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Atividade 04/ grupo 04 Skol antiga x atual.


      Em meio a processos de transição socioculturais, várias marcas e empresas precisaram adequar os seus discursos publicitários às modificações ocorridas decorrentes da ascensão de grupos minoritários, como a Quarta Onda do feminismo e o movimento LGBTQ+.  Nesse cenário, nota-se a mudança na forma de promover seus produtos, agora marcado pela inclusão de um maior público consumidor e pela ausência de preconceitos nas propagandas, de modo a não desrespeitar os direitos humanos e não manchar o nome da marca com propagandas negativas.

          Com isso, neste trabalho, iremos analisar o desenvolvimento da marca Skol, que, ao longo dos anos, sofreu duras críticas por persistir em um discurso estereotipado, machista e misógino, sendo que, somente nos últimos anos, resolveu adaptar-se aos novos tempos e, por conseguinte, transformou radicalmente o discursos de suas propagandas publicitárias.


          No século XX, principalmente entre os anos 80 e 90 as campanhas publicitárias da Skol, objetivavam bastante a questão sexista (corpo da mulher), utilizando bastante de estereótipos, além de fazer provocações às marcas concorrentes. 

                                                https://youtu.be/hoTzBpK2BV4

         A propaganda em questão foi lançada em meados dos anos 90, junto com a campanha: "Skol, a cerveja que desce redondo!”. Nela podemos ver claramente uma provocação, tratando a concorrência como uma “cerveja quadrada” e também mostrando uma mulher como um “bônus” para quem escolhe a Skol.

          Com o passar do tempo, este posicionamento retrógrado foi muito mal visto e dessa forma a marca decidiu adotar uma mudança de pensamento!

        Nos dias atuais, após um grande reposicionamento, a Skol resolveu desvincular a imagem da marca aos estereotipos, e assim lançaram a Campanha Skolors.

Imagem ilustrativa 1


            Em 2017, a questão de responsabilidade social e o respeito as desigualdades, estava à tona, com isso, a Skol viu uma oportunidade para reafirmar seu novo posicionamento, abraçando causas que antes jamais poderiam ser imaginadas pela marca.

                                                 https://youtu.be/PyZICuBzNrE


            A Skolors, foi uma campanha lançada no dia 04/05/2017 onde foram divulgadas latinhas de edição limitadas que representavam diferentes tonalidades de cor de pele. A campanha teve um ótimo engajamento, contou com 21 mil compartilhamentos e mais de 5,4 milhões de visualizações, além de também combater a desigualdade social decorrente dos tons de pele.

Imagem ilustrativa 2


       A partir desta análise, podemos perceber que a marca trabalhou bem seu posicionamento, obtendo sucesso em abandonar os antigos estereótipos que antes eram utilizados, sendo hoje em dia uma marca que agrega diversidades e não necessita de atacar outras marcas para o sucesso de suas campanhas.


Referencias bibliográficas:
http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/resumos/R57-0643-1.pdf

Alunos: 
Guilherme Borges
João Siqueira
Murilo de Oliveira
Pedro Guedes
Pedro Pazini
Sergio Franco



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