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Atividade 4/Grupo 7 - Propagandas Antigas x Atuais


ATIVIDADE 4:

GRUPO 7

PROPAGANDAS ANTIGAS X ATUAIS
(século XX e XXI)


            NIKE:

A Nike é uma empresa americana de calçados e roupas de esporte. Ela é patrocinadora de muitos times e atletas pelo mundo e sempre teve a tendência de enfatizar mais homens em suas propagandas, principalmente os jogadores de futebol.

Um exemplo disso, em 1996 a Nike realizou a campanha GOOD’s VS EVIL para a Euro do ano, que continha os melhores jogadores europeus da época jogando contra criaturas demoníacas. Nessa campanha, os homens são colocados como poderosos e fortes através da forma que jogam. Depois de muitas polêmicas e críticas envolvendo a FIFA, o Comitê Olímpico Internacional e até mesmo o Vaticano, algumas providencias foram tomadas, como por exemplo, não serem passadas nos cinemas.



Desde o início do uso da publicidade o uso de estereótipos foi presente, especialmente com mulheres, que com o tempo foram conseguindo mais vozes. Ao longo dos anos, a Nike começou a tratar sobre problemas sociais e em 2019 lançou a campanha “Dream Crazier” em celebração a véspera da Copa do Mundo Feminina e trouxe em voga o empoderamento feminino, conhecido como “Girl Power”. Feminismo é um assunto que está em pauta atualmente, e junto a isso, há a tentativa de trazer a mesma valorização que é dada ao futebol masculino ao feminino.


Apesar de não muito frequente, não é a primeira vez que a marca traz o feminismo para suas campanhas. A Nike já tem um histórico de escolher temas com fortes posicionamentos para suas peças publicitarias e em 1995 foi feita a campanha “If you let me play”. Nela, meninas narram os motivos os quais deveriam participar dos esportes, como por exemplo, evitar câncer de mama, depressão, violência contra as mulheres, abusos, melhorar a confiança e se tornar forte.


 JUST DO IT.

FONTES:

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