Pular para o conteúdo principal

Atividade 2/Grupo 4: O rádio no Brasil

          A revolucionária invenção do rádio teve sua expansão mundial após a Primeira Guerra (1914-1918), quando houve grande desenvolvimento nos meios eletrônicos e de comunicação para fins militares. Porém no Brasil o rádio fez sucesso apenas em 1930, se tornando o principal meio de comunicação em massa. Este fenômeno da comunicação ocorreu no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.

(Primeira transmissão de rádio no Brasil).


         Este período ficou conhecido como “A Era De Ouro Do Rádio” onde ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento. Antes o radio era explorado com fins publicitários, informativo ou para o entretenimento, na época, o presidente estabeleceu concessões às empresas particulares para o uso do rádio e, em troca, utilizava o meio como propaganda para divulgar seus feitos e enviar mensagens políticas aos ouvintes no programa obrigatório “A hora do Brasil”, que mais tarde tornou-se “A voz do Brasil”.




(Getúlio Vargas gravando "A hora do Brasil).



         As rádios disputavam audiência e começaram a usar da divulgação de artistas, jingles com cantores famosos da época, os jingles são musicas fáceis de se decorar e de curta duração, para assim, atrair a população, com isso o radio foi se tornando também forma de entretenimento para a população e suas famílias.



(radio mais popular na era do ouro, grande parte da população possuia um deste).

                 Até hoje a rádio segue fortes e atuando no cenário publicitário, informativo e do entretenimento; e mesmo com a evolução tecnológica este revolucionário é importante meio de comunicação vem sempre se reinventando, se mantendo relevante e divertido para a população.

(Logo "Jovem Pan", rádio conhecida em Goiânia-Go)

(Logo "A radio rock", rádio famosa em Goiânia-Go)


Alunos: Guilherme Borges
              Murilo Conte
              Pedro Guedes
              Pedro Pazini
              Sergio Franco

Fontes: http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/noticias/interna/587
             https://economia.estadao.com.br/blogs/ethevaldo-siqueira/a-idade-de-ouro-do-radio/




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 2/Grupo 3: A Era de Ouro do Rádio

Sua chegada ao Brasil foi em 1920. Mesmo em caráter experimental, começou a conquistar espaço mostrando a sua força e capacidade de influência. Especialmente no período de 1930 a 1940, o rádio se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento. Entre 1930 a 1937, 43 emissoras foram fundadas. Na era de ouro, o rádio vive um dos seus melhores momentos, é o principal meio de comunicação, em março de 1932 é efetivada e regulamentada a liberação da propaganda comercial no rádio sendo assim um órgão rentável, ou seja, as rádios são transformadas em empresas. Uma das grandes problemáticas desse início era a quantidade de rádios receptores, como nos dias de hoje tudo o que vem de novidade tão extraordinária e diferente acaba sendo extremamente caro, o que não torna acessível a população. o rádio na Era Vargas A competição por mercado envolvia três fatores: o status da emissora, sua popularidade e o desenvolvimento técnico. Cada emissora possuía o alvo de melhorar a sua...

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Atividade Aula 2/ Grupo 02: A Expansão do Rádio no Brasil

A EXPANSÃO DO RÁDIO NO BRASIL [1] A história do rádio no Brasil teve início no ano de 1922 no Rio de Janeiro. Era uma época de adaptação. Eram realizadas transmissões experimentais abordando temas culturais e educativos. Em 7 de setembro de 1922, aconteceu um  marco histórico:   Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa na festa do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro. [2] Com essa novidade, Roquette Pinto (Médico e escritor), tentou convencer o Governo Federal,mas não conseguiu. Foi com a Academia Brasileira de Ciências que o projeto se iniciou. Assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade.   Nessa época as rádios atuavam como entidades sem fins lucrativos apenas recebiam uma contribuição econômica dos seus associados.  A publicidade consistia exclusivamente na alusão ao nome das empresas que apoiavam as emissões e se re...