Pular para o conteúdo principal

Atividade 4 / grupo 10 - DOVE - Antigamente x Atualmente


Um Pouco da História Da Marca Dove


  Dove é uma marca de produtos de higiene pessoal pertencente à companhia Unilever. A marca abrange, diversos produtos cosméticos tais como xampus, condicionadores e hidratantes.
  Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército dos Estados Unidos utilizou uma fórmula diferente para tratar de seus ferimentos, fórmula esta que deu origem a um sabonete que tempos depois recebeu a pomba (símbolo da paz) como o símbolo de sua marca, exposta ao mercado americano em 1957.


O mercado da Beleza
  O mercado da beleza é um mercado sensível pois lida diretamente com a autoestima das pessoas. A beleza principalmente feminina segue padrões impostos pela mídia em relação a corpos, cabelos e tons de pele. Uma vez que é necessário se encaixar em padrões socialmente aceitos como belo.  As mulheres se uniram em um movimento de aceitação de uma beleza sem padrões, devido a tamanha insatisfação com propagandas que não representam as mesmas, as marcas atualmente se conscientizaram visando se posicionar aberta a valorizar a beleza sem padrões.
  A marca Dove foi uma das pioneiras a abraçar a causa da beleza natural, antes mesmo da popularização do movimento, promovendo reflexões acerca de tais padrões.


Posicionamento da Dove Antigamente
  Antigamente, num passado não tão distante por volta de 2000, a Dove se posicionava como uma marca de higiene e beleza que possuía produtos com alto grau de hidratação, e somente se destacando pelo benefício.
  Apesar de a publicidade de muitos desses produtos de higiene pessoal da época apelar para benefícios funcionais, a comunicação da Dove deveria ser diferente, já que a marca lançaria novas linhas de produtos e precisava de um sentido que pudesse ser aplicado e ampliado a todos os produtos, sendo assim não poderia apelas apenas para a superioridade funcional.
  Um processo investigativo de pesquisa de marketing, consultas com especialistas, conversas com mulheres e testes de mensagens desembocaram na “Campanha pela Real Beleza”.
  Os primórdios da ideia vieram em 2002. Silvia Lagnado, a diretora de marca global da Dove promoveu pesquisas que revelaram profundo descontentamento das mulheres com relação a sua própria imagem, todas as mulheres repetiam as características “Jovem, loira e magra” Como uma mulher bela, padrões quase inalcançáveis.
  Em 2005 iniciou uma série de anúncios que promovia um creme que firmava a pele, com uma grande mudança na sua comunicação, pois não focava no benefício do produto como argumento principal, a campanha retratava seis mulheres “reais” posando alegremente, com uma simples roupa íntima branca. A intenção de Kathy O’Brien diretora de marketing da Dove nos EUA era que os anúncios provocassem uma discussão e um debate acerca da real beleza”. Mudando o posicionamento da sociedade sobre como olhar a beleza natural.


Posicionamento de marca com Ponto de Vista definido
  Seguindo as pesquisas de marketing desde 2002 a Dove investe em campanhas com um apelo à valorização da beleza natural das mulheres.
  Desbancar o mito de beleza padrão acarreta o risco de subverter, ao mesmo tempo, toda a razão de se gastar um pouco mais de dinheiro num produto para ficar mais bela.
  A Dove passou a investir em conceito, em seus anúncios explicitamente se propunha a desbancar o sonho de que a beleza de uma supermodelo estava ao alcance de suas mãos.
Uma das últimas campanhas da série de 6 anúncios resultou no filme publicitário “Evolução”. Onde Mostrava o rosto de uma jovem passando por uma grande transformação em sua aparência, com uma produção de maquiagem e cosméticos, cabelo, fotografia e posteriormente uma brusca alteração no Photoshop, o fim do filme apresenta o texto “não é a toa que nossa percepção de beleza está distorcida, toda mulher merece se sentir bonita do jeito que ela é. Campanha pela real beleza - ”.

Antes e Depois 



Propagandas Atuais da Marca
  Por meio de um discurso focado principalmente em aspectos emocionais, a Dove conseguiu fazer com que o público se identificasse com a mensagem.
  Um exemplo disso é a campanha “Real Beleza”, em que mulheres eram chamadas para se descreverem para um retratista profissional que as desenhava.
  Em seguida, uma pessoa que essas mulheres haviam conhecido rapidamente antes da ação as descrevia para o retratista que acabava desenhando mulheres muito mais bonitas a partir da descrição das outras pessoas.
Link da Propaganda Real Beleza: https://youtu.be/Il0nz0LHbcM



Muito além do Consumo
  A marca Dove se posiciona com responsabilidade social, sem padrões gerando conecções de empatia e respeito com o consumidor, acima de tudo, é uma marca pioneira no discurso de Aceitação da sua “real beleza”, como uma beleza natural.
A campanha “Beleza Fora da Caixa" traduz bem a essência do atual posicionamento da marca.
Making off “Beleza Fora da Caixa”:  

  


 É trabalhado também o discurso de aceitação com crianças e adolescentes com a campanha “O poder está em suas mãos. Redefina a beleza”.




  A marca se posiciona de forma clara e bem definida com foco em seus valores, buscando se aproximar do consumidor sem falsas promessas, de forma empática. A percepção dos consumidores em relação a marca é boa, pois seus esforços de marketing reforçam seus valores na mente do consumidor e os influência de forma positiva com responsabilidade ética e social.

Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dove
https://www.dove.com/br/historias-Dove/sobre-Dove.html


Grupo 10
Integrantes: AMANDA SOUSA, LUÍZA VICENTE, ESTEVAM LIMA E MARIA JÚLIA TOTINO.  
Líder: Amanda Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...