários casais, dentre eles casais homo afetivos. Abraçando causas importantes e evidenciando que produto e ser humano são distintos, a O Boticário é uma marca que entra em consonância com o pensamento do consumidor do século XXI, mesmo recebendo inúmeras críticas.


Fontes:
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/07/o-boticrio-natural-do-brasil.html?m=1
http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2015/06/comercial-de-o-boticario-com-casais-gays-gera-polemica-e-chega-ao-conar.html
https://rockcontent.com/blog/boticario/

Alunos: Lucca Rodrigues Spicacci, Mariana Luiza Moura Martinez, Mariana Moura de Azevedo, Mariana dos Reis Assmus, Pedro Dias de Castro Medeiros, Ynghrid Veloso Marques.


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