Pular para o conteúdo principal

Atividade aula 2/Grupo 11: A propaganda na copa de 1950


A Televisão no Brasil tem sua pré-estréia no dia 3 de abril de 1950 com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passam do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde há alguns aparelhos de TV instalados.
A TV no Brasil teve início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo. Com equipamentos comprados da RCA (Radio Corporation of America) por Assis Chateaubriand, foi fundando assim o primeiro canal de televisão no país. Quatro meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro. A partir disso, a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.
Na televisão, as propagandas começaram praticamente do zero em 1951. Os maiores anunciantes da época no país foram a Coca-Cola, a Brahma, a Sul América, a Televisão Tupi, a General Electric, o Banco Nacional de MG e as Aerovias Brasil.  
  

A radiodifusão no Brasil surgiu em 7 de setembro de 1922, sendo a primeira transmissão um discurso do presidente Epitácio Pessoa, porém a instalação do rádio de fato ocorreu apenas em 20 de abril de 1923 com a criação da "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".
Na década de 1930 começou a era comercial do rádio, com a permissão de comerciais na programação, trazendo a contratação de artistas e desenvolvimento técnico para o setor. Com o surgimento das radionovelas e da popularização da programação, na década de 40, começou a chamada era de ouro do rádio brasileiro, que trouxe um impacto na sociedade brasileira semelhante ao que a televisão produz hoje.
Com a criação da televisão o rádio passa por transformações, os programas de humor, os artistas, as novelas e os programas de auditório são substituídos por músicas e serviços de utilidade pública.
A publicidade no rádio foi um grande marco na história da comunicação em nosso país, pode a importância e alcance rádio abrilhantou a propaganda. Assim, foi autorizado vincular em rádios, anúncios de publicidade e propaganda, em resumo, início uma nova era comercial para as estações e ouvintes. Antes disto o conteúdo da rádio era focado para cultura e educação.
O rádio fazia parte da realidade cotidiana do brasileiro. O fato marcante é que o período pós-guerra registrou um importante desenvolvimento para o setor de rádio. Segundo dados do IBGE, o número de emissoras de rádio no País cresceu 93% entre os anos de 1947 até 1951, passando de 178 rádios para 345, sendo que São Paulo e Minas Gerais concentravam a metade das estações. A programação esportiva atingiu, no mesmo período, pouco mais de 90 mil horas, mas deve-se observar que se em 1947 foram cerca de 14 mil horas dedicadas à programação de esportes, já no ano de 1951 esse volume havia sido mais do que triplicado, atingindo 45 mil horas/ano.   

   


Alunos: João Marcelo,Maria Eduarda Jordão,Vinicius,Fabio Mendes

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...

Atividade 2/Grupo 7

ATIVIDADE AULA 2: GRUPO 7 CIGARRO (1920 - 1949)               Segundo arqueólogos e historiadores o tabaco já era cultivado desde 6000 a.C., sendo uma planta sagrada para os povos pré-colombianos. Mas, apenas no século X que há o primeiro registro do ato de fumar em um vaso maia de cerâmica aparecia um charuto com as folhas amarradas por um barbante:               Para os Maias e Astecas o cigarro tinha ligação com o mundo espiritual. Os Astecas além do tabaco, fumavam outras substâncias psicoativas retratadas em algumas gravuras.                Ao longo dos séculos o uso do tabaco foi reinventado, criando-se o charuto e depois o cigarro.          A partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o cigarro se tornou um elemento tão essencial como comida. Os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras, porque fumar era ...