Pular para o conteúdo principal

Atividade aula 3/GRUPO 4: propagandas do século XX


Proposta: Entrevista com familiar sobre propagandas memoráveis de sua época (1950-1999).


Aluno: Guilherme Borges

Entrevistador- Guilherme Borges (Filho) -Você lembra de alguma propaganda da época em que a senhora era criança, se sim, por que?

Entrevistada- Andrea Gomes (Mãe)-Lembro sim, a primeira que passa na minha cabeça é a propaganda das Casas Pernambucanas, que tinha um jingle que era muito cantado por todos na época.

Conclusão: Minha mãe, logo após minha pergunta, rapidamente lembrou-se do jingle da propaganda das Casas Pernambucanas, assim provando que o objetivo da empresa de fazer um jingle chiclete, foi alcançado com sucesso.

https://youtu.be/wJ-ZpH_eoOE




Aluno: João Siqueira



Entrevistador (João Siqueira): “Vó, me fale uma propaganda da sua época que foi memorável pra você, e o porque?”


Entrevistado (Deny Maria): “Uma propaganda que com certeza eu não vou esquecer foi um comercial de inverno das Casas Pernambucanas, esse comercial tinha um jingle marcante por ser (engraçado e chiclete) e nunca saiu da minha cabeça”.








Conclusão: Ao ser perguntada, minha vó rapidamente cantou a música do jingle inteira, mostrando o quanto o comercial foi marcante para ela, pois por ser engraçado e chiclete proporcionou muitas risadas com a família.


                                               https://youtu.be/wJ-ZpH_eoOE






Aluno: Pedro Guedes 

Aluno: Pedro Koehler Guedes Coelho - Você lembra de alguma propaganda da época em que a senhora era criança, se sim, por que?

Entrevistada: Carolina Guedes Coelho - A única que me vem na cabeça nesse momento é a de cigarro que sempre passava cheio de cavalos em volta no campo galopando fumando, em que a Marlboro criava uma imagem ‘’heróica’’ do cigarro.

Conclusão: Minha tia muitos anos depois se lembrou da propaganda de cigarro mesmo não sendo fumante, o que mostra que a propaganda de fato foi bem relevante enquanto ainda era legal.

                               https://www.youtube.com/watch?v=-HyxEeEU6_4




Aluno: Pedro Pazini

Pedro Pazini (entrevista): bom dia Tia, posso te fazer umas perguntas sobre propagandas da sua época?

Tia (entrevistada): claro que sim! Como posso ajudar?

Pedro Pazini: ao longo da sua vida quais propagandas que te marcaram? Lembra de alguma da sua infância?

Tia: nossa foram várias! Uma que deve ter marcado todo mundo é aquela do Mc Donalds do Big Mec, que tem aquela musiquinha do pão com gergelim, todo mundo sabe cantar a música dessa propaganda! Mas da minha infância eu me lembro muito da propaganda da kichute.

Pedro Pazini: por que essas propagandas te marcaram tanto? O que gosta nelas?

Tia: na propaganda do Big Mac com certeza o que eu mais curtia e fez ela ser marcante era a música que aliás e muito viciante! A da kichute me marcou muito por que todo mundo usava essa marca, as propagandas eram bem feitas e tinha uma que eu acho que até o Zico do flamengo aparecia.

Pedro Pazini: obrigado pela atenção tia!

Tia: mas antes da gente terminar me conta agora você uma propaganda que te marcou.

Pedro Pazini: olha tia tem duas propagandas que eu adoro uma e a aquela antiga da Tropical Pneus por causa da musiquinha que gruda na cabeça  e a outra e um comercial de uma marca de skate chamada Shake Junt que eu curto muito por que toca umas músicas legais e aparece o Neen Williams (skatista) andando pela cidade com os amigos e tal.

Tia: brigado por ter me chamado! Adorei participar.

Pedro Pazini: que isso tia, o prazer foi todo meu muito obrigado.

Propagandas citadas:             
Big Mac: https://www.youtube.com/watch?v=obCWYjZW-30
Kichute: https://www.youtube.com/watch?v=67g-qKzCYrY
Tropical Pneus: https://www.youtube.com/watch?v=tgASxsys2mw
Shake Junt: https://www.youtube.com/watch?v=bzlVoNW4TU8




Aluno: Sérgio Franco


Entrevistador (Sérgio Franco): Mãe, você se lembra de alguma propaganda da sua época, e porque você se lembra dela?

Entrevistado (Laura): Eu me recordo da propaganda “pipoca e guaraná”, era uma propaganda que foi muito famosa na época, me recordo dela porque a música entrava na cabeça, além de gostar de tomar refrigerante quando comia pipoca”

Conclusão: Após tentar se recordar de alguma propaganda de sua época, minha mãe se recordou da “pipoca e guaraná - 1991” da marca “Guaraná Antártica” pois eles trabalharam com um jingle que conseguiu alcançar seu objetivo com sucesso.


https://www.youtube.com/watch?v=Sk48VxcjIyw








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...