Pular para o conteúdo principal

Atividade 4 / grupo 10 - DOVE - Antigamente x Atualmente


Um Pouco da História Da Marca Dove


  Dove é uma marca de produtos de higiene pessoal pertencente à companhia Unilever. A marca abrange, diversos produtos cosméticos tais como xampus, condicionadores e hidratantes.
  Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército dos Estados Unidos utilizou uma fórmula diferente para tratar de seus ferimentos, fórmula esta que deu origem a um sabonete que tempos depois recebeu a pomba (símbolo da paz) como o símbolo de sua marca, exposta ao mercado americano em 1957.


O mercado da Beleza
  O mercado da beleza é um mercado sensível pois lida diretamente com a autoestima das pessoas. A beleza principalmente feminina segue padrões impostos pela mídia em relação a corpos, cabelos e tons de pele. Uma vez que é necessário se encaixar em padrões socialmente aceitos como belo.  As mulheres se uniram em um movimento de aceitação de uma beleza sem padrões, devido a tamanha insatisfação com propagandas que não representam as mesmas, as marcas atualmente se conscientizaram visando se posicionar aberta a valorizar a beleza sem padrões.
  A marca Dove foi uma das pioneiras a abraçar a causa da beleza natural, antes mesmo da popularização do movimento, promovendo reflexões acerca de tais padrões.


Posicionamento da Dove Antigamente
  Antigamente, num passado não tão distante por volta de 2000, a Dove se posicionava como uma marca de higiene e beleza que possuía produtos com alto grau de hidratação, e somente se destacando pelo benefício.
  Apesar de a publicidade de muitos desses produtos de higiene pessoal da época apelar para benefícios funcionais, a comunicação da Dove deveria ser diferente, já que a marca lançaria novas linhas de produtos e precisava de um sentido que pudesse ser aplicado e ampliado a todos os produtos, sendo assim não poderia apelas apenas para a superioridade funcional.
  Um processo investigativo de pesquisa de marketing, consultas com especialistas, conversas com mulheres e testes de mensagens desembocaram na “Campanha pela Real Beleza”.
  Os primórdios da ideia vieram em 2002. Silvia Lagnado, a diretora de marca global da Dove promoveu pesquisas que revelaram profundo descontentamento das mulheres com relação a sua própria imagem, todas as mulheres repetiam as características “Jovem, loira e magra” Como uma mulher bela, padrões quase inalcançáveis.
  Em 2005 iniciou uma série de anúncios que promovia um creme que firmava a pele, com uma grande mudança na sua comunicação, pois não focava no benefício do produto como argumento principal, a campanha retratava seis mulheres “reais” posando alegremente, com uma simples roupa íntima branca. A intenção de Kathy O’Brien diretora de marketing da Dove nos EUA era que os anúncios provocassem uma discussão e um debate acerca da real beleza”. Mudando o posicionamento da sociedade sobre como olhar a beleza natural.


Posicionamento de marca com Ponto de Vista definido
  Seguindo as pesquisas de marketing desde 2002 a Dove investe em campanhas com um apelo à valorização da beleza natural das mulheres.
  Desbancar o mito de beleza padrão acarreta o risco de subverter, ao mesmo tempo, toda a razão de se gastar um pouco mais de dinheiro num produto para ficar mais bela.
  A Dove passou a investir em conceito, em seus anúncios explicitamente se propunha a desbancar o sonho de que a beleza de uma supermodelo estava ao alcance de suas mãos.
Uma das últimas campanhas da série de 6 anúncios resultou no filme publicitário “Evolução”. Onde Mostrava o rosto de uma jovem passando por uma grande transformação em sua aparência, com uma produção de maquiagem e cosméticos, cabelo, fotografia e posteriormente uma brusca alteração no Photoshop, o fim do filme apresenta o texto “não é a toa que nossa percepção de beleza está distorcida, toda mulher merece se sentir bonita do jeito que ela é. Campanha pela real beleza - ”.

Antes e Depois 



Propagandas Atuais da Marca
  Por meio de um discurso focado principalmente em aspectos emocionais, a Dove conseguiu fazer com que o público se identificasse com a mensagem.
  Um exemplo disso é a campanha “Real Beleza”, em que mulheres eram chamadas para se descreverem para um retratista profissional que as desenhava.
  Em seguida, uma pessoa que essas mulheres haviam conhecido rapidamente antes da ação as descrevia para o retratista que acabava desenhando mulheres muito mais bonitas a partir da descrição das outras pessoas.
Link da Propaganda Real Beleza: https://youtu.be/Il0nz0LHbcM



Muito além do Consumo
  A marca Dove se posiciona com responsabilidade social, sem padrões gerando conecções de empatia e respeito com o consumidor, acima de tudo, é uma marca pioneira no discurso de Aceitação da sua “real beleza”, como uma beleza natural.
A campanha “Beleza Fora da Caixa" traduz bem a essência do atual posicionamento da marca.
Making off “Beleza Fora da Caixa”:  

  


 É trabalhado também o discurso de aceitação com crianças e adolescentes com a campanha “O poder está em suas mãos. Redefina a beleza”.




  A marca se posiciona de forma clara e bem definida com foco em seus valores, buscando se aproximar do consumidor sem falsas promessas, de forma empática. A percepção dos consumidores em relação a marca é boa, pois seus esforços de marketing reforçam seus valores na mente do consumidor e os influência de forma positiva com responsabilidade ética e social.

Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dove
https://www.dove.com/br/historias-Dove/sobre-Dove.html


Grupo 10
Integrantes: AMANDA SOUSA, LUÍZA VICENTE, ESTEVAM LIMA E MARIA JÚLIA TOTINO.  
Líder: Amanda Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Aula 1/Grupo 3: A Comunicação e o Mercado da guerra

“Desde a Grécia Antiga, o povo sempre foi persuadido a apoiar confrontos militares, mas nunca de uma maneira tão sofisticada e eficaz como na 1ª Guerra Mundial” , diz Aaron Delwiche. A propaganda tornou-se uma arma tão importante e decisiva quanto metralhadoras, canhões, tanques e submarinos. Também deixou de ser vista apenas como estratégia de mercado mas como uma ferramenta de guerra.   O grande poder da propaganda iniciou-se como um meio das nações se justificarem ao seu povo o envolvimento e conquistar mais recursos para sustentar a campanha militar. Também precisavam conquistar mais soldados para participar das trincheiras e alimentar o patriotismo da população.   “Por que eu não vou? O 148º Batalhão precisa de mim.” O dever cívico sendo utilizando como forma de convencimento ao alistamento militar voluntário. “União do Império Britânico: ‘Uma vez alemão – sempre alemão’” - O uso da xenofobia como crítica aos inimigos de guerra. ...

Atividade 04/Grupo 03 - McDonald's: Antigamente x Atualmente

HISTÓRIA Em 1937, na Califórnia, Patrick McDonald abriu uma barraca de cachorro-quente. Conduzia os negócios com seus filhos Richard e Maurice. Em 1948, os irmãos relançaram o seu novo conceito de fast-food: hambúrgueres por 15 centavos de dólar, que equivalia a metade do preço dos seus competidores. Assim, uma nova fachada anunciava “Os Famosos Hamburgueres McDonald’s”. Após aberta a franquia e em expansão lenta e firme, Ray Kroc comprou a companhia por US$2, milhões. Ele a transformou em uma corporação global e em 1968 criou a tão famosa logo M formada por um arco duplo.  PROPAGANDAS Antiga - 1998 https://www.youtube.com/watch?v=obCWYjZW-30&feature=youtu.be Atual - 2019 https://www.youtube.com/watch?v=nUsID0K-Rso Analisando os vídeos das propagandas de diferentes épocas, o McDonald’s mostra um posicionamento diferente em relação o início da carreira. Antigamente, era feito baseado em cima de um sanduíche específico, o Big Mac, o qua...