Pular para o conteúdo principal

Atividade aula 2/Grupo 11: A propaganda na copa de 1950


A Televisão no Brasil tem sua pré-estréia no dia 3 de abril de 1950 com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passam do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde há alguns aparelhos de TV instalados.
A TV no Brasil teve início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo. Com equipamentos comprados da RCA (Radio Corporation of America) por Assis Chateaubriand, foi fundando assim o primeiro canal de televisão no país. Quatro meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro. A partir disso, a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.
Na televisão, as propagandas começaram praticamente do zero em 1951. Os maiores anunciantes da época no país foram a Coca-Cola, a Brahma, a Sul América, a Televisão Tupi, a General Electric, o Banco Nacional de MG e as Aerovias Brasil.  
  

A radiodifusão no Brasil surgiu em 7 de setembro de 1922, sendo a primeira transmissão um discurso do presidente Epitácio Pessoa, porém a instalação do rádio de fato ocorreu apenas em 20 de abril de 1923 com a criação da "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".
Na década de 1930 começou a era comercial do rádio, com a permissão de comerciais na programação, trazendo a contratação de artistas e desenvolvimento técnico para o setor. Com o surgimento das radionovelas e da popularização da programação, na década de 40, começou a chamada era de ouro do rádio brasileiro, que trouxe um impacto na sociedade brasileira semelhante ao que a televisão produz hoje.
Com a criação da televisão o rádio passa por transformações, os programas de humor, os artistas, as novelas e os programas de auditório são substituídos por músicas e serviços de utilidade pública.
A publicidade no rádio foi um grande marco na história da comunicação em nosso país, pode a importância e alcance rádio abrilhantou a propaganda. Assim, foi autorizado vincular em rádios, anúncios de publicidade e propaganda, em resumo, início uma nova era comercial para as estações e ouvintes. Antes disto o conteúdo da rádio era focado para cultura e educação.
O rádio fazia parte da realidade cotidiana do brasileiro. O fato marcante é que o período pós-guerra registrou um importante desenvolvimento para o setor de rádio. Segundo dados do IBGE, o número de emissoras de rádio no País cresceu 93% entre os anos de 1947 até 1951, passando de 178 rádios para 345, sendo que São Paulo e Minas Gerais concentravam a metade das estações. A programação esportiva atingiu, no mesmo período, pouco mais de 90 mil horas, mas deve-se observar que se em 1947 foram cerca de 14 mil horas dedicadas à programação de esportes, já no ano de 1951 esse volume havia sido mais do que triplicado, atingindo 45 mil horas/ano.   

   


Alunos: João Marcelo,Maria Eduarda Jordão,Vinicius,Fabio Mendes

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Aula 1/Grupo 3: A Comunicação e o Mercado da guerra

“Desde a Grécia Antiga, o povo sempre foi persuadido a apoiar confrontos militares, mas nunca de uma maneira tão sofisticada e eficaz como na 1ª Guerra Mundial” , diz Aaron Delwiche. A propaganda tornou-se uma arma tão importante e decisiva quanto metralhadoras, canhões, tanques e submarinos. Também deixou de ser vista apenas como estratégia de mercado mas como uma ferramenta de guerra.   O grande poder da propaganda iniciou-se como um meio das nações se justificarem ao seu povo o envolvimento e conquistar mais recursos para sustentar a campanha militar. Também precisavam conquistar mais soldados para participar das trincheiras e alimentar o patriotismo da população.   “Por que eu não vou? O 148º Batalhão precisa de mim.” O dever cívico sendo utilizando como forma de convencimento ao alistamento militar voluntário. “União do Império Britânico: ‘Uma vez alemão – sempre alemão’” - O uso da xenofobia como crítica aos inimigos de guerra. ...

Atividade 04/Grupo 03 - McDonald's: Antigamente x Atualmente

HISTÓRIA Em 1937, na Califórnia, Patrick McDonald abriu uma barraca de cachorro-quente. Conduzia os negócios com seus filhos Richard e Maurice. Em 1948, os irmãos relançaram o seu novo conceito de fast-food: hambúrgueres por 15 centavos de dólar, que equivalia a metade do preço dos seus competidores. Assim, uma nova fachada anunciava “Os Famosos Hamburgueres McDonald’s”. Após aberta a franquia e em expansão lenta e firme, Ray Kroc comprou a companhia por US$2, milhões. Ele a transformou em uma corporação global e em 1968 criou a tão famosa logo M formada por um arco duplo.  PROPAGANDAS Antiga - 1998 https://www.youtube.com/watch?v=obCWYjZW-30&feature=youtu.be Atual - 2019 https://www.youtube.com/watch?v=nUsID0K-Rso Analisando os vídeos das propagandas de diferentes épocas, o McDonald’s mostra um posicionamento diferente em relação o início da carreira. Antigamente, era feito baseado em cima de um sanduíche específico, o Big Mac, o qua...