A Televisão no Brasil tem
sua pré-estréia no dia 3 de abril de 1950 com a apresentação de Frei José
Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passam do saguão dos Diários
Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde há alguns aparelhos de TV instalados.
A TV no Brasil teve
início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV
Tupi em São Paulo. Com equipamentos comprados da RCA (Radio Corporation of
America) por Assis Chateaubriand, foi fundando assim o primeiro canal de televisão
no país. Quatro meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi
Rio de Janeiro. A partir disso, a televisão cresceu no país e hoje representa
um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.
Na televisão, as propagandas
começaram praticamente do zero em 1951. Os maiores anunciantes da época no país
foram a Coca-Cola, a Brahma, a Sul América, a Televisão Tupi, a General
Electric, o Banco Nacional de MG e as Aerovias Brasil.
A radiodifusão no
Brasil surgiu em 7 de setembro de 1922, sendo a primeira transmissão um
discurso do presidente Epitácio Pessoa, porém a instalação do rádio de fato
ocorreu apenas em 20 de abril de 1923 com a criação da "Rádio Sociedade do
Rio de Janeiro".
Na década de 1930
começou a era comercial do rádio, com a permissão de comerciais na programação,
trazendo a contratação de artistas e desenvolvimento técnico para o setor. Com
o surgimento das radionovelas e da popularização da programação, na década de
40, começou a chamada era de ouro do rádio brasileiro, que trouxe um impacto na
sociedade brasileira semelhante ao que a televisão produz hoje.
Com a criação da
televisão o rádio passa por transformações, os programas de humor, os artistas,
as novelas e os programas de auditório são substituídos por músicas e serviços
de utilidade pública.
A publicidade no rádio
foi um grande marco na história da comunicação em nosso país, pode a
importância e alcance rádio abrilhantou a propaganda. Assim, foi autorizado
vincular em rádios, anúncios de publicidade e propaganda, em resumo, início uma
nova era comercial para as estações e ouvintes. Antes disto o conteúdo da rádio
era focado para cultura e educação.
O rádio fazia parte da
realidade cotidiana do brasileiro. O fato marcante é que o período pós-guerra
registrou um importante desenvolvimento para o setor de rádio. Segundo dados do
IBGE, o número de emissoras de rádio no País cresceu 93% entre os anos de 1947
até 1951, passando de 178 rádios para 345, sendo que São Paulo e Minas Gerais
concentravam a metade das estações. A programação esportiva atingiu, no mesmo
período, pouco mais de 90 mil horas, mas deve-se observar que se em 1947 foram
cerca de 14 mil horas dedicadas à programação de esportes, já no ano de 1951
esse volume havia sido mais do que triplicado, atingindo 45 mil horas/ano.
Alunos: João Marcelo,Maria Eduarda
Jordão,Vinicius,Fabio Mendes
Texto muito bom!!
ResponderExcluirmuito bem explicado, parabéns!! (Ryam Campos)
ResponderExcluirExelente texto
ResponderExcluirSensacional
ResponderExcluirÓtimo tema.
ResponderExcluirMuito interessante saber como eram as propagandas nessa época tão marcante para a história. Parabéns ao grupo excelente trabalho!