ATIVIDADE
4:
GRUPO
7
PROPAGANDAS
ANTIGAS X ATUAIS
(século
XX e XXI)
NIKE:
A Nike é uma empresa americana de
calçados e roupas de esporte. Ela é patrocinadora de muitos times e atletas
pelo mundo e sempre teve a tendência de enfatizar mais homens em suas
propagandas, principalmente os jogadores de futebol.
Um exemplo disso, em 1996 a Nike
realizou a campanha GOOD’s VS EVIL para a Euro do ano, que continha os melhores
jogadores europeus da época jogando contra criaturas demoníacas. Nessa
campanha, os homens são colocados como poderosos e fortes através da forma que
jogam. Depois de muitas polêmicas e críticas envolvendo a FIFA, o Comitê Olímpico
Internacional e até mesmo o Vaticano, algumas providencias foram tomadas, como por
exemplo, não serem passadas nos cinemas.
Desde o início do uso da
publicidade o uso de estereótipos foi presente, especialmente com mulheres, que
com o tempo foram conseguindo mais vozes. Ao longo dos anos, a Nike começou a
tratar sobre problemas sociais e em 2019 lançou a campanha “Dream Crazier” em
celebração a véspera da Copa do Mundo Feminina e trouxe em voga o empoderamento
feminino, conhecido como “Girl Power”. Feminismo é um assunto que está em pauta
atualmente, e junto a isso, há a tentativa de trazer a mesma valorização que é
dada ao futebol masculino ao feminino.
Apesar de não muito frequente,
não é a primeira vez que a marca traz o feminismo para suas campanhas. A Nike
já tem um histórico de escolher temas com fortes posicionamentos para suas
peças publicitarias e em 1995 foi feita a campanha “If you let me play”. Nela,
meninas narram os motivos os quais deveriam participar dos esportes, como por
exemplo, evitar câncer de mama, depressão, violência contra as mulheres,
abusos, melhorar a confiança e se tornar forte.
JUST DO IT.
FONTES:
Muito legaal!! Texto e conteúdo excelentes!
ResponderExcluirMuito interessante, ótimo conteúdo!
ResponderExcluir