Pular para o conteúdo principal

Atividade 04/ grupo 04 Skol antiga x atual.


      Em meio a processos de transição socioculturais, várias marcas e empresas precisaram adequar os seus discursos publicitários às modificações ocorridas decorrentes da ascensão de grupos minoritários, como a Quarta Onda do feminismo e o movimento LGBTQ+.  Nesse cenário, nota-se a mudança na forma de promover seus produtos, agora marcado pela inclusão de um maior público consumidor e pela ausência de preconceitos nas propagandas, de modo a não desrespeitar os direitos humanos e não manchar o nome da marca com propagandas negativas.

          Com isso, neste trabalho, iremos analisar o desenvolvimento da marca Skol, que, ao longo dos anos, sofreu duras críticas por persistir em um discurso estereotipado, machista e misógino, sendo que, somente nos últimos anos, resolveu adaptar-se aos novos tempos e, por conseguinte, transformou radicalmente o discursos de suas propagandas publicitárias.


          No século XX, principalmente entre os anos 80 e 90 as campanhas publicitárias da Skol, objetivavam bastante a questão sexista (corpo da mulher), utilizando bastante de estereótipos, além de fazer provocações às marcas concorrentes. 

                                                https://youtu.be/hoTzBpK2BV4

         A propaganda em questão foi lançada em meados dos anos 90, junto com a campanha: "Skol, a cerveja que desce redondo!”. Nela podemos ver claramente uma provocação, tratando a concorrência como uma “cerveja quadrada” e também mostrando uma mulher como um “bônus” para quem escolhe a Skol.

          Com o passar do tempo, este posicionamento retrógrado foi muito mal visto e dessa forma a marca decidiu adotar uma mudança de pensamento!

        Nos dias atuais, após um grande reposicionamento, a Skol resolveu desvincular a imagem da marca aos estereotipos, e assim lançaram a Campanha Skolors.

Imagem ilustrativa 1


            Em 2017, a questão de responsabilidade social e o respeito as desigualdades, estava à tona, com isso, a Skol viu uma oportunidade para reafirmar seu novo posicionamento, abraçando causas que antes jamais poderiam ser imaginadas pela marca.

                                                 https://youtu.be/PyZICuBzNrE


            A Skolors, foi uma campanha lançada no dia 04/05/2017 onde foram divulgadas latinhas de edição limitadas que representavam diferentes tonalidades de cor de pele. A campanha teve um ótimo engajamento, contou com 21 mil compartilhamentos e mais de 5,4 milhões de visualizações, além de também combater a desigualdade social decorrente dos tons de pele.

Imagem ilustrativa 2


       A partir desta análise, podemos perceber que a marca trabalhou bem seu posicionamento, obtendo sucesso em abandonar os antigos estereótipos que antes eram utilizados, sendo hoje em dia uma marca que agrega diversidades e não necessita de atacar outras marcas para o sucesso de suas campanhas.


Referencias bibliográficas:
http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/resumos/R57-0643-1.pdf

Alunos: 
Guilherme Borges
João Siqueira
Murilo de Oliveira
Pedro Guedes
Pedro Pazini
Sergio Franco



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade aula 1/ Grupo 5 Produtos farmacêuticos e suas origens

Figura 1: Biotônico Fontoura "lançado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura". Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotonico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Fato Histórico:  O nome Biotonico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo ...

Aula 2

O rádio é a união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão. A primeira descoberta está nas ondas de rádio, com capacidade de enviar som e fotos pelo ar. O desenvolvimento do meio rádio teve início no ano de 1860, quando o físico escocês James Maxwell descobriu descobriu as ondas, que foram apresentadas somente em 1886 por Heinrich Hertz. Foi Hertz quem apresentou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. Assim, Guglielmo Marconi estabeleceu em linha telefônica os sinais de rádio.  Não existe um consenso sobre o inventor da radiodifusão. Alguns nomes são bastante vinculados a esse título: o do italiano Guglielmo Marconi, que patenteou a transmissão-recepção eletrônica por centelhamento dos sinais telegráficos em código Morse em 1896, e o do norte-americano Nikola Tesla. Essa controvérsia existe porque o italiano utilizou em sua invenção mais de 20 equipamentos patenteados por Tesla...

Atividade 4 / Grupo 5 - Apple - Antigamente x Atual

História da Apple Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne criaram a Apple no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, no Vale do Silício que existia na Califórnia. Wozniak era aficionado por eletrônica e tinha criado parte das Blue Boxes que existiam na época, uma forma de crackear as linhas telefônicas que existiam nos Estados Unidos. Com esse conhecimento, o trio começou a produzir computadores em miniatura em uma garagem, que seriam o primeiro passo para revolucionar a tecnologia. Macintosh No ano de 1984, foi lançado o primeiro Macintosh. Steve Jobs fez uma apresentação que até nos dias atuais é lembrado; usufruindo das particularidades do "pc", trazia um diálogo "dele" com o criador. Ele tinha mouse, teclado e uma interface gráfica em preto e branco. Esse modelo ficou conhecido mais pra frente como Macintosh 128k e, sim, ele é o daquele comercial clássico de 1984, dirigido por Ridley Scott e apresentado num Super Bowl. Tudo pare...