Pular para o conteúdo principal

Atividade 4/Grupo 7 - Propagandas Antigas x Atuais


ATIVIDADE 4:

GRUPO 7

PROPAGANDAS ANTIGAS X ATUAIS
(século XX e XXI)


            NIKE:

A Nike é uma empresa americana de calçados e roupas de esporte. Ela é patrocinadora de muitos times e atletas pelo mundo e sempre teve a tendência de enfatizar mais homens em suas propagandas, principalmente os jogadores de futebol.

Um exemplo disso, em 1996 a Nike realizou a campanha GOOD’s VS EVIL para a Euro do ano, que continha os melhores jogadores europeus da época jogando contra criaturas demoníacas. Nessa campanha, os homens são colocados como poderosos e fortes através da forma que jogam. Depois de muitas polêmicas e críticas envolvendo a FIFA, o Comitê Olímpico Internacional e até mesmo o Vaticano, algumas providencias foram tomadas, como por exemplo, não serem passadas nos cinemas.



Desde o início do uso da publicidade o uso de estereótipos foi presente, especialmente com mulheres, que com o tempo foram conseguindo mais vozes. Ao longo dos anos, a Nike começou a tratar sobre problemas sociais e em 2019 lançou a campanha “Dream Crazier” em celebração a véspera da Copa do Mundo Feminina e trouxe em voga o empoderamento feminino, conhecido como “Girl Power”. Feminismo é um assunto que está em pauta atualmente, e junto a isso, há a tentativa de trazer a mesma valorização que é dada ao futebol masculino ao feminino.


Apesar de não muito frequente, não é a primeira vez que a marca traz o feminismo para suas campanhas. A Nike já tem um histórico de escolher temas com fortes posicionamentos para suas peças publicitarias e em 1995 foi feita a campanha “If you let me play”. Nela, meninas narram os motivos os quais deveriam participar dos esportes, como por exemplo, evitar câncer de mama, depressão, violência contra as mulheres, abusos, melhorar a confiança e se tornar forte.


 JUST DO IT.

FONTES:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/Grupo 11: Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off

Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. A instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país foi em 1929, em São Paulo. A Publix fundada pelo italiano Amadeo Viggiani e por Marta Paturan de Oliveira, e existe até hoje. Naquela época, os outdoors eram pequenos, recortados de forma oval e afixados em postes. Viggiani colava cartazes sobre placas de ferro fundido, já Antonio Barsanti (fundados da Pintex, em 1936) pintava luminosos em vidro e cristal, e reclames nas fachadas das lojas.  ...

Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente

História  A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto. Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.   Propaganda antiga - 1990          Na p...