Pular para o conteúdo principal

Atividade 2/Grupo 4: O rádio no Brasil

          A revolucionária invenção do rádio teve sua expansão mundial após a Primeira Guerra (1914-1918), quando houve grande desenvolvimento nos meios eletrônicos e de comunicação para fins militares. Porém no Brasil o rádio fez sucesso apenas em 1930, se tornando o principal meio de comunicação em massa. Este fenômeno da comunicação ocorreu no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.

(Primeira transmissão de rádio no Brasil).


         Este período ficou conhecido como “A Era De Ouro Do Rádio” onde ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento. Antes o radio era explorado com fins publicitários, informativo ou para o entretenimento, na época, o presidente estabeleceu concessões às empresas particulares para o uso do rádio e, em troca, utilizava o meio como propaganda para divulgar seus feitos e enviar mensagens políticas aos ouvintes no programa obrigatório “A hora do Brasil”, que mais tarde tornou-se “A voz do Brasil”.




(Getúlio Vargas gravando "A hora do Brasil).



         As rádios disputavam audiência e começaram a usar da divulgação de artistas, jingles com cantores famosos da época, os jingles são musicas fáceis de se decorar e de curta duração, para assim, atrair a população, com isso o radio foi se tornando também forma de entretenimento para a população e suas famílias.



(radio mais popular na era do ouro, grande parte da população possuia um deste).

                 Até hoje a rádio segue fortes e atuando no cenário publicitário, informativo e do entretenimento; e mesmo com a evolução tecnológica este revolucionário é importante meio de comunicação vem sempre se reinventando, se mantendo relevante e divertido para a população.

(Logo "Jovem Pan", rádio conhecida em Goiânia-Go)

(Logo "A radio rock", rádio famosa em Goiânia-Go)


Alunos: Guilherme Borges
              Murilo Conte
              Pedro Guedes
              Pedro Pazini
              Sergio Franco

Fontes: http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/noticias/interna/587
             https://economia.estadao.com.br/blogs/ethevaldo-siqueira/a-idade-de-ouro-do-radio/




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/Grupo 11: Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off

Propaganda no Brasil: A história dos anúncios no meio off A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. A instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país foi em 1929, em São Paulo. A Publix fundada pelo italiano Amadeo Viggiani e por Marta Paturan de Oliveira, e existe até hoje. Naquela época, os outdoors eram pequenos, recortados de forma oval e afixados em postes. Viggiani colava cartazes sobre placas de ferro fundido, já Antonio Barsanti (fundados da Pintex, em 1936) pintava luminosos em vidro e cristal, e reclames nas fachadas das lojas.  ...

Atividade 4 / grupo 08 - Renner - Antigamente x Atualmente

História  A Renner foi inaugurada em 1922, em Porto Alegre (RS), com seu primeiro ponto de venda para artigos têxteis. Em 1940, a empresa foi ampliando seus produtos, e passou a operar como uma loja de departamentos. No entanto, foi apenas em 1965, devido ao seu grande crescimento que as Lojas Renner se tornaram independentes do grupo A. J. Renner, e assim foi constituída a companhia Lojas Renner S.A.. Em 1967, transformou-se em uma empresa de Capital Aberto. Foi apenas no início dos anos 90, após décadas, que a loja passou a operar especializada em moda. Em 2002, a Renner deu um grande passo em sua história, e as coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de 5 estilos de vida diferentes, refletindo no jeito de ser, vestir, com base em atitudes, interesses, valores e personalidades. Foi nesse momento que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”.   Propaganda antiga - 1990          Na p...